Pular para o conteúdo

5 dicas de estudo ativo para facilitar os estudos

    Você já ouviu falar em estudo ativo? Esta técnica é muito importante para você que precisa estudar muitos conteúdos.

    Primeiro você vai compreender do que se trata o estudo ativo. Vou passar as 5 dicas e no final explicar como este método de estudo pode realmente ajudar você e se vale a pena.

    Mas afinal o que é estudo ativo?

    Eu expliquei já expliquei aqui no blog detalhadamente o que é aprendizado ativo e qual a diferença do aprendizado passivo, mas para ir direto ao ponto:

    Estudo ativo é quando há envolvimento com os estudos.

    Para entender melhor isso recomendo a leitura do artigo sobre aprendizado ativo, lá explico como a neurociência e psicologia da aprendizagem confirmam a importância do estudo ativo.

    Vamos agora as dicas de estudo ativo.

    1) Crie perguntas do assunto que você está estudando

    A melhor maneira de fazer com que o seu cérebro trabalhe no poder máximo é construindo perguntas sobre o conteúdo.

    As perguntas funcionam como gatilho para a lembrar daquilo que estamos estudando.

    Já percebeu que os professores em sala de aula costumam fazer perguntas para os alunos? Diversas pesquisas tem demonstrado que professores ao criarem perguntas estimulam seus alunos na aprendizagem.

    Essa é uma das maneiras de verificar se eles estão acompanhando o que está sendo estudado/ensinado. As perguntas nos colocam em uma posição ativa e consciente.

    Mesmo estudando sozinho você pode se fazer perguntas em voz alta sobre o conteúdo. Isso ajudará a criar os gatilhos e no momento que necessitar da informação será mais fácil para recuperá-la.

    Se estiver estudando em um lugar público, como uma biblioteca, poderá fazer as perguntas mentalmente. Ou até mesmo escrever as perguntas em uma folha de papel, blocos adesivos ou documento no computador.

    Formule perguntas centrais, que abordem conceitos e fundamentos que são relevantes para a compreensão da matéria.

    Quanto mais profunda e específica for a pergunta, maior o esforço do cérebro para processar a resposta – e isso é positivo.

    2) Reflita criticamente sobre os estudos e leituras

    Agora vamos falar sobre uma das principais estratégias de estudo ativo: a leitura crítica.

    Nem sempre estamos plenamente conscientes dos efeitos, consequências e implicações daquilo que estamos lendo – apenas lemos, sem questionar. Isso não é nada positivo para o aprendizado.

     O estudo ativo está baseado em uma estratégia ampla, que envolve muito mais do que apenas passar os olhos sobre o texto.

    No momento da leitura, evite apenas ler. Busque refletir de forma crítica sobre aquele tema, buscando contextualizar, trazer para a sua vida, para a realidade.

    A leitura superficial não é suficiente para o aprendizado, pois ela fornece apenas alguns elementos, não contribuindo para a formação de novas conexões mentais duradouras.

    A leitura crítica, por outro lado, estimula o cérebro e fortalece os nossos neurônios. Quando criticamos o que está sendo lido, o nível de compreensão e memorização aumenta consideravelmente.

    A ideia aqui não é formar perguntas sobre o conteúdo que está sendo lido, como falamos na dica anterior, mas sim questionar os motivos, a razão, a importância do tema que está sendo lido.

    Você nem sempre vai concordar com o que está escrito e isso não tem problema algum. A leitura crítica nos ajuda a formar uma opinião sobre o assunto, o que é positivo não apenas para o aprendizado, como também para a nossa formação como sujeitos.

    Uma pessoa que só lê, sem refletir, acaba repetindo ideias sem entender o que elas significam de verdade. Essa habilidade pode ser útil quando se tratar de questões simples e diretas, mas para questões mais complexas é preciso mais do que a leitura.

    3) Adote hábitos regulares de estudos

    Os hábitos cotidianos influenciam muito nos resultados obtidos nos estudos. O estudo ativo depende da criação de hábitos saudáveis de estudo, que sejam regulares.

    Não é possível obter bons resultados sem disciplina e dedicação na hora de estudar.

    Estude todos os dias, mesmo que apenas algumas horas por dia. Nem todo mundo pode passar o dia todo estudando. Existem muitos outros compromissos envolvidos no dia a dia.

    Se você mantiver o hábito de estudar um pouco todos os dias, em pouco tempo será capaz de cumprir todas as suas metas.

    A regularidade é o segredo para esgotar todo o conteúdo, mesmo com a agenda apertada. Esta é a base da aprendizagem espaçada que ajuda seu cérebro a dominar um conteúdo com mais facilidade.

    Mas quais são os hábitos regulares de estudos? Estamos falando não apenas em estudar todos os dias, mas fazer de forma correta. Defina um horário para os seus estudos e estabeleça uma rotina.

    Vale a pena escolher um local para estudar, que seja de fácil acesso, silencioso e que ofereça as acomodações mínimas, como uma cadeira e uma mesa para os seus livros ou computador.

    4) Integre os estudos à sua vida pessoal

    Quando estudamos de forma contextualizada com a nossa vida, conseguimos criar conexões muito mais claras, que facilitam o nosso aprendizado.

    O estudo ativo exige que busquemos no cotidiano elementos para ajudar nos estudos.

    Temos muito mais facilidade em aprender aquilo que tem uso ou aplicação em nossa vida pessoal.

    Por exemplo..

    É muito mais fácil ensinar um trabalhador rural usando exemplos do campo do que usando exemplos e elementos da cidade.

    Quando aprendemos a partir de uma linguagem que já conhecemos, o estudo se torna muito mais prazeroso. Por isso achamos estranho conteúdos que abordam questões que parecem muito distantes da nossa realidade.

    Trazer para o dia a dia significa criar contextos.

    Por exemplo…

    Se você está estudando sobre algum instituto jurídico, questione de que forma ele pode ser aplicado à sua comunidade.

    5) Concentre-se nos estudos

    Para que exista estudo ativo um dos principais elementos necessários é a concentração.

    Afinal de contas, precisamos estar completamente focados em uma tarefa para alcançar o máximo de rendimento.

    Esqueça o mito do multitarefa. Muitas vezes escutamos que o cérebro humano é capaz de processar várias coisas de uma só vez.

    Isso faz com que as pessoas pensem que é possível estudar e ver televisão ao mesmo tempo.

    No entanto, está longe de ser verdade. O cérebro pode sim realizar mais de uma tarefa de forma simultânea, mas isso não significa que ele pode fazer com perfeição.

    Quando nos concentramos em mais de uma atividade ao mesmo tempo, a nossa atenção fica dividida e os resultados podem ser inferiores. Assim, na hora de estudar, foque apenas nos estudos.

    Deixe de lado a televisão, o celular, os joguinhos e até mesmo os amigos. Todas as distrações podem esperar um pouco. O estudo ativo só funciona quando nos concentramos de verdade.

    Como implementar o estudo ativo

    Anteriormente falamos sobre o estudo ativo e como ele funciona na prática. Mas como implementar essa estratégia?

    Tudo depende de um planejamento consistente, que seja seguido com muito rigor e disciplina. Uma boa forma de usar o estudo ativo é através do Método 5.

    Tenha em mente que o estudo ativo vai além da mera leitura do conteúdo ou repetição do que foi estudado.

    Consiste no estudo por todas as vias existentes, como perguntas, anotações, crítica, interação com o professor e com outros alunos e muito mais.

    Dessa forma o método de estudo é considerado muito mais eficiente, uma vez que ele leva o aluno a compreender verdadeiramente o conteúdo. Essa é uma estratégia com resultados melhores quando comparada ao estudo passivo.

    O estudo ativo vale a pena?

    Como você pode ver, o estudo ativo exige muito mais dos alunos.

    Afinal de contas, além de ler é preciso refletir sobre o que foi lido, fazer perguntas, integrar o estudo ao contexto da vida pessoal e implementar diversas estratégias.

    Para que você consiga estudar de forma eficiente, será preciso muito mais disciplina. Os resultados valem a pena, pois você poderá memorizar uma grande quantidade de conteúdo em pouco tempo e de forma consistente.

    Esta forma de estudo vai ajudar você a alcançar os resultados que almeja. Com certeza pode não ser o caminho mais curto, mas é o mais eficiente.

    Lembre-se de que não existem atalhos para o aprendizado. Cada pessoa tem o seu próprio tempo, o seu próprio limite e necessidades. Acredite, vale a pena estudar corretamente e seguindo o seu ritmo.

    Conclusão

    Nesse guia falamos sobre algumas das principais dicas para aproveitar ao máximo o estudo ativo.

    Então, se você está estudando para o concurso, para o vestibular, para uma seleção de pós-graduação ou para qualquer outra finalidade, vale a pena experimentar. Implemente as estratégias durante trinta dias e verifique os resultados na prática.

    Você não vai se arrepender, pois o estudo ativo é uma das principais estratégias para a aprovação.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.