Pular para o conteúdo

Por que Você Perde Tempo e Não Estuda?

Quando você não tem clareza das suas metas de estudo, as coisas acabam ficando em segundo plano.

Você coloca em uma balança mental: estudar ou assistir Netflix. “Ah, Netflix!”, você pensa. E o estudo fica de lado. Depois, surge outra escolha: estudar ou ficar nas redes sociais. Mais uma vez, você escolhe as redes sociais.

Não estou condenando esses tipos de entretenimento. O que acredito é que você precisa ter autoconsciência e dizer: “Quero fazer isso”.

É você quem decide o que deseja fazer

Se você está de férias e decide passar 24 horas jogando videogame, tudo bem, desde que você esteja ciente e satisfeito com essa escolha.

O problema surge quando, ao final do dia, depois de jogar videogame, assistir Netflix e navegar nas redes sociais, você se pergunta:

“Meu Deus, o que estou fazendo da minha vida?”

Se você sente que o tempo não rendeu, que está perdendo tempo, há algo errado e você está procrastinando.

Você precisa chegar ao final do dia e sentir-se satisfeito com o que fez. Mesmo que não tenha cumprido tudo que planejou, se enrolou um pouco, mas está satisfeito, você está no caminho certo.

A chave para um bom gerenciamento de tempo é usar o tempo a seu favor, sentindo-se satisfeito com as atividades que realiza.

É uma questão é de mentalidade.

Quando você está satisfeito com o uso do seu tempo, você começa a definir momentos certos para cada coisa. Com clareza, você pode dizer: “Quero estudar todos os dias, por uma, duas, três, quatro, até seis horas”.

E ao executar isso, você fica satisfeito. Essa é a mágica do gerenciamento de tempo: aproveitar o tempo que você tem e estar satisfeito com as atividades que executa.

Talvez você se pergunte: “Por que determino que vou estudar e não estudo, ficando insatisfeito?” Isso acontece porque algumas atividades são mais prazerosas para o cérebro.

Então, você foge daquelas que considera chatas ou difíceis, mesmo que essas atividades sejam as que darão resultados a longo prazo.

É uma questão de escolhas constantes: Netflix ou estudar, redes sociais ou estudar. Faça escolhas conscientes sobre como alocar seu tempo.

Olhe seus horários, quanto tempo você tem para estudar?

Revise seus planos de horários regularmente. Defina seu horário de estudo, determine as matérias e o que vai estudar em cada momento. Se você deixar solto, provavelmente não conseguirá cumprir.

Muitas pessoas se perdem por não terem um plano claro. Monte seu plano de estudos. Aqui no site tem um artigo onde eu ensino a montar seu plano de estudos perfeito.

Vamos simplificar.

Pegue um post-it e defina sua semana.

Escreva “segunda, terça, quarta, quinta, sexta”. Depois, determine suas atividades diárias: “Café da manhã às 8h, estudo às 9h” e assim por diante.

Isso ajuda a visualizar seu tempo e a identificar quando estudar. Se você fizer isso agora, logo perceberá que sua mentalidade muda e que tem horários disponíveis para estudar, mesmo que seja uma hora por dia.

Descubra o horário ideal para estudar

A atividade prática que sugiro é simples: use um post-it para anotar seus horários. Escreva de forma clara: “8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h”. Defina quando você almoça, dorme e estuda.

Não complique. Comece simples e, depois, se quiser, crie um plano mais elaborado.

Olhar para sua programação de forma visual é muito importante. Quando você visualiza seu tempo, percebe onde está perdendo tempo e pode fazer ajustes.

Use essa técnica para aproveitar melhor seu tempo e alcançar suas metas de estudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.