Você é o do tipo que acredita ter total controle sobre sua vida? Pensa que todos os eventos de sua vida dependem apenas de suas escolhas?
Apresentarei até o final deste artigo alguns argumentos comprovando que o total controle total da vida é uma grande ilusão.
Lócus de controle
Conforme o site Psycholoy Today, o locus de controle se refere:
Ao grau em que um indivíduo sente um senso de controle em relação à sua vida.
Existem dois graus em relação ao locus de controle, um interno e outro externo.
- Locus de controle interno: esta pessoa acredita que sua ações são mais importantes, acredita ser o próprio dono do seu destino.
- Locus de controle externo: este indivíduo acredita que sua vida é levada por fatores externos, portanto não acreditam ter qualquer controle sobre suas vidas.
Diversas pesquisas comprovam que indivíduos que possuem lócus de controle interno, se envolvem em comportamentos mais saudáveis melhorando a saúde, além disso, lidam melhor com o estresse.
Já as pessoas com um lócus de controle externo, tendem a desenvolver comportamentos de vitimização, e culpam tudo e todos por seus problemas, desenvolvendo uma paralisação para a vida.
Talvez agora você queira me falar:
Leandro, você está mostrando até agora que ter um Lócus de Controle Interno é bom, isso significa que controlar a vida é algo positivo!
É aí que reside a armadilha! O lócus de controle interno pode ser positivo dependendo do grau e das circunstâncias que ele foi desenvolvido pela pessoa.
Ser uma pessoa controladora gera sofrimento
A partir de agora usarei o termo controlador para designar uma pessoa com grande Lócus de Controle Interno. Ser uma pessoa controladora não significa apenas querer controlar os outros, mas também todos os aspectos de sua vida.
Em uma colaboração para o site viva bem, a Psiquiatra do Hospital Sírio Libanês Hanna Chain explica de que forma ser uma pessoa controladora pode gerar sofrimento:
“Se uma coisa não acontece da forma como ela gostaria, e isso por uma série de variáveis e nem sempre por falha individual, a pessoa coloca na própria conta mesmo assim. Ela se sente em dívida com a vida porque não atingiu algum objetivo”
Dra. Chain prossegue:
“A vida humana não é um programa de computador. É importante entender que falhas acontecem e são naturais”.
Portanto, compreenda que o ponto não é deixar de acreditar na sua capacidade, como vimos anteriormente um bom Lócus de Controle Interno é muito importante para seu bem-estar, o problema está no excesso de controle.
Você não tem total controle sobre os eventos de sua vida! Não aceitar isso agora pode gerar uma grande carga de sofrimento, eu mesmo já passei por isso e sei o quanto pode ser doloroso.
É importante percebemos que na vida alguns eventos são aleatórios e precisamos aprender a lidar melhor com eles.
Você é uma pessoa com sorte ou azar na vida?
Recentemente gravei um episódio do PicciniCast com o tema sorte, inclusive você pode assistir em formato vídeo logo abaixo:
O título deste artigo que você está lendo faz parte de uma das citações retiradas do livro de Max Gunther chamado “Como Ter Sorte”é justamente com base neste livro que gravei meu podcast.
De acordo com Max Gunther:
Por que as pessoas negam o papel da sorte? Por um lado, odiamos pensar que estamos à mercê de acontecimentos aleatórios.
Isso fica ainda mais difícil para pessoas controladoras, mas é importante aprender a lidar com o acaso, inclusive transformar estes eventos em sorte para nossa vida.
Uma lição poderosa que extrai deste livro e quero passar para você que acredita ter total controle de sua vida é:
Aprenda a lidar com o acaso, aprenda a observar sua vida e descobrir qual o momento certo para realizar determinada ação.
Quando aprender a lidar melhor com a vida, reconhecer os eventos aleatórios, extrair lições e agir no momento certo, sua vida ficará muito mais leve.
Conclusão
Outra lição importante que fica é, não se cobre demais, não exija demais de si mesmo, aprenda a perceber os eventos casuais como oportunidades de ação.
Não deixe de agir e ter uma mentalidade do tipo Lócus de Controle Interno, só não exagere demais.
A regra básica que levo para minha vida é, se está gerando sofrimento, se me faz mal, é importante parar e refletir sobre minhas ações, não adianta sofrer ou ficar doente por algo que não vale a pena. Pense nisso.
A arte que ilustra este artigo foi feita por Berthold Von Kamptz o título é Caos da Vida Moderna.