Pular para o conteúdo

O que aconteceria se desacelerássemos?

Este é o mesmo título de um artigo bem interessante que li no blog do Cal Newport. O artigo possui dados relevantes sobre a importância de desacelerar a vida, mas quer saber o que mais gostei do artigo? O título.

O título na verdade é uma pergunta bem provocativa. Em um mundo que está acelerando constantemente, o que acontecerá se desacelerarmos, se reduzirmos a velocidade das nossas vidas.

Um mundo em 2x

Não faz muito tempo o Whatsapp implementou um recurso para acelerar os áudios em até 2x, um recurso que tantos queriam, principalmente quando você recebe um áudio de 5 minutos! Mas a pergunta que fica é, não estaríamos com isso nos acostumando ainda mais com uma vida acelerada?

Existem pessoas que só assistem vídeos e conteúdos em de forma acelerada em 2x, o sonho de consumo destas pessoas é poder acelerar a vida real. Imagine um botão onde você pudesse acelerar acontecimentos da vida, conversas e aulas chatas?

O cinema já fez este exercício imaginativo. No filme “Click” o arquiteto Michael Newman, protagonizado por Adam Sandler, tem um controle capaz de acelerar as partes “chatas” da vida, dessa forma ele acelera sua vida para chegar ao que acredita ser mais importante, a conquista dos seus objetivos.

Uma parte interessante no filme é que a medida que Michael acelera partes de sua vida, o controle possui algum tipo de inteligência artificial e começa a avançar automaticamente sem que Michael precise apertar o botão, até chegar um momento onde não consegue mais controlar o aceleramento automático e perde várias partes importantes de sua vida.

Parei por aqui!

Não vou mais estragar o filme para você. Caso ainda não tenha assistido, vale a pena, é uma comédia bem bobinha, mas a história do plano de fundo é interessantíssima.

Viver rápido ou viver bem?

O ponto que quero chegar é justamente no hábito que estamos cultivando de acelerar tudo a todo momento. Assim como Michael estamos nos acostumando a viver de forma acelerada cada vez mais, até que ponto isso realmente é bom?

Vou melhorar a pergunta…

Viver uma vida acelerada é bom para você? No final das contas quem deve decidir é você mesmo. Sei que falar em desacelerar para algumas pessoas é o mesmo que chamar para briga, então fica esta reflexão para que você pense a respeito.

Em breve quero trazer mais sobre este tema aqui no blog. Mas antes quero deixar outra pergunta, o que vale mais a pena? Viver rápido ou viver bem?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.