Pular para o conteúdo

Voltando as raízes do Projeto Estudar e Aprender

Desde que iniciei meu site estudareaprender.com em 2015 eu tinha um objetivo bem claro, compartilhar minhas pesquisas sobre aprendizagem concisamente.

O tempo foi passando, o site foi recebendo inúmeros acessos e este objetivo acabou se perdendo em meio a esse mar de informações que é a internet. Atualmente o site está bem diferente da proposta inicial.

Hoje estou aqui para trazer o Projeto Estudar e Aprender de volta as suas raízes.

O que deu errado?

Quando comecei a escrever artigos para internet eu pensava que apenas escrever seria o suficiente, e de fato, no início isso funcionou muito bem.

A medida que o site foi crescendo comecei a pesquisar formas de produzir melhores artigos, entregar melhor o conteúdo e trazer mais pessoas para conhecerem o site. Foi aí que tudo começou a dar errado.

Existem milhares de conteúdos na internet sobre qual a melhor forma de escrever para atrair leitores e fazer o site ter um melhor ranqueamento no google o que é chamado de SEO. E maioria é apenas papo furado.

Com isso intensifiquei minhas pesquisas sobre Marketing Digital para ajudar a promover meus cursos e livros. Outra área onde tem muita baboseira.

Em um ano eu era responsável pelos artigos, marketing, vendas e também havia iniciado meu canal no YouTube. Muitos metas e muitas decisões.

Os artigos do site começaram a perder a qualidade que eu havia estabelecido inicialmente. Além disso o foco foi em termos que as pessoas pesquisam na internet e isso me forçou a produzir artigos sobre temas que eu não queria fazer.

Resultado?

Artigos superficiais e sem a essência do que foi no início do Projeto. Nos anos de 2020 e 2021 eu havia praticamente desistido de escrever, contratei um freelancer para produzir resumos em texto dos meus vídeos e podcasts.

Porque resolvi mudar?

Em 2019 tive um ano bem difícil em relação à saúde física e mental, estava bem insatisfeito com o rumo do meu trabalho online, inclusive falei sobre isso em minha revisão anual de 2019.

Comecei a me interessar por leituras relacionadas a uma melhor forma de lidar com a tecnologia. Li os livros Deep Work e Minimalismo Digital do Cal Newport que abriu muito minha mente sobre meu processo de trabalho.

Em 2021 iniciei meu mestrado e voltei a ter um contato mais intenso com a pesquisa e a leitura acadêmica, retomando minha paixão pela escrita e pesquisa.

Também em 2021 tive contato com o movimento Slow Web que conheci através do site Manual do Usuário (Um site que tenho acompanhado bastante). Uma forma interessante de produzir e consumir conhecimento através da internet, um conceito que se alinha muito a minha atual filosofia de trabalho:

A Fast Web é sobre informação. A Slow Web é sobre conhecimento. A informação passa por você; o conhecimento se dissolve em ti. E ser feito no tempo certo, com ritmo e moderação são essenciais para a memória e o aprendizado.

É sobre isso que se trata o Projeto Estudar e Aprender, conhecimento.

Existe também uma passagem que Alan Moore disse no documentário “A Paisagem Mental de Alan Moore” e concordo bastante:

Não é o trabalho do artista dar ao público o que ele quer. Se o público soubesse o que quer, deixariam de ser público e seriam o artista. É trabalho do artista dar ao público o que ele precisa.

Acredito que este trabalho no Projeto Estudar e Aprender é minha arte, portanto tenho o dever de entregar ao público o que ele precisa.

Como será o Projeto Estudar e Aprender a partir de agora?

A partir de agora o foco dos artigos aqui no site será na área da educação. Essa é uma área que tenho me interessado muito, isso não significa que não teremos mais dicas de estudo para o público geral, só organizei melhor meus projetos.

Existem várias frentes no trabalho que faço atualmente detalharei como cada uma funcionará:

  • No site Estudar e Aprender: Começarei a produzir artigos voltados para área da Educação. Às vezes poderão aparecer artigos com dicas de estudo, mas o foco agora será as áreas de tecnologias, neurociência e psicologia da educação. Além de listas de conteúdos e literatura que considero importantes.
  • No Canal do Professor Piccini no Youtube e Instagram: Continuarei com as dicas de estudo, mais votado para estudantes. Dicas e vídeos curtos para ajudar nos estudos de provas, concursos e faculdade.
  • PicciniCast: conteúdos sobre desenvolvimento pessoal e leituras. Sempre baseado em minhas leituras e pesquisas.

Meu objetivo com o site é transformar ele em um hub de pesquisa e conhecimento na área da aprendizagem com conteúdos atemporais para pesquisadores que também tem interesse por estes temas.

Tudo na vida está em constante transformação. O Projeto Estudar e Aprender é um reflexo daquilo que sou como estudante, pesquisador e professor.

P.S. Voltei com minha lista de e-mails. Enviarei os novos artigos para quem tem interesse nos temas. É só se inscrever abaixo.

2 comentários em “Voltando as raízes do Projeto Estudar e Aprender”

  1. Estou ansioso para essa nova etapa professor, gostaria muito de receber as dicas por e-mail me ajuda bastante a me organizar melhor nos meus estudos e consequentemente ter uma maior retenção de conteúdos estudados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.