Estudar com barulho é uma grande distração. Se você já tentou, sabe o quanto é difícil se concentrar em ambientes muito barulhentos. Ficamos cansados, estressados, ansiosos e tudo isso prejudica o rendimento.
Afinal, estudar com barulho é possível?
O barulho ambiental é uma distração externa, o que significa que não conseguimos controlar esse tipo de distração. Por exemplo, se o governo estiver realizando obras do lado de fora da sua casa, você não poderá impedir que o barulho continue.
Dessa forma, o melhor a se fazer é buscar alternativas que possibilitem se adequar e estudar com barulho. Para ajudar, separamos algumas estratégias que podem ser experimentadas.
Cada uma delas possui uma abordagem diferente.
Assim, para saber se elas realmente funcionam para o seu caso, o mais indicado é fazer o teste. Ou seja, você precisa praticar e avaliar para saber se a dica está funcionando ou não.
1. Mude o seu lugar de estudo
Uma das principais estratégias para estudar com barulho é simplesmente mudar o seu local de estudo. Afinal de contas, nem todos os lugares são cheios de barulho, não é mesmo?
Existem muitos espaços que são muito silenciosos e ótimos para quem está querendo estudar.
Exemplo disso são as bibliotecas, que são excelentes locais quando necessitamos de silêncio para estudar.
A boa notícia é que a maioria das cidades brasileiras possuem pelo menos uma biblioteca pública. Esses espaços podem ser frequentados de forma gratuita e oferecem uma estrutura adequada para os estudos.
Mas biblioteca não é a única opções. Você pode ir para a casa de um parente ou de um amigo, que seja em uma zona menos barulhenta da cidade.
Outra opção é frequentar as praças, que geralmente são mais afastadas dos grandes centros urbanos.
O mais importante é que consiga se afastar da fonte de ruído. Quanto mais silencioso for o lugar escolhido, maior será a sua capacidade de concentração e de memorização do conteúdo.
No entanto, nem sempre podemos nos afastar do lugar original.
Pode ser que você não tenha condições financeiras, nem tempo para ir para outro lugar. E a biblioteca pública nem sempre está situada perto de onde moramos.
Nesse caso, poderá testar uma das outras dicas que separamos a seguir. Com certeza uma delas vai servir para te ajudar a estudar com barulho.
2. Abafadores e protetores auriculares
Agora vamos falar sobre uma estratégia muito prática para estudar com barulho. Se não pode vencer o seu inimigo, junte-se a ele. Ou melhor, isole o seu inimigo, ao usar um abafador ou protetor auricular.
Muitas pessoas que trabalham em indústria e lugares com muito ruído utilizam um aparelho para abafar o som exterior.
Esses produtos são colocados sobre o ouvido ou dentro dele. Possuem como principal objetivo impedir que os sons exteriores cheguem ao nosso ouvido interno.
É possível eliminar de 60 a 70% do ruído com o uso do equipamento.
No entanto, os produtos nem sempre são agradáveis, especialmente para o uso contínuo. Muitas pessoas podem sentir um grande desconforto, gerado pelo contato do produto com a pele.
Assim, o melhor a se fazer é testar o abafador ou protetor auricular na prática.
Na maioria das vezes o desconforto é amenizado de acordo com o uso. Isso significa que o produto se torna cada vez menos incômodo.
Existem muitas marcas e modelos de abafadores e protetores auriculares no mercado.
Procure por aqueles que ofereçam uma redução significativa do ruído externo e que sejam confortáveis.
Afinal de contas, o seu objetivo é não escutar o som que está ao seu redor. Ao mesmo tempo, você precisa se sentir bem, para que o aparelho não influencie negativamente no seu rendimento durante os estudos.
3. Use música para estudar
Nem sempre estudar com barulho é algo ruim. Na verdade, são os ruídos indesejáveis que são prejudiciais para os estudos.
Agora, os ruídos com os quais já estamos acostumados podem ser até mesmo interessantes para a rotina de estudos.
E com isso temos a nossa próxima dica para estudar mesmo em ambientes barulhentos. Se você não pode ir para um lugar silencioso ou se os abafadores não são funcionais para o seu caso, está na hora de testar algo novo.
Estamos falando sobre estudar ouvindo música. Isso mesmo, a música pode ser usada como estratégia para evitar o ruído exterior.
Com o uso de um fone de ouvido, você será capaz de escutar algo que é agradável, ao contrário do ruído indesejado.
Várias pesquisas comprovam que a música ajuda no aprendizado. Muitas pessoas relatam bons resultados ao estudar ouvindo música. Esta é uma estratégia que é aplicada até mesmo por pessoas que já se encontram em ambientes silenciosos.
No entanto, existem alguns cuidados ao estudar ouvindo música. E um destes cuidados é a seleção da música.
As opções são muitas, mas as mais recomendadas são as clássicas, as instrumentais e toda música que não tenha voz humana.
A fala humana é muito distrativa, por isso mesmo devemos optar por músicas que sejam sem voz, de preferência bem repetitivas.
Por isso mesmo, até as músicas com voz humana em outros idiomas devem ser evitadas.
Prefira sempre músicas que sejam tranquilas e que possuam algum ritmo e equilíbrio. A música certa pode ser até mesmo um estimulante para a concentração.
Outro cuidado diz respeito à altura da música.
Você não vai querer competir com o som ambiente, colocando a música em uma altura que seja prejudicial para o seu sistema auditivo.
4. Troque o horário de estudo
Aqui, mais uma vez, vamos falar não sobre vencer o seu inimigo, mas sim sobre unir-se com ele.
Se você está tentando estudar durante o dia e a prefeitura está realizando obras bem na frente da sua casa, estude em outro horário.
Geralmente as obras começam pela manhã e terminam durante o finalzinho da tarde. Se tens essa possibilidade, opte por estudar quando as obras estiverem chegando ao fim.
No entanto, essa dica deve ser analisada com muito cuidado. Trocar o horário de estudo não significa começar a estudar de madrugada, quando já estiver cansado. Isso significa que o seu estudo não pode comprometer o seu sono. O ideal é encontrar seu melhor horário para estudar.
Dessa forma, os seus ajustes de horário só devem acontecer quando for realmente possível. Se encontrar um bom horário durante o dia, com menos incidência de ruído, pode ser interessante adaptar a sua rotina.
5. Converse com as pessoas
Nem sempre o ruído externo é algo que deve existir de forma constante. Muitas vezes é possível contornar o problema simplesmente conversando com as pessoas que são responsáveis pelo ruído.
Por exemplo…
Vamos supor que o barulho seja proveniente da sua própria casa. Se você compartilha espaço com outras pessoas, é possível que elas façam barulhos durante o dia.
Se conversar com as pessoas que vivem com você e explicar que precisa de algumas horinhas para se dedicar aos estudos, é muito provável que elas te ajudem neste projeto.
Da mesma forma, pode conversar com vizinhos, para que eles também se comprometam em manter silêncio durante o seu período de estudo.
É verdade que na maioria das vezes não será possível simplesmente conversar. Mas sempre que for possível conversar, prefira essa alternativa.
Tenha em mente que as pessoas não sabem que você está estudando. Ao saber disso, é provável que elas se comprometam mais com o silêncio.
Dica bônus: tenha disciplina
Como mostramos acima, estudar com barulho é possível. Mas é sempre preferível estudar em um ligar que seja completamente silencioso. Quanto mais tranquilo estiver, melhores serão os seus resultados.
Mas se precisa mesmo estudar em um local em que o barulho esteja presente, aqui vai uma dica extra que com certeza vai te ajudar: mantenha a sua disciplina todo o tempo.
O ruído externo é uma grande fonte de distração, o que pode ser completamente prejudicial para os estudos, especialmente para a memorização. Por isso mesmo, você deve estar focado e disciplinado para conseguir avançar nos estudos.
Mesmo quando estamos em um local mais tranquilo e silencioso, podemos ser surpreendidos por ruídos. Mesmo dentro de uma biblioteca, onde o silêncio deveria existir 100% do tempo, escutamos alguns ruídos de vez em quando.
Sabendo que o barulho é muitas vezes inevitável, podemos antecipar esse evento e nos preparar mentalmente para lidar com a situação.
Então, em ambientes ruidosos, mantenha a sua disciplina e foque a sua atenção de forma plena.
Conclusão
Neste guia falamos sobre como é possível estudar com barulho.
Mostramos algumas das principais estratégias para conseguir estudar em um contexto de muito ruído.
Algumas das estratégias são mais simples, outras podem ser mais complexas. Mas todas elas valem a pena, pois são estratégias que já foram testadas e que funcionam de verdade.
Vale a pena buscar lugares mais silenciosos, usar abafadores e protetores auriculares, usar música, trocar o horário de estudo ou simplesmente tentar conversar com a pessoa responsável pelo ruído.
Adorei. Obrigado imenso pelas dicas. Grande Abraço.
Portugal 🙂
Abraços para você Tiago e todos os amigos e amigas e Portugal! Bons estudos!
Gostei ainda mais destas dicas que vim cá buscar. Muito Obrigado 🙂
Portugal