Pular para o conteúdo

5 Dicas Para Limpar a Mente e Ter Foco Nos Estudos

Hoje falaremos sobre um problema muito comum entre os estudantes: não conseguir desligar a mente do trabalho e ter foco nos estudos.

Recebi uma pergunta do Henrique Jorge sobre como lidar com isso, e por isso decidi compartilhar com vocês algumas dicas que podem ajudar a limpar a mente e se concentrar nos estudos.

É importante lembrar que essas dicas exigem treino e adaptação, mas com paciência e persistência, podem trazer bons resultados. Vamos lá!

Dica 1 – Chegue e descanse

Muitas pessoas precisam de um tempo para relaxar e descansar antes de começar a estudar. Se esse é o seu caso, não se preocupe!

Tire um tempo para fazer atividades que ajudem você a ter uma mente tranquila, como conversar com a família, tomar um banho, arrumar a casa ou cozinhar algo que você gosta.

Evite atividades que possam prender você por muito tempo, como assistir a séries ou passar horas nas redes sociais. Lembre-se de que o objetivo é relaxar e preparar a mente para o estudo.

Dica 2 – Comece estudando algo que gosta

Uma das formas de desviar a mente do trabalho e se concentrar nos estudos é começar estudando algo que você gosta.

Não adianta você chegar depois de um dia exausto do trabalho e começar a estudar um assunto muito complexo ou que você não goste, o ideal é deixar esses temas para momentos onde está com a mente mais relaxada.

Escolha um assunto que lhe interesse e estude sobre ele por alguns minutos antes de mudar para a matéria que precisa ser estudada para o concurso.

Isso ajudará a deixar a mente mais relaxada e a concentrar a atenção nos estudos.

Um dos meus alunos que estavam se preparando um concurso de sua cidade, passou por esse problema, o que orientei a começar estudando jardinagem.

Ele gostava muito do tema, havia comprado um livro sobre o tema e antes de estudar ele lia algumas páginas.

Isso ajudou ele a formar o hábito de estudo, após um dia longo de trabalho exaustivo ele lia algumas páginas do livro que gostava, em seguida começava com os estudos para concursos.

Dica 3 – Faça meditação

A meditação é uma prática que pode ajudar a acalmar a mente e melhorar a concentração. Um artigo divulgado pela Revista Neurociências comprovou:

Os efeitos benéficos da prática meditativa sobre a construção dos processosensino-aprendizagem, com destaque para o aprimoramento do equilíbrio emocional, da redução do estresse e da ansiedade, foram descritos, além do incremento da capacidade de concentração, fatores que favorecem a consolidação da memória de longo prazo e, assim, auxiliam na construção do aprendizado.

A meditação ajuda na redução de estresse e ansiedade, geralmente ocasionados após uma longa jornada de trabalho cansativa. Caso não queria meditar a oração pode ser uma forma de ajudar também.

Se você nunca fez meditação antes, comece com sessões curtas, de 5 a 10 minutos, e vá aumentando o tempo gradativamente.

Existem aplicativos e vídeos no YouTube que podem ajudar a guiar a meditação, ou você pode simplesmente escolher um local tranquilo, sentar-se confortavelmente e concentrar-se na sua respiração.

Dica 4 – Faça uma oração para limpar a mente

Uma das coisas que você pode fazer, se for uma pessoa religiosa, é orar.

Isso pode ajudá-lo a se concentrar e a relaxar. Eu sempre indico para meus alunos, a oração do estudante de São Tomás de Aquino, mas você pode usar uma oração que goste. Mesmo que você não tenha uma religião específica, pode criar sua própria oração.

Muitas pessoas fazem uma oração antes de estudar para aliviar a mente e entregar seus problemas a Deus. Se você tem uma religião, pode orar para a entidade que acredita. Caso acredite em energia, pode direcionar suas orações para a sua energia corporal ou para outros recursos que possam ajudá-lo a se concentrar.

Dica 5 – Tire um cochilo ou durma

A quinta e última dica que eu gostaria de compartilhar com você para conseguir estudar com a mente limpa é tirar um cochilo. Uma dissertação publicada pela UFRN revelou:

Uma associação entre o cochilo longo (com um tempo igual ou superior a 30 minutos) e a consolidação de longo prazo de memórias declarativas. Houve associação entre o cochilo longo e a consolidação das memórias declarativas relacionadas às disciplinas de Ciências e História.

O cochilo ajuda na memorização dos estudos. Principalmente o cochilo longo.

Talvez você esteja pensando:

“Mas se eu cochilar após chegar do trabalho, vou dormir a noite toda”.

Sugiro que você durma mais cedo e acorde mais cedo para estudar, já que pode ser difícil desligar à noite e você pode acabar dormindo enquanto lê um livro ou assiste TV.

Dessa forma, ao acordar mais cedo, você começa seus estudos com a mente fresca e pronta para se concentrar.

Conclusão

Espero que essas cinco dicas que compartilhei aqui funcionem para você.

São dicas que considero úteis para diversos perfis de alunos que buscam se concentrar nos estudos após um longo dia de trabalho.

Gostou? Envie essas dicas para um(a) amigo(a) que também está passando por isso.

Até a próxima.

Graduado em História e Mestre em Educação pela UFMS. Aqui no Projeto Estudar e Aprender compartilho artigos baseados em minhas pesquisas teóricas na área da educação, tecnologia educacional, neurociência e psicologia da aprendizagem. Saiba mais aqui