Estudar e Aprender são atividades que exigem participação ativa. Essa participação se dá quando você grifa, anota e escreve sobre o conteúdo que você está aprendendo. Envolver-se com o conteúdo é o que gera aprendizado.
No entanto, ainda existem muitas pessoas que persistem no erro de estudar de maneira fria, pegam um livro o leem e depois partem para outras atividades, se você é uma pessoa desse tipo, recomendo rever seus conceitos.
Essas dicas que você irá ver agora estão baseadas no artigo que escrevi sobre o aprendizado ativo, nele você irá descobrir o que é aprendizado ativo e de que maneira ele tem um impacto positivo em seus estudos.
Além disso, todas essas dicas foram oferecidas em primeira mão nas redes sociais. Todos os estudantes e concurseiros que acompanham o Estudar e Aprender nas redes recebe dicas diárias de como estudar, você já curtiu ou segue alguma de nossas páginas? Não? Recomendo que siga ou curta! 😉
Então sem mais demora, veja as dicas de aprendizado e coloque todas em prática. Caso deseje salve alguma dica, imprima e deixe-a em um local que você poderá sempre vê-la, isso a ajudará a tornar seu estudo mais eficaz. Boa leitura! 🙂
Dica #01: Estude pouco, mas estude todos os dias
Estou sempre mencionando no site a importância de estudar pouco, mas estudar todos os dias. Além de reforçar os hábitos de estudos você estará facilitando o processo de memorização e aprendizado que ocorre em seu cérebro.
Dica #02: Selecione os assuntos que está com dificuldade
A pior coisa que você pode fazer é deixar um conteúdo que você não entendeu. Se você não entendeu então procure novas fontes, livros ou vídeos. Compreender um conteúdo agora, o ajudará a entender melhor em longo prazo todo o conteúdo. Além disso, um conteúdo não compreendido não se fixa em sua memória.
Dica #03: Aprendizado Ativo
Aprendizado ativo é você se envolver mais com suas leituras e estudos. Para compreender melhor leia o artigo Aprendizado Ativo e Aprendizado passivo e descubra as diferenças entre ambos e a importância do aprendizado ativo.
Dica #04: Pratique o que você aprende
Colocar em prática o que você aprende ajuda você a compreender melhor um conteúdo e também a memorizá-lo. Além disso, quanto mais você praticar mais fácil se tornará seu aprendizado com o tempo. Uma forma de colocar em prática é fazer anotações do que está estudando.
Dica #05: Utilize seus sentidos
Não estude friamente. Envolva seus sentidos em sua aprendizagem, utilize vídeos para estimular sua visão e audição, faça desenhos para estimular sua criatividade, faça notas visuais, enfim, tudo que envolva vários sentidos o ajudará a memorizar melhor um conteúdo.
Dica #06: Evite distrações
Quando você estiver estudando, apenas estude. Não adianta você deixar seu celular do lado se você não for usá-lo em seus estudos. Prefira se afastar de tudo que tira sua atenção, pois um estudo desatento não é eficaz.
Dica #07: Seu cérebro
Quanto mais você estuda, melhor seu cérebro processará as informações. Isso é ótimo para melhorar o rendimento do seu aprendizado. Ou seja, se agora você sente dificuldade em aprender, quanto mais estudar, mais fácil será seu aprendizado.
Dica #08: Estude de várias formas
Estude com amigos, estude enquanto se exercita, etc. Quanto mais você se envolver com os estudos, melhor será. Você pode deixar um vídeo rodando enquanto você lava louça, depois disso você pega e senta para se concentrar no vídeo e ao final faz um resumo, tudo isso irá te ajudar a aumentar a eficácia dos seus estudos.
Dica #09: Desatenção
Acabei de escrever sobre isso logo, desatenção é a pior coisa que você pode fazer. Pois a desatenção não estimula sua memorização e também dificulta sua aprendizagem e compreensão.
Dica #10: Crie infográficos e imagens
Uma das melhores maneiras de estudar é usando as ferramentas tecnológicas. Você pode criar infográficos do que você aprendeu e também imagens. Tudo isso o ajudará a tornar seu conhecimento mais tangível.
Dica #11: Estude relacionando com sua vida
Estudar tem muito a ver com sua vida. Pare de pensar nos estudos como algo separado, quanto mais ligações você fizer melhor. Pois é mais fácil para você se lembrar de assuntos que tenham a ver com você mesmo, tente integrar o que você aprende com a sua vida ou fatos ligados a ela.
Dica #12: Crie técnicas de estudos
Ao criar suas técnicas de estudos, você estimula sua criatividade tornando seu aprendizado muito mais eficaz. Isso acontece principalmente devido ao envolvimento que acontece seus estudos, você está praticando e tornando o estudo mais presente.
Dica #13: Desenvolva perguntas
Perguntas estimulam seu cérebro a trabalhar. Sempre que terminar uma leitura ou um estudo, crie perguntas sobre o assunto, deixe essas perguntas em um local e retome a elas como uma forma de revisão, isso será ótimo para sua memorização.
Conclusão
Essas são dicas simples, mas que se bem empregadas podem transformar sua forma de aprendizado. Coloque em prática o que você aprendeu aqui, pare de deixar para depois e se esforce para estudar com envolvimento.
Quanto mais você pratica e relembra um conteúdo, mais fácil se torna a memorização do mesmo. Espero que essas dicas tenham ajudado você a enxergar seus estudos de uma maneira diferente, até a próxima.
Próximos passos
- Coloque em prática o que você aprender e comece a estudar em envolvimento agora mesmo!
- Deixe um comentário. Escreva qual dica você irá usar para tornar seu aprendizado mais eficaz, pense nisso como um exercício.
- Compartilhe essas dicas com um amigo nas redes sociais clicando abaixo. 🙂
Gosto de fazer resumos a mão pra estudar ( sinto que aprendo melhor escrevendo )
Amei as dicas. Vou começar a estudar para um concurso e vou aplicá-las. Obrigada.
Segue firme nos estudos!! Obrigado pelo comentário!
Gostei muito das dicas agradeço
muito bom , obg Professor, decidi desligar o celular ao estudar, meu Deus como é gostoso não ser interrompido, nunca pensei que faria tanto diferença 😮 , o senhor tem página no facebook ?
Olá, Lucas! Obrigado pelo comentário! É isso aí! Temos que fazer algumas mudanças para conseguir melhorar o resultado dos estudo! Sim! Adiciona aí: https://www.facebook.com/piccini.leandro Grande abraço e bons estudos!
obrigado professor, ja adici , Feliz natal ^^
Otimas dicas, mas tenho uma pergunta: infelizmente, eu não consigo memorizar as informações mto fácil, mesmo fazendo mapas mentais, resumindo a matéria e assistindo a vídeos. Tem algo que possa me ajudar? Algo que possa fazer que treine minha memória ou similar?
Olá Elohá,
Obrigado pelo comentário. Elohá acontece o seguinte, é dificil eu conseguir ajudar você assim sem entender qual sua relação com o conteúdo, se você já estava estudando antes ou não.
Mas só para você entender, o conteúdo só é memorizado quando você tem muito contato com o mesmo, por isso sempre dizem que a “repetição é a mãe da aprendizagem” você precisa ver sempre o conteúdo.
Além disso, memória é treino, você precisa treinar sua memória para memorizar com facilidade. Desculpe não ajudar de uma forma mais prática, mas é como expliquei antes, cada um tem uma dificuldade específica e sem conhecer as suas é difícil passar uma dica pontual.
Abraços e bons estudos.
Muito boas suas dicas, mas eu tenho um pouco de preguiça de escrever. Como fazer para aprender sem precisar escrever muito? Obrigado prof Piccini .
Olá, Carlim! Fico feliz que tenha gostado das dicas! Dependendo do conteúdo não é necessário escrever muito, porém é muito importante que tenha sempre o hábito de escrever. No momento em que estudamos escrevendo, passamos a compreender e memorizar melhor o conteúdo. Abraços e bons estudos! 😉
Excelente!!
Obrigado, Sarah! Fico feliz que tenha gostado do conteúdo e esteja utilizando para desenvolver o estudo! Grande abraço! 🙂
Excelente material.
Obrigado, Daniel! Que ótimo que gostou do conteúdo! Grande abraço e mantenha o hábito de estudar! 🙂
Ótimas dicas!
Obrigado Mikaele ?
Gostei muito da dica 13 ela me ajudou muito!
Olá Laura tudo bem?
Obrigado pelo comentário, que ótimo que essa dica te ajudou. Agradeço novamente e esteja sempre a vontade para retornar no site e participar, abraços e bons estudos.