Pular para o conteúdo

Suma #00: Livros, Textos e Filmes Interessantes Do Mês

    A partir de agora teremos uma categoria especial aqui no site do Projeto Estudar e Aprender e no PicciniCast chamada Suma.

    Meu objetivo é compartilhar algumas das leituras que realizei durante o mês, sejam livros, artigos ou textos, além de filmes, documentários ou qualquer coisa que achar que vale a pena compartilhar com você.

    Também quero compartilhar minha rotina de trabalho, estudos, vida e passar avisos importantes do site e podcast.

    Essas atualizações acontecerão 1 vez por mês, geralmente na primeira semana de cada mês, publicarei um artigo no site, enviarei um e-mail para quem está acompanhando e um episódio no PicciniCast.

    Quero produzir um tipo de conteúdo que eu mesmo gostaria de acompanhar e receber, espero que você goste também 🙂

    Você também pode ouvir essa atualização com comentários extras no PicciniCast.

    Acesse sua plataforma favorita logo abaixo, ah! Lembre de assinar o feed para não perder as atualizações do PicciniCast.

    Assista no YouTube

    Escute no Spotify

    Escute no Apple Podcast

    O que esperar do Suma mensal?

    Nem sempre teremos atualizações envolvendo estes temas, algumas vezes serão menos, mas de forma geral esta é a estrutura que utilizarei.

    Avisos

    Avisos rápidos sobre o projeto estudar e aprender, PicciniCast e outras coisas. Geralmente será bem rápido.

    Atualização geral da vida, trabalho e estudo

    Algumas atualizações sobre o que fiz pessoalmente no último mês, o que me ajudou a ter mais foco e equilíbrio. O que faço em meu trabalho, como me organizo e mantenho a produtividade. Alguns temas que tenho estudado e o que tenho utilizado para estudo, novas técnicas, aplicativos, programas, etc.

    Livros e Textos interessantes

    Uma seleção de livros que li durante o mês passado e que provavelmente não teremos PicciniCast, breves comentários sobre as leituras e indicações.

    Também teremos textos e artigos científicos que encontro na web. Como leio muitos textos, considero trazer alguns temas para comentar por aqui.

    Filmes e Documentários que valem a pena

    Há meses que assisto mais filmes e docs. Nesse caso trarei alguns para comentar e indicar por aqui. Não se preocupe, nunca teremos Spoiller por aqui 😉

    Mais coisas legais que podem surgir

    Caso tenham outras coisas que considerar importante compartilhar trarei por aqui. Muitas vezes experimentos aplicativos, música, jogos e podem ser interessantes para você também.

    Quem sabe com o tempo posso compartilhar também algumas metas públicas para você acompanhar, veremos como está nova série de conteúdo se desenvolve com o tempo.

    Agora que você já está por dentro de tudo, vamos ao Suma deste mês.

    Mudanças radicais no site e projetos online

    Desde maio estou realizando uma série de mudanças aqui no site e também na minha forma de entregar meu conteúdo, falei brevemente sobre isso em meu artigo intitulado de volta as raízes.

    PicciniCast se tornou exclusivamente um podcast sobre Livros. No início pensei em compartilhar também conteúdos gerais de desenvolvimento pessoal, mas decidi focalizar apenas em minhas leituras.

    Em breve falarei mais a respeito das mudanças e na forma como produzo e entrego meus conteúdos.

    PicciniCast com 1 hora de duração

    A partir de agora o PicicniCast terá de 50 minutos a 1 hora de duração.

    Resolvi aumentar o tempo, pois os 30 minutos que havia estipulado antes não estavam sendo suficientes para trabalhar com tema.

    O motivo do atraso do PicciniCast

    No trabalho estou conseguindo manter uma boa rotina, pois já tenho vários processos definidos o que estou conseguindo manter bem.

    Continuo agendando todos os meus vídeos e conteúdos, com meus alunos dos cursos online e acompanhamentos está na rotina funcionando.

    O problema foi em relação ao PicciniCast. Publiquei apenas um episódio em junho e isso aconteceu porque eu não deixei preparado os temas antes.

    O que eu geralmente faço é deixar todos os temas preparados com as citações selecionadas dos livros e o que falarei em cada episódio, porém por conta da saúde e contratempos em relação ao meu projeto de mestrado, acabei atrasando a escrita dos temas e isso teve um impacto em tudo.

    Tanto que era para eu escrever minha atualização no final de junho para publicar no início de julho, mas como você pode perceber não deu certo :-/

    Organizando melhor minhas leituras e diários de trabalho

    Como estou visando compartilhar parte da minha rotina agora, estou organizando uma planilha de acompanhamento de leituras e biblioteca particular.

    A verdade é que nunca me importei muito com isso, mas agora me parece uma ideia interessante, em breve compartilharei a estrutura da minha planilha.

    Também estou iniciando meu diário de trabalho. Eu já tenho um sistema de metas, mas para acompanhar melhor minha rotina registrarei momentos importantes para compartilhar aqui.

    Voltando aos bons hábitos de leitura

    Junho voltei com muito foco em minhas leituras. Como reduzi muito o uso das redes sociais e tenho controlado melhor meu tempo, consigo ler mais e manter um hábito de leitura mais sólido.

    Dos 30 dias de junho, apenas 1 dia deixei de ler, pelo menos conforme o gráfico do Kindle, lembrando que também faço leituras de livros físicos e não mantenho um sistema de acompanhamento dessas leituras.

    Um detalhe importante, leio muitos livros curtos e a maioria deles está disponível gratuitamente para os assinantes do Amazon Prime, tenho gostado bastante desse recurso.

    Agora vamos aos livros do mês e breves comentários.

    O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wild

    Nunca havia lido este livro e confesso que gostei bastante. O que mais me agradou foram os diálogos entre Lord Henry e o Dorian.

    Abaixo algumas falas do Lord Henry no Retrado de Dorian Gray:

    Gosto mais de gente do que de princípios, e gosto de gente sem princípios mais do que qualquer outra coisa no mundo.

    As pessoas têm medo de si mesmas hoje em dia. Esqueceram-se do mais alto dos deveres, o dever que a pessoa tem para consigo mesma. É claro que são caridosas. Dão de comer aos famintos e de vestir aos mendigos. Mas suas próprias almas morrem de fome e estão nuas. A coragem debandou da nossa raça. Talvez jamais tenhamos sido corajosos de verdade. O terror da sociedade, que é a base da moral, o terror diante de Deus, que é o segredo da religião, são essas as duas coisas que nos governam.

    Para mim, a beleza é a maravilha das maravilhas. Apenas as pessoas superficiais não julgam pela aparência. O verdadeiro mistério do mundo é o visível, não o invisível…

    Uma coisa que recomendo é leia o livro e não assista o filme, porque no filme transformaram Lord Henry num tipo vilão, e destorceram muito as ideias do autor.

    Links para comprar o livro O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde:

    Versão física: https://amzn.to/3yKsft6

    Ebook: https://amzn.to/3yPbVXL

    Declínio de um homem de Osamu Dazai

    Esse com certeza foi um grande achado, um daqueles livros indicados pelo Amazon Prime, eu achei que não seria nada, mas gostei demais.

    A história dizem ser uma autobiografia do próprio autor, o que é ainda mais impactante tendo em vista a profundidade do livro, eu realmente recomendo a leitura deste livro, mas com muitas ressalvas, se você está passando por um processo de depressão tome cuidado, o livro pode mexer muito com você.

    Algumas citações interessantes do livro de Osamu Dazai:

    Em resumo, eu ainda não compreendia nada sobre as ocupações das pessoas. O receio de que a minha noção de felicidade estivesse totalmente em desacordo com a noção de felicidade do resto das pessoas fazia com que, noite após noite, eu me revirasse de um lado para o outro na cama, gemendo, quase a ponto de enlouquecer. Será que eu era feliz? Desde pequeno eu era chamado frequentemente de pessoa afortunada, ainda que me sentisse sempre no meio do inferno. Que ironia, sempre achei que as pessoas que me rotulavam daquele jeito pareciam ser muito, mas muito mais afortunadas do que eu.

    Sempre tremia de medo das demais pessoas e nunca tive sequer uma migalha de autoconfiança em relação às minhas palavras e aos meus atos como ser humano. Guardava minhas angústias em uma pequena caixa dentro do peito e, escondendo com discrição minha tristeza profunda e meu nervosismo, aperfeiçoei-me em ser um personagem excêntrico e brincalhão, permanentemente revestido de um otimismo inocente.

    Acreditava que a vida na prisão talvez fosse mais agradável do que viver gemendo em minhas infernais noites de insônia por temer aquilo que os seres humanos chamavam de “vida real”.

    Ainda estou pensando em trazer este livro para o PicciniCast do próximo ano, pensarei mais a respeito.

    Links para comprar o livro Declínio de um homem de Osamu Dazai:

    Versão física: https://amzn.to/3PFlS12

    Ebook: https://amzn.to/3AXXUdf

    Outros livros lidos durante o mês

    Filme – Mr. Holmes

    Mr. Sherlock Holmes direção de Bill Condon

    Filme retrata a vida de Sherlock Holmes com 93 anos, ele está aposentado e precisa resolver seu último caso.

    Interessante a questão de um homem voltado ao uso da razão e da lógica que no final percebe que não fez boas escolhas na vida e nem conseguiu resolver o caso mais importante, sua própria vida.

    Não transparecer a fraqueza e a memória que está se perdendo, a memória o único laço afetivo que temos conosco.

    Recomendo o filme para quem é fã do Sherlock com interesse por filmes que envolvam memória.

    Divagações finais

    • Continuar com meu hábito sólido de leitura, ler me ajuda a ter uma mente mais organizada e focada no trabalho.
    • Manter meu sistema de trabalho funcionando sempre, apesar de algumas vezes ter alguns deslizes agir imediatamente para impedir acumulo de trabalho.
    • Muito feliz por voltar a escrever com liberdade sobre temas que gosto e tenho interesse.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.