Pular para o conteúdo

10 Livros Para Ler Em 2024

Separei os 10 melhores livros para você ler em 2024.

Essa é uma lista que faço todos os anos no PicciniCast e que passarei e publicar aqui no site também.

vou explicar por que cada um dos livros é uma boa escolha para você ler. Farei também uma breve descrição de cada um.

Minha sugestão para você é colocar esses livros como metas de leitura para esse ano, dá menos de um livro por mês, o que para muitas pessoas é uma boa marca para desenvolver o hábito de leitura.

Todos os livros que vou apresentar já foram apresentados no PicciniCast, então caso você queira, pode ouvir o episódio e ainda ler o livro, aprofundando sua experiência de leitura.

Abaixo de cada livro tem o link para o episódio do PicciniCast e para comprar o livro na Amazon, lembrando que quando você compra pelos nossos linkas ajuda a manter o Projeto Estudar e Aprender, obrigado.

Então vamos aos 10 livros de 2024.

Livro 1 – Hábitos Atômicos de James Clear

Esse livro foi escrito por James Clear, inclusive já falei sobre ele aqui no site. A tese do livro é um método para formação de novos hábitos, chamado de hábito atômicos. Ele divide o seu sistema em 4 leis e depois apresenta o que chama de táticas avançadas para modificar hábitos.

Por que você deveria ler Hábitos Atômicos?

É o livro mais atual sobre formação de hábito, trazendo novas perspectivas e atualizando pesquisas que já foram apresentadas em livros como “O Poder do Hábito” e “Micro-Hábitos”.

Outro fator de destaque são as várias estratégias práticas que o autor sugere, portanto, esse não é um livro tão teórico como foi o do Duhigg e consegue inspirar o leitor a entrar em ação e mudar seus hábitos.

Falei sobre Hábitos Atômicos no Episódio 96 do PicciniCast

Livro 2 – As 48 Leis do Poder de Robert Greene

O autor expõe 48 leis para qualquer pessoa exercer mais poder, influência e atração. As leis são baseadas em ensinamentos históricos e filosóficos, ao longo do livro Greene descreve como aplicar cada uma das leis e porque elas funcionam.

No entanto, o que particularmente não gostei nesse livro foi o excesso de histórias,compreendo que o autor quis exemplificar as leis em ação, mas isso tornou a leitura cansativa em alguns momentos. Recomendo inclusive a edição concisa, que se concentra apenas nas leis.

Porque você deve ler as 48 Leis do Poder?

O livro é bastante divertido. Robert Greene é irônico e tem um humor ácido que torna a leitura prazerosa, exceto quando as histórias se tornam longas demais.

É um livro muito bom para compreender os elementos básicos da natureza humana, útil tanto para quem deseja influenciar e ter poder, quanto para quem quer se prevenir de pessoas mal-intencionadas. Há vários exemplos de como aplicar cada uma das leis, torando esse um livro bem prático.

Falei sobre o livro as 48 Leis do Poder no episódio 102 do Piccinicast.

Livro 3 – Mude seus horários, mude sua vida de Suhas Kshirsagar

O livro se baseia na medicina ayurvédica indiana para apresentar o conceito de ciclo circadiano, ou seja, seu relógio biológico.

A tese do Dr. Suhas é de que existem os momentos do dia que você tem mais energia para trabalhar e ter foco nos estudos, e em outros momentos são ideais para relaxar e descansar. Regulando seu ciclo circadiano você é capaz de perder peso, reduzir o estresse e ter mais energia.

Porque você deve ler Mude seus horários, mude sua vida?

Meu medo inicial com esse livro era do autor propor algum tipo de rotina engessada, e foi justamente ao contrário.

Dr. Suhas mostra diversas formas de adaptar a sua rotina ao seu relógio biológico, o que torna sua metodologia muito acessível. Você vai ter diversos exemplos e práticas para incluir em sua rotina.

Falei sobre o livro Mude seus horários, mude sua vida no PicciniCast 103.

Livro 4 – A conquista da felicidade de Bertrand Russel

O famoso filósofo Bertrand Russel explica o seu conceito de felicidade e porque a felicidade pode ser conquistada por qualquer pessoa.

De acordo com o autor a felicidade não é algo que chega até você, é preciso conquistá-la. Usando exemplos e lições históricas Bertrand mostra diversas formas de encontrar a felicidade na vida.

Por que você deve ler a conquista da felicidade?

Primeiramente pela excelente argumentação do autor tornando a leitura é bem prazerosa.

É um livro provocador, a todo momento os questionamentos de Russel fazem você pensar “isso é verdade mesmo!”. No final do livro você terá feito uma análise sincera da sua própria vida e chegará a conclusão de que você é muito feliz e nem tinha se dado conta disso ainda.

Falei sobre o livro A conquista da Felicidade no episódio 106 do PicciniCast

Livro 5 – O Homem é aquilo que pensa de James Allen

James Allen apresenta sua filosofia baseada em que todos os objetivos humanos se iniciam como um propósito em sua mente.

Allen defende que um indivíduo com bons valores morais tem mais chances de sucesso em todas as áreas da vida. Esse é o livro clássico de autoajuda (ou desenvolvimento pessoal em termos modernos), inspirou muita gente da corrente do Novo Pensamento norte americano, porém, ele se diferencia muito de autores como Napoleon Hill ou Earl Nightingale que apresentam soluções mágicas para as dificuldades da vida.

Por que você deve ler O homem é aquilo que pensa?

Apesar de ser um livro de autoajuda Allen não propõe soluções mágicas, ao contrário, seu foco é na ação e no trabalho árduo.

Sua argumentação se baseia no fato de que tudo começa em sua mente, seus desejos e objetivos devem ser conquistados com ação. Cuidar da sua mente ajudará você realizar isso. Esse é um livro bem curto, então vale a pena dar uma chance para ele.

Falei sobre O homem é aquilo que pensa no episódio 107 do PicciniCast.

Livro 6 – As Exigência do Silêncio de Anselm Grun

O monge beneditino Anselm Grun expõe a importância do silêncio na vida atual.

Baseado em seus estudos e vivência dentro do mosteiro ele explica por que o silêncio é importante para o indivíduo e como conquistar este silêncio em sua vida, além disso explora vários aspectos do silêncio e como usar com sabedoria na vida moderna.

Por que você deve ler As exigências do silêncio?

Esse livro é um desafio para atualidade. Com uma sociedade cada vez mais barulhenta e cheia de ruídos, buscar o silêncio é a chave para uma maior clareza mental e foco no trabalho e estudos.

Anselm tem uma escrita bem simples e direta o que torna a leitura fluida sem cansar. Ele também propõe vários desafios práticos que você pode aplicar na sua vida, esse é um livro que recomendo principalmente para quem está buscando mais paz e tranquilidade.

Falei sobre o livro As exigências do silêncio no episódio 108 do PicciniCast.

Livro 7 – Um dia sem reclamar – Davi Lago e Marcelo Galuppo

É um livro sobre os males da reclamação.

Você vai descobrir o que leva uma pessoa a reclamar, porque você deve evitar isso e como fazer para deixar de reclamar e começar a ser mais grato em sua vida.

Por que você deve ler um dia sem reclamar?

O livro é bem escrito o que ajuda na fluidez da leitura, os argumentos dos autores são bem convincentes principalmente a diferenciação entre gratidão e ingratidão.

No começo fiquei com medo do livro ser algo do tipo “gratiluz”, ou seja, forçar uma gratidão para atrair coisas boas, porém, os autores apresentaram argumentos racionais e ao final sete exercícios práticos, eu que sou um reclamão gostei e a leitura me ajudou a enxergar alguns pontos que preciso melhorar.

Falei sobre o livro Um dia sem reclamar no episódio 110 do PicciniCast

Livro 8 – A arte da procrastinação de John Perry

John Perry um procrastinador assumido apresenta o conceito de procrastinação estruturada.

De acordo com Perry, alguns indivíduos realizam muitas atividades enquanto procrastinam em outras e por isso deveriam usar este método a seu favor. Perry descreve sua experiência pessoal e apresenta exemplos da área acadêmica que usam esse método para completar tarefas diárias.

Por que você deve ler a arte da procrastinação?

Perry escreve muito bem, ele é sarcástico e o livro é muito divertido. Ele não tem vergonha de expor suas fraquezas e isso é até um ponto positivo no livro, pois, você percebe que é possível vencer (ao menos em parte) a procrastinação.

Esse é um livro mais reflexivo do que prático (talvez pelo autor ser um filósofo), mas acredito que ao final você conseguirá ao menos parar de brigar consigo mesmo e pensar em formas de procrastinar menos, inclusive utilizando a procrastinação estruturada.

Falei sobre esse livro no Episódio 111 do PicciniCast.

Livro 9 – A arte cavalheiresca do arqueiro zen de Eugen Herrigel

o autor se baseia no Zen Budismo para apresentar sua ideia de desenvolvimento de foco enquanto realiza uma atividade.

Utilizando sua experiência pessoal como exemplo, ele descreve sua jornada aprendendo a arte dos arqueiros e compartilha filosofias do Zen Budismo. É um livro com muitos ensinamentos, não é uma leitura tão simples, mas se você der uma chance poderá ser muito proveitosa.

Por que você deve ler A arte cavalheiresca do Arqueiro Zen?

Usando uma filosofia apurada o autor ajuda o leitor e compreender a importância do foco no presente e como isso é fundamental para encontrar a paz interior.

A proposta é encontrar esse foco através da concentração em sua atividade laboral.

Falei sobre esse livro no Episódio 92 do PicciniCast

Livro 10 – A imitação de cristo de Thomas de Kempis

Tomas de Kempis um religioso vivendo no final do período medieval, escreveu um livrinho com diversos ensinamentos de como pessoas comuns poderiam viver de acordo com a bíblia imitando cristo, está dividido em quatro livros passando de conselhos para a vida espiritual até a consolação interior.

Por que você deve ler a imitação de cristo?

Por mais que pareça um livro puramente religioso, a leitura do livro apresenta diversos ensinamentos práticos para a vida.

Kempis tem uma filosofia de vida muito semelhante à do estoicismo, o que vai provocar você a crescer pessoalmente. Se você tiver uma crença religiosa pode se valer ainda mais dessa leitura, pois além do aspecto prático há várias lições morais e espirituais para a vida.

Falei sobre esse livro no Episódio 94 do PiccciniCast

Concluindo

Minha proposta com essas listas anuais é apresentar alguns livros que talvez você não conheça para você se interessar e quem sabe até ler.

Vou mantar essa lista anual e assim que tiverem mais listas vou incluir no final dos artigos.

Você já leu alguns desses livros? Comente se conhece algum ou se tem alguma sugestão de leitura interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.