Pular para o conteúdo

5 mentiras que separam você do sucesso no trabalho e nos estudos

    Existem 5 mentiras que deixam você mais distante do sucesso que deseja. E aqui, quando falo em sucesso pode ser tanto sucesso nos estudos, quanto na carreira ou na vida.

    Neste artigo descubra quais são essas 5 mentiras que separam você do sucesso e como fazer para eliminá-las definitivamente de sua vida. Leia até o final para aprender como ter sucesso em todas as áreas da sua vida.

    Todas as dicas e lições deste artigo foram baseadas no livro A única coisa, de Gary Keller. Recomendo muito a leitura deste livro.

    O que é sucesso?

    Primeiramente, vamos falar um pouco sobre o conceito de sucesso. Diferentemente do que muitos imaginam, sucesso não é apenas alcançar uma grande riqueza material, ser famoso ou reconhecido.

    Sucesso é uma questão pessoal, depende daquilo que almejamos conquistar. Dessa forma, o sucesso para uma pessoa pode ser diferente do sucesso para outra pessoa.

    Por isso, é importante ter em mente o seu grande objetivo de vida, pois é aí que estará o seu sucesso e a sua felicidade. Dinheiro, fama, reconhecimento podem ser objetivos, mas é importante que as finalidades sejam importantes para você.

    Mentira 1 – Tudo importa igualmente para ter sucesso na vida!

    Não existe igualdade em nossas ações, nossas energias irão mais para um lado ou para o outro isto é algo natural. Isso significa que nem tudo é importante da mesma forma. As energias de uma pessoa sempre são direcionadas para um lado específico.

    Troque sua lista de tarefas por lista de sucesso. Se você reconhece que nem todas as coisas são importantes – ou que não possuem o mesmo grau de importância – é preciso traçar uma lista de sucesso.

    Uma pequena quantidade de causas cria a maioria dos resultados (A regra 80/20, que corresponde ao Princípio de Pareto). Essa regra diz que determinadas coisas na vida geram mais resultados. Existe desproporção entre o que fazemos e o que alcançamos.

    Apenas o mais importante deve guiar o seu dia. O seu sucesso depende da realização daquilo que vai realmente trazer resultados na sua vida. O que não é importante deve ficar de fora, pois a sua energia deve ser focada.

    Mentira 2 – Multitarefas tem mais sucesso

    Fazer tudo ao mesmo tempo é uma mentira (você está se enganando). Existe um grande mito na modernidade chamado multitarefa. É comum escutar que o profissional mais qualificado é aquele que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo.

    No entanto, as pesquisas comprovam exatamente o contrário. Várias pesquisas demonstram que fazer várias coisas ao mesmo tempo reduz a produtividade em 40%. Ou seja, fazer mais de uma coisa pode acabar com a sua energia, sem resultado.

    Em outras palavras, fazer várias coisas ao mesmo  tempo reduz a produtividade. Você faz mais coisas, mas não faz nenhuma delas com qualidade e com excelência.

    Se você se esforçar em apenas uma tarefa ou atividade, consegue dar o máximo de si e fazer da melhor maneira possível. Assim que terminar aquela tarefa, poderá passar para a próxima.

    Multitarefeiros passam por mais estresse, que reduz a expectativa de vida e esmaga a felicidade. Já sentiu que você diversas coisas durante o dia, mas que não conseguiu ser produtivo?

    Isso acontece quando fazemos várias coisas ao mesmo tempo, sem realmente finalizar uma tarefa de forma satisfatória. Por isso ficamos mais estressados, mais cansados e não atingimos a felicidade.

    Mentira 3 – Uma vida disciplinada leva ao sucesso

    Não precisamos de mais disciplina do que já temos! A disciplina é importante, mas ela não deve ser exagerada. Caso contrário, a disciplina pode se transformar em um grande peso e uma grande dificuldade.

    É preciso disciplina suficiente apenas para formar o hábito (tríade do sucesso). Se você tem medo da disciplina e acredita que não é capaz de ser uma pessoa completamente disciplinada, poderá usar a disciplina que já tem no momento.

    Na prática, significa que só precisa de disciplina suficiente para formar um hábito poderoso. Disciplina focada no hábito certo permite ser menos disciplinado em outras áreas.

    Ou seja, se for muito disciplinado no seu trabalho, poderá ser menos disciplinado no seu momento de lazer. Afinal de contas, já alcançou o nível de disciplina suficiente para construir um hábito que te ajudará no seu objetivo.

    Com o tempo hábitos se tornam mais fácil de se manter. Precisará ser mais disciplinado apenas no começo, pois aos poucos os seus hábitos se tornarão muito mais fáceis de se manter.

    Se não tem o costume de estudar duas horas por dia, na primeira semana e no primeiro mês isso será um grande desafio. Mas depois de algum tempo estará adaptado a rotina de estudos e não será mais um grande e pesado esforço.

    Mentira 4 – A força de vontade está sempre à disposição

    A força de vontade não está sempre à disposição (livro Força de vontade, do Bauminster). Isso significa que a nossa força de vontade vai se esgotando ao longo do tempo.

    E quando deixamos a nossa força de vontade se esgotar por completo, abandonamos os nossos objetivos e nos entregamos a outros prazeres, a zona de conforto. Por isso mesmo, é preciso estar sempre reforçando a sua força de vontade.

    A força de vontade é como um músculo que fica cansado e necessita repouso. Pense na sua força de vontade como a sua musculatura. Ela precisa de um tempo de descanso após um dia longo de exercício físico.

    E da mesma forma, sem os exercícios físicos a sua musculatura – e a sua força de vontade – ficará atrofiada. O segredo está em usar a sua força de vontade e saber que até ela possui limites.

    Mentira 5 – Uma vida equilibrada é a essência do sucesso

    Não existe uma vida equilibrada. Na verdade, é difícil até mesmo definir o que é o equilíbrio. Por isso, Keller fala devemos ter uma vida balanceada.

    Na tentativa de cuidar de toda as coisas, tudo acaba feito de qualquer jeito. Afinal de coisas, nem tudo importa na mesma medida. O trabalho e a família pode ser o mais importante, mas existem outras que são menos importantes, como dormir muito.

    Dessa forma, uma vida balanceada é aquela que consegue conciliar os seus desejos e necessidades, fazendo aquilo que é importante para você naquele momento, com base no seu objetivo principal.

    A mágica não acontece no centro; a mágica acontece nos extremos. Isso significa que, ao reconhecer que nem tudo é importante, você para de buscar o equilíbrio e passa a buscar uma vida balanceada.

    Pense, por exemplo, em uma balança, em que o seu objetivo e aquilo que você considera importante não está no centro, mas sim em um dos extremos da balança.

    Como colocar em prática

    As dicas acima funcionam melhor quando são aplicadas no contexto de um método de estudo ou trabalho. Para alcançar o sucesso é preciso colocar as ideias em prática. De nada adianta conhecer as mentiras, se não efetuar mudanças concretas.

    E uma das melhores maneiras de colocar em prática é identificando o que é importante para você. Dê uma olhada para dentro de si, o que considera importante para a sua vida?

    Vimos que o sucesso é uma ideia pessoal, o que significa que cada pessoa deve definir seu próprio objetivo. Em algum momento você precisará refletir sobre isso – e quanto antes, melhor.

    O sucesso depende da motivação

    Qual é a sua motivação? O que te faz acordar todos os dias e seguir em frente? Talvez defina que é o dinheiro que ganha com o seu trabalho. Mas o dinheiro é o meio e não a finalidade.

    Com o dinheiro compramos coisas, melhoramos o nosso padrão de vida, realizamos nossas necessidades. A motivação está relacionada com o propósito, com o nosso objetivo principal, com os nossos desejos mais fortes e persistentes.

    Evite a procrastinação

    Acima falamos muito em sucesso, ao apresentar algumas das mentiras mais contadas. E, ajudar de verdade, vou incluir mais um item importante, a procrastinação, uma palavra que pode causar arrepios em muitas pessoas.

    A procrastinação é um dos grandes inimigos do sucesso. Por isso é importante parar de procrastinar agora mesmo. Mas o que significa procrastinar? Em termos conceituais, trata-se de deixar algo para depois.

    Sempre que adiamos os nossos compromissos, que postergamos, que atrasamos, estamos procrastinando. Mas por que fazemos isso? É muito difícil fazer algo que não nos dará uma recompensa imediata.

    Por exemplo, estudar agora para uma prova que será aplicada daqui a alguns meses ou que ainda não está com data definida não parece muito motivador. Por outro lado, passar a tarde jogando videogame oferece conforto e realização imediata.

    No entanto, quanto mais procrastinamos, mais nos afastamos do nosso sucesso. Permanecemos em uma zona de conforto, onde nada novo acontece. E, se continuarmos nesse espaço, nunca veremos nossos sonhos sendo realizados.

    Conclusão

    Este guia foi uma verdadeira reflexão sobre o sucesso. Muito se fala sobre o assunto, mas pouco se comenta sobre o verdadeiro sucesso, aquele que depende de nós mesmos, que é pessoal e íntimo.

    Espero que ao longo deste artigo você tenha refletido sobre suas atitudes atualmente e pensando no que realmente importa para conquistar o sucesso que deseja. Lembre que toda mudança vem da ação, portanto não basta ler o artigo, é preciso colocar em prática.

    E aí, o que é sucesso para você?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.