Pular para o conteúdo

10 lições para ser mais determinado nos estudos e na vida!

Você quer ser mais determinado na vida? Hoje eu trouxe 10 lições de um astronauta para ajudar a ter mais determinação e superar desafios.

São lições que vão ajudar a alcançar todos os seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.

No artigo de hoje segue uma seleção de dicas e estratégias do livro Guia de um astronauta para viver bem na Terra de Chris Hadfield. Todas as dicas abaixo foram extraídas ou baseadas nessa obra.

No livro, O astronauta, Chris Hadfield conta a sua trajetória até se tornar um astronauta e o que o espaço ensinou a ele sobre talento, determinação e desafios. Com base na experiência vivenciada, ele traçou estratégias para atingir uma finalidade.

Este artigo é baseado em um episódio do PicciniCast o nosso podcast com dicas e estratégias para vencer nos estudos, trabalho e na vida caso você queria ouvir a versão em áudio é só clicar aqui.

Lição 1 – Determinar o que você deseja

“Eu não estava destinado a ser um astronauta. Eu tive que me transformar em um.”

Chris Hadfield

Essa lição nos mostra que nem sempre sabemos com antecipação qual será o nosso objetivo ou destino. Em outras palavras: não espere até saber o que você quer fazer para começar a fazer alguma coisa.

A chave para o seu sucesso está nas suas mãos, mas é preciso, antes de tudo, determinar o que deseja.

Lição 2 – Foco no seu objetivo diariamente

“O que faria a cada dia determinaria o tipo de pessoa que eu me tornaria.”

O que fazemos diariamente é o que define o que seremos ao final da jornada. Isso significa que cada dia importa. O objetivo deve ser diário, com dedicação e foco, de modo constante.

Problemas podem surgir, mas se você está focado no seu objetivo, será capaz de contornar cada um deles. E mesmo quando desviar um pouco da sua finalidade, poderá retomar a sua jornada.

Lição 3 – Ser determinado é saber o que é importante

“A minha experiência durante o primeiro voo espacial e nos anos que passei trabalhando no Centro de Controle me ensinaram a priorizar, a descobrir o que era realmente importante, distinguindo do que era apenas “legal saber”.”

Chris Hadfield

O que é realmente importante na sua vida? Para algumas pessoas é a família, para outros são os estudos, para outros é o trabalho.

A partir do momento em que você determina o que é importante, consegue eliminar o resto, aquilo que não soma.

Lembrando que existe diferença entre o que é importante e o que é urgente. Nem sempre as duas coisas são equivalentes.

Lição 4 – Otimismo e propósito

“Como é importante manter um forte sentimento de propósito e otimismo mesmo quando o objetivo parece impossível de ser alcançado.”

Chris Hadfield

Tenha como exemplo o sonho de ser astronauta, que não é nada fácil especialmente para brasileiros. O processo exige uma vida inteira de dedicação, mas é plenamente possível.

Ter um objetivo bem definido é importante para seguir em frente.

No entanto, o percurso até o objetivo pode ser longo e repleto de obstáculos, o que significa que precisará manter a sua cabeça erguida, com muito otimismo.

O propósito funciona como uma força interior, que te mantém focado e dedicado. Mesmo se surgirem desafios, você estará pronto para batalhar pelo seu objetivo.

Não existe objetivo inalcançável para aqueles que descobrem o seu propósito.

Lição 5 – Determinação e aprendizado contínuo

“Eu nunca parei de me preparar, pois nunca se sabe o que pode acontecer.”

Chris Hadfield

Talvez aprenda a fazer coisas que nunca precise colocar em prática, mas não ter que fazer alguma coisa é um problema muito menor do que não saber por onde começar.

Por mais que você estabeleça um objetivo de vida, pense além e nunca pare de se aperfeiçoar.

Mesmo que não veja uma utilidade prática para aquele aprendizado no momento, já estará preparado caso algum dia necessite.

Lição 6 – Foco na ação e não no objetivo

Nunca pensei: “Se eu não conseguir ser astronauta, terei falhado.” O roteiro teria mudado muito se, em vez disso, eu seguisse a carreira militar ou tivesse me transformado em professor universitário ou piloto de teste comercial, mas o resultado não seria um filme de terror.”

Chris Hadfield

O seu foco deve estar na ação, na prática, e não necessariamente no resultado a ser alcançado.

Se no meio da jornada você decidir ser ou fazer algo completamente diferente do planejado inicialmente, não existe problema algum.

Devemos focar nas ações diárias, em nosso dia a dia de compromisso para com o objetivo. E é justamente no meio do caminho, enquanto fazemos alguma coisa, é que nos descobrimos de verdade.

Lição 7 – Ser determinado é estar sempre preparado

Antecipar os problemas e descobrir como resolvê-los é o oposto de se preocupar: trata-se de um comportamento produtivo. […] eu não poderia me dar ao luxo de estar despreparado em nenhuma situação onde fosse ser avaliado, formal ou informalmente. Eu tinha de estar preparado, sempre.”

Chris Hadfield

O preparo faz uma grande diferença principalmente quando somos submetidos a uma avaliação ou colocados à prova.

Como nunca sabemos exatamente quando os nossos conhecimentos serão necessários, devemos estar preparados sempre.

Uma pessoa preparada é aquela que consegue antecipar problemas e identificar as suas soluções. É estar um passo ou vários passos adiantados, pronto para o que der e vier.

Muitos pensam o preparo como uma preocupação antecipada. Mas é muito melhor saber resolver um problema antes que ele apareça do que deixar para traçar uma solução de última hora.

Lição 8 – Determinação e Humildade

É consideravelmente sábio praticar a humildade.”

Chris Hadfield

A melhor maneira de contribuir para um ambiente totalmente novo não é tentar provar como você é uma adição maravilhosa.

É tentar ter um impacto neutro, observar e aprender com aqueles que já estão lá e trabalhar duro sempre que possível.

A humildade ainda é considerada uma das grandes marcas das pessoas sábias e das pessoas que estão dispostas a lutar por um grande objetivo. A prática da humildade te levará muito mais longe do que você mesmo imagina.

Ser humilde é reconhecer que não é o melhor, nem o mais esperto, nem o mais inteligente.

Existe muito a ser aprendido, páginas e páginas a serem lidas e mistérios para os quais nem o mais inteligente dos homens sabe a resposta.

Quando reconhecemos as nossas limitações, entendemos o nosso papel no mundo. Aprenda com as pessoas que estão do seu lado, observe, faça anotações, internalize tudo que você puder.

Lição 9 – Não seja o sabichão

Não presuma que você sabe tudo e tente estar pronto para qualquer coisa. Quando se é um novato, querer ser um zero é uma boa estratégia.”

Chris Hadfield

Ao contrário de presumir que sabe tudo, faça exatamente o contrário: presuma que não sabe nada.

Busque aprender ao máximo e se preparar para qualquer desafio. Esse é o segredo para a resiliência e o crescimento, pessoal e profissional.

As pessoas que afirmam saber tudo geralmente não sabem tudo, mesmo que possam saber o bastante. O grande problema de bancar o sabichão é justamente a falta de humildade, sobre o que falamos na dica anterior.

Enquanto o humilde reconhece que ainda não sabe o suficiente, o sabichão afirma saber tudo e se esquece de continuar aprendendo.

A grande verdade é que existe mais para ser aprendido do que poderíamos aprender em toda uma vida.

Lição 10 – O que realmente importa é o que você determina para sua vida

“O processo de me tornar astronauta me ajudou a entender uma coisa: o que realmente importa não é o valor que alguém designa a uma tarefa, mas sim como eu, pessoalmente, me sinto enquanto a executo.”

Chris Hadfield

Muitas pessoas deixam com que outras determinem o seu valor. Aceitam receber pouco, pois acreditam que merecem pouco. No entanto, o que realmente importa é aquilo que você mesmo determina.

Dessa forma, se você decidir ser professor, esse será o seu valor e essa será a sua maior realização. Se você decidir ser milionário, esse será o seu objetivo e é daí que sairá a sua motivação.

Mesmo as tarefas que muitos designam como inferiores podem ser consideradas superiores por aqueles que reconhecem o seu valor. Por isso, nunca deixe com que outra pessoa defina o valor daquilo que você faz.

A importância da mentalidade positiva para ser mais determinado

Falamos sobre algumas dicas poderosas para conquistar aquilo que você deseja. E aqui está uma dica extra, tão poderosa quanto: tenha uma mentalidade positiva.

Se você quer ser mais disciplinado, mais ativo, mais produtivo e mais eficiente nos estudos, um dos primeiros passos é rever a sua mentalidade. Ela determina quem você é agora e quem será no futuro.

É preciso parar de procrastinar, de pensar de forma negativa, e realizar ações concretas no dia a dia, por menores que elas possam parecer. É preciso dar o primeiro passo.

Conclusão

Neste artigo trouxemos algumas dicas valiosas que vão te ajudar a conquistar o que deseja.

São lições simples, mas que levam a uma profunda reflexão sobre o que fazemos e onde queremos chegar.

Vale a pena analisar cada uma dessas dicas, para saber se elas podem ser aplicadas ao seu dia a dia. Você só tem a ganhar ao refletir sobre isso, pois pode mudar o rumo de sua trajetória.

2 comentários em “10 lições para ser mais determinado nos estudos e na vida!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.