Pular para o conteúdo

Como estudar para uma prova online

Nos últimos anos surgiu a tendência das provas online, ou seja, provas realizadas diretamente no computador, seja num ambiente específico ou mesmo em casa.

Neste artigo quero explicar como estudar para uma prova online e também ao final passar algumas dicas para ter melhores resultados nesta modalidade de prova.

A diferença entre uma prova no papel e uma prova online

A principal diferença, a meu ver, entre estas duas modalidades de prova é uma questão de hábito de estudo de cada pessoa.

Historicamente somos preparados para provas no papel, muitas pessoas já são acostumadas e usar este recurso para fazer anotações na prova facilitando muito nas resoluções das questões.

Já a prova online no computador existem algumas limitações, dependendo do ‘software’ da prova existem limitações para anotar, outras têm um contador de tempo, aumentando a pressão na hora da avaliação. Por isso minha orientação é um estudo mais focado para esta categoria de exame.

Uma descoberta interessante sobre as provas online

Um dos principais problemas em relação às provas é a ansiedade. Um estudante que apresenta altos níveis de ansiedade pode ter problema de lembrar alguns conceitos, no raciocínio das questões e até crises fortes que impeçam de realizar a avaliação.

Uma pesquisa realizada em 2010 detectou que estudantes que realizavam provas online em casa eram menos ansiosos do que as que faziam no papel em sala de aula.

Precisamos de dados e pesquisas mais recentes para compreender melhor estes resultados, mas isso mostra um fator positivo dos exames online.

O melhor método de estudo

Minha principal recomendação é que estude para provas respondendo muitas questões, e quando falamos de provas online responda questões no computador.

Isso é importante até porque ler questões no computador pode ser bem cansativo para algumas pessoas, principalmente para quem não tem o costume.

Ficar por um longo tempo olhando para a tela pode ressecar os olhosgerando certo desconforto, então ir praticando essa leitura é um fator fundamental para as provas.

Agora vamos as minhas 5 dicas para ajudar nos estudos.

5 Dicas para estudar para uma prova online

  1. Estude respondendo muitas questões usando o computador.
  2. Treine a leitura de textos longos no computador, isso pode ajudar até o dia de sua prova.
  3. Ao estudar usando o computado lembre de fazer uma pausa.
  4. Tenha um local de estudos bem iluminado.
  5. Lembre de piscar, isso ajuda na lubrificação dos seus olhos e impede o desconforto de passar longas horas em frente a tela.

Recomendo a leitura do meu artigo com 7 hábitos para passar em provas e concursos. Ajudará na sua preparação.

Um conselho final do seu professor

Meu conselho final para você é busque saber como será sua avaliação online. Existem muitos ‘softwares’ de provas hoje em dia e saber com antecedência como será no dia ajudará você a se preparar melhor.

Lembre que o mais importante neste processo é responder muitas questões em frente ao computador.

Abraços e bons estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.