Pular para o conteúdo

Como estudar por PDF (Passo a Passo Completo)

    Você precisa estudar por PDF, mas não sabe como fazer do jeito certo? Não sabe se precisa escrever, grifar ou como fazer suas anotações?

    Neste artigo vou ensinar o passo a passo completo para estudar por PDF do jeito certo e garantir um melhor aprendizado do seu conteúdo.

    Leia este artigo até o final para descobrir como grifar, anotar, praticar e ainda memorizar os conteúdos em PDF com muito mais facilidade para sua prova ou concurso.

    O Método certo para estudar por PDF

    O método que vai aprender aqui neste artigo está baseado no Método 5 e também na técnica de estudo completa.

    Todos os passos podem ser aplicados também em outros estudos para livros ou aulas.

    A diferença está que vou adaptar a técnica de estudo completa para que tenha melhores resultados com os estudos por PDF.

    Este artigo foi patrocinado pelo PDFelement. Agradecemos muito a equipe Wondershare que mais uma vez acreditou em nosso trabalho e fechamos mais uma parceria.

    Portanto durante todo este artigo estarei usando o PDFelement para mostrar como estudar por PDF.

    Se você quiser pode adquirir o PDFelement com 50% de desconto aqui

    Baixe Grátis o PDFelement para Windows ou Mac

    PDFelement para iOS e Android

    Comece separando os materiais para estudar

    É obvio que tudo começa organizando e separando os materiais para estudar. Não adianta começar a estudar sem ter tudo organizado.

    Portanto tenha um cronograma certo de estudo para não se perder e garantir que seu aprendizado progrida ao longo do tempo.

    Não vou entrar em detalhes neste artigo sobre isto, pois já falei bastante sobre isso no artigo do plano de estudos perfeito.

    É importante apenas deixar claro que não adianta começar a estudar sem ter um plano de progressão para o seu aprendizado.

    Agora vamos supor que você já está com seu material organizado e pronto para estudar, então vamos começar…

    Passo 1 – Pré-leitura do PDF e perguntas

    Vamos começar fazendo uma pré-leitura do seu PDF. Essa leitura prévia é importante para ajudar você identificar do que se trata o assunto, além de levantar os questionamentos prévios.

    Então comece lendo de forma bem dinâmica observando bem os títulos, subtítulos, etc.

    Depois crie algumas perguntas sobre o que acabou de ler. Alguns questionamentos que podem surgir em sua mente.

    Estas perguntas servem como um norte para seus estudos. Ao final da sua leitura seu objetivo é além de responder estas perguntas formar uma base de conhecimento sobre este tema.

    No final vai ficar parecido com o exemplo abaixo:

    Passo 2 – Leitura Concentrada do PDF e Grifar.

    O segundo passo é a leitura concentrada. Neste momento leia com a maior atenção possível.

    Enquanto faz a leitura pode grife as palavras chave e conceitos chave.

    Vai ficar parecido com isto:

    Caso queira use outras cores para grifar e estabelecer alguns padrões que forem mais úteis para sua forma de estudar.

    Para saber mais a respeito de como usar cores e outros recursos, recomendo que leia meu outro artigo com dicas para estudar por PDF do jeito certo.

    O importante neste passo é que sua leitura seja de forma mais concentrada possível, pois esta será a base para o próximo passo e nosso sistema de memorização dos estudos.

    Passo 3 – Escrita e memorização do PDF

    Este é o momento de usar sua memória para aprender. Após terminar a leitura faça as anotações referentes ao que acabou de estudar.

    Use o próprio arquivo em PDF para fazer as anotações ou use um documento no Word ou mesmo seu caderno de anotações. Aqui vai da sua preferência.

    O importante é que durante suas anotações não leia o material e nem copie nenhuma parte do texto, apenas anote de acordo com o que lembra.

    O ideal é que suas anotações também sejam bem sintetizadas, para que você dependa mais da sua memória e menos dos textos.

    Veja um exemplo abaixo de uma anotação feita:

    Após terminar as anotações. Leia o que escreveu e complemente com mais algumas informações. Se quiser pode fazer uma nova leitura rápida para complementar suas notas.

    Importante: Não copie nenhuma parte do texto. Faça a leitura primeiro e depois anote com as informações restantes.

    Passo 4 – Prática para aprender o conteúdo do PDF

    No final é importante que após uma sessão de estudos como essa você faça algum tipo de prática com questões e exercícios.

    O ideal é que você já tenha os exercícios prontos de acordo com sua prova. Se precisar crie suas questões ou então deixa as questões separadas no final do conteúdo.

    Veja o exemplo abaixo de como incluir algumas questões no seu arquivo PDF:

    Feito isso você acabou de completar uma sessão de estudos. Para manter tudo organizado o ideal é que você salve este PDF com um nome marcando que já estudou.

    Deixe tudo anotado no mesmo arquivo para facilitar uma possível consulta posterior, desta forma você ganha em tempo e produtividade.

    Feito isso agora só revisar para garantir a memorização.

    Passo 5 – Revisar o PDF para memorizar mais

    Aqui vem um dos pontos mais importantes deste processo é a revisão dos estudos.

    Não adianta após você fazer tudo isso pegar o PDF e simplesmente armazenar ele em alguma pasta e não estudar mais o conteúdo.

    O ideal é que você revise este conteúdo para garantir uma melhor memorização, lembre, a repetição é a mãe da memorização.

    Recomendo que você deixe algumas questões ou exercícios prontos para quando você pegar este arquivo apenas responder e assim garantir que está revisando.

    Veja como fica no exemplo abaixo:

    Após revisar o conteúdo é importante que você identifique tudo o que já foi revisado, para isso recomendo que você use o recurso carimbos que tem no PDFelement.

    Na barra esquerda selecione a ferramenta de carimbo.

    Em seguida só clicar e selecionar o carimbo que deseja:

    Depois basta apenas inserir no seu texto, simples assim. Seu documento já estará marcado como revisado:

    Renomeie o arquivo para que identifique ele rapidamente, você pode renomear como Nome-Arquivo-Rev1.pdf. Na parte onde está o nome do arquivo é só você colocar o nome corretamente, igual no exemplo abaixo:

    Conclusão

    Neste artigo procurei deixar claro todos os passos para você estudar por PDF. Agora é colocar em prática para ter os resultados que deseja.

    Aproveite e faça o download grátis do PDFelement para Windows ou Mac e teste alguns dos recursos que mostrei aqui para você.

    Na primeira talvez você ache estranho ou precise de um tempo para se adaptar, portanto, mantenha o ritmo de estudo e tente estudar seguindo estes passos todos os dias.

    Ficou com alguma dúvida sobre como estudar por PDF? É só deixar aqui embaixo que ajudo você. Lembre de compartilhar este artigo com algum amigo(a).

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.