Pular para o conteúdo

10 Dicas Para Estudar Por Questões Do Jeito Certo

    Você provavelmente já ouviu falar em estudar por questões.

    Mesmo que nunca tenha usado a técnica de forma específica, com certeza já usou alguma vez na vida. Resolver questões faz parte do aprendizado, seja na escola, seja por conta própria.

    Neste artigo mostraremos como estudar por questões de forma correta. Este método de estudo gera muita controvérsia, existindo defensores e pessoas que acreditam que ele não funciona.

    Mas a grande verdade é que não existe o método de estudo perfeito, mas sim o método que funciona melhor para cada aluno. Assim, se você está buscando possibilidades, vale a pena conhecer melhor o estudo por questões.

    Vale a pena estudar por questões?

    O estudo por questões é recomendado por sua eficiência. No entanto, é preciso fazer do jeito certo, caso contrário o resultado pode ser o oposto do desejado. Só é possível estudar seguindo esse método quando já temos uma base teórica.

    Então vamos ao entendimento, primeiro é preciso ter acesso ao conteúdo e à teoria, para só então começar a estudar por questões. Sem a base, o estudo por questões simplesmente não funciona.

    Por exemplo, o cursinho oferece uma base muito boa para os alunos, especialmente para aqueles que não possuem tempo para uma formação completa. Os alunos que fazem cursinho podem se beneficiar muito dele.

    Assim, podemos dizer que ele é recomendado para uma segunda etapa do aprendizado. Lembrando que a curva de aprendizagem pode ser diferente para cada estudante.

    1. Selecione as questões corretas

    estudar por questões organizadas

    Foco no objetivo e tipo de prova que realizará. Para provas que são objetivas, é fundamental treinar questões objetivas. Por outro lado, se a sua prova exige questões discursiva, foque os seus estudos nelas, prepare-se da maneira correta.

    Afinal de contas, o tipo da sua prova vai definir as habilidades necessárias para um bom resultado. Você precisará se organizar para estudar, de acordo com a sua realidade.

    • Questões objetivas

    As questões objetivas, para concurso público especialmente, são construídas com o objetivo de testar habilidades como a memorização. Dessa forma, são diretas ao ponto e perguntam por aspectos que estavam presentes no conteúdo.

    Por isso mesmo, para as provas objetivas, o ideal é responder questões objetivas. Faça uma série de questões, avaliando o seu rendimento.

    No entanto, não estude com a esperança de que a sua prova repita questões que foram vistas durante os seus estudos. Esteja sempre aberto para a possibilidade de ser completamente surpreendido.

    • Questões dissertativas

    Já as questões dissertativas exigem do aluno interpretação, coesão e clareza na hora de dar a resposta. Mais do que saber a explicação perfeita para a pergunta em jogo, é preciso demonstrar que sabe aquela resposta.

    Assim, ao estudar por questões para uma prova dissertativa não basta memorizar a respostas. Você deve criar textos que possuam começo, meio e fim, que amarrem todas as ideias e que transmitam o conhecimento de forma precisa.

    2. Faça a correção do jeito certo na hora de estudar

    A sua correção deve ser adequada, para que seja capaz de se ajustar, se adaptar e melhorar.

    Essa estratégia é voltada para o aprendizado, sendo fundamental entender o que está faltando, o que está errado e aumentar a sua taxa de acerto.

    Por exemplo, ao errar uma questão, busque entender o seu raciocínio e identificar exatamente onde foi a sua falha, em que ponto o seu pensamento desviou do esperado. Quanto melhor for a sua compreensão, melhor será o seu desempenho.

    Não veja as questões apenas como um teste, mas sim como uma oportunidade para melhorar as suas habilidades.

    3. Saiba exatamente onde você errou

    Esta dica está diretamente relacionada com a anterior.

    Se você optar por estudar por questões, esteja disposto a analisar cada questão de forma individual. Entenda o seu erro, perceba o que foi feito de forma inadequada.

    Uma das grandes vantagens é que podes errar sem medo. Afinal de contas, trata-se de um preparo para a sua prova ou exame.

    4. Crie simulados na hora de estudar

    Os simulados são verdadeiros testes da prova que ajudam no preparo inclusive do ponto de vista emocional. Preferencialmente, crie exemplos de provas ou baixe as provas de certames anteriores que sejam similar a prova real.

    Se no grande dia o tempo disponível é de 2 horas para responder a todas as questões, faça um simulado em que a duração seja similar. Prepare-se para estudar em casa realizando simulados.

    5. Tenha uma lista de temas que você mais erra

    Durante a resolução de questões perceberá que alguns temas são mais fáceis e alguns temas são mais difíceis. Faça uma lista com os temas que geraram dúvidas ou nos quais você verificou que possui mais dificuldades na aprendizagem e memorização.

    Depois, selecione as que tratem especificamente do tema selecionado. Isso ajudará a fixar mais atenção e esforços para que haja mais compreensão.

    6. Estude por questões comentadas

    estudar por questões comentadas

    Já que estamos falando sobre como estudar por questões, aqui vai uma dica extra que poderá ajudar muito: estude por meio de questões comentadas.

     As questões comentadas dão a oportunidade de saber a razão por trás da resposta correta e também das respostas erradas.

    Primeiro faça a questão por conta própria, para depois ler o comentário. Pode ser que você tenha errado ou acertado a questão. E mesmo tendo acertado, não necessariamente terá sido pelos motivos corretos.

    No entanto, tenha cuidado com a sua fonte de consulta. Tenha a certeza de que aquelas respostas e comentários são realmente confiáveis. Caso contrário estará formando uma grande bola de informações incorretas na sua cabeça.

    7. Selecione o número certo de questões para estudar

    Aqui está uma das grandes dúvidas dos alunos que querem estudar por questões: quantas questões são suficientes para a memorização de um conteúdo? Essa é uma pergunta que não pode ser respondida de forma objetiva.

    Na verdade, não existe um número ideal de questões a serem respondidas. O que podemos dizer com segurança é que responder apenas algumas questões estará longe de ser o bastante.

    Imagine que você esteja estudando agora para um concurso público, em que são cobrados diversos conhecimentos. No edital é possível encontrar uma grande lista de disciplinas e conteúdo que poderão ser exigidos.

    Significa que os candidatos deverão saber tudo que está previsto no edital, na medida em que não é possível simplesmente adivinhar quais serão as questões. E para se preparar é preciso responder muitas questões.

    Ao mesmo tempo em que responder a poucas perguntas não será suficiente, existe o entendimento de que quanto mais questões respondidas, melhor. Afinal de contas, o que não faltam são questões sobre determinado tema.

    Uma das dicas para passar em concursos públicos é justamente fazer o máximo de questões possíveis.

    8. Separe as questões em blocos

    Uma dica especial consiste em separar as questões por blocos ou disciplinas. Dessa forma você será capaz de se organizar de forma muito mais efetiva. Além disso, terá muito mais controle sobre o conteúdo que já foi estudado.

    Essa é uma dica importante especialmente para quem está estudando para concurso público. Geralmente as provas são formadas por questões de diversas áreas do conhecimento.

    Assim, ao dividir as suas questões por blocos atenderá a todos os conteúdos previstos no edital de abertura do certame. E os candidatos que conseguem estudar todo o edital têm muito mais chance de aprovação.

    9. Conheça o avaliador ou a banca na hora de estudar para provas ou concursos públicos

    O método de estudo por questões é indicado especialmente para você que deseja a aprovação em uma prova ou concurso público. O que muda é principalmente a forma de selecionar as questões.

    Já falamos acima sobre a diferença entre questões objetivas e questões dissertativas e quando escolher cada uma delas. Mas sabia que ao estudar para concurso é preciso buscar as questões em lugares específicos?

    Cada banca avaliadora possui uma característica específica, que pode ser percebida no formato das questões. Assim, ao estudar por questões da banca que será responsável pelo seu exame você estará muito mais preparado.

    Busque por questões que foram aplicadas em anos anteriores, que sejam para o mesmo cargo que está buscando agora. Questões de outras bancas também podem ser usadas, mas o estilo delas poderá ser diferente.

    10. Não estude somente por questões

    Mesmo sendo um método bastante eficiente, a recomendação é usar o estudo por questões de forma concomitante com outros métodos de estudo, como o fichamento, as anotações e o resumo.

    Afinal de contas, para ser capaz de responder a qualquer pergunta de forma adequada você precisará dominar o conteúdo. As questões podem até ajudar no aprendizado e memorização, mas não tanto quanto outros métodos.

    Deixe para estudar por questões depois de esgotar um conteúdo, para verificar os seus conhecimentos e melhorar as suas habilidades. Assim estarás trabalhando diversas áreas do seu cérebro ao mesmo tempo.

    Conclusão

    Neste artigo apresentamos dicas de como estudar por questões de forma eficiente.

    Esse método de estudo é perfeito para quem quer melhorar o seu padrão de acertos. Se você está se preparando para um concurso público, não deixe de explorá-lo.

    Se você gostou deste artigo, compartilhe com algum amigo ou uma amiga que está estudando.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.