Pular para o conteúdo

Qual a melhor forma de estudar e memorizar?

    Estudar e memorizar são atividades que se complementam. Para que o processo de memorização realmente aconteça é preciso um elemento básico, repetição.

    A repetição é a mãe da memorização

    Não adianta pensar que conseguirá fazer apenas uma leitura de um assunto, ou mesmo assistir apenas uma aula e memorizar definitivamente.

    Ok, podem existir pessoas capazes de tal feito, a chamada memória eidética, na verdade, é raríssima e muito controversa no meio científico.

    Vamos nos concentrar no mais comum, 90% das pessoas ainda precisa da repetição para consolidar uma informação na memória.

    A melhor forma de repetição é revisão dos estudos

    Uma das melhores formas para você memorizar definitivamente é através da revisão contínua. Você deve constantemente revisar ou rever o tema estudado.

    Por exemplo…

    Digamos que você queria memorizar uma aula que você assistiu hoje. O ideal é ao terminar a aula que você faça revisões rotineiramente, quanto mais repetir mais fácil se torna a memorização.

    Para entender mais sobre o processo de revisão e boas formas de revisar recomendo que leia meu artigo sobre revisão diária.

    Conclusão

    Entenda que estudo é dedicação diária, não espere reter toda a informação que deseja de forma instantânea, desenvolva um hábito de estudo sólido e aplique as técnicas corretas para memorizar os estudos com qualidade.

    Lembre de compartilhar este artigo e pode deixar suas dúvidas nos comentários.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.