Pular para o conteúdo

4 Benefícios de reler livros

    Você tem o costume reler livros meses ou até anos depois? Essa pode ser uma prática muito boa principalmente para seu aprendizado.

    Quero aproveitar hoje para mencionar a importância de reler seus livros, como aproveitar ainda mais esta releitura e como você pode criar um sistema de releitura que funcione para você.

    Antes de passar estas dicas quero esclarecer um ponto…

    Nem todo livro vale a pena ser relido

    Uma pesquisa feita pelo mercado nacional de livros constatou que em 2019 foram editados mais de 50 mil livros!

    Isto só em 2019, uma vida inteira não seria o suficiente para ler tudo isto, imagina reler ne?

    Nem todos os livros valem a pena ser relidos. A verdade é que o critério de escolha para reler vai depender unicamente de você dos seus objetivos, mas é importante estabelecer este critério.

    Aqui quero deixar claro que o foco serão os livros de estudo e não ficção, mas também releio alguns livros de ficção, explico melhor logo mais.

    Como eu classifico o livro que merece ser relido?

    Tem uma série de livros que vou lendo ao longo dos anos. Eu geralmente separo meus livros de não ficção da seguinte forma:

    Livros de estudo: São livros que eu não apenas leio, mas estudo eles. Faço anotações, marcações e uso como fonte de consulta e referência posterior. Esses eu não releio inteiro, porque estou constantemente estudando capítulos ou trecho dos mesmos.

    Livros para reler: São livros que geralmente releio porque os conceitos apresentados precisam ser constantemente relembrados, alguns exemplos que tenho aqui pessoalmente são, a imitação de cristo, o poder do agora, a guerra da arte, 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, entre outros.

    Livros lidos: Estes geralmente são livros que li que posso ou não ter gostado, mas que dificilmente irei fazer uma releitura dos mesmos. Geralmente são livros mais simples que apresentam conceitos que já vi em outro livro, mas que estavam bem mais elaborados, portanto estes livros ficam apenas na lista de lidos.

    Livros de ficção: Alguns livros de ficção eu também releio, principalmente pela possibilidade de mergulhar novamente na história e gerar novas ideias e ensinamentos bem como relembrar alguns pontos.

    Este é o critério pessoal que uso, recomendo você criar um para si, assim fica mais fácil identificar o que merece ou não ser relido.

    Recomendo a leitura do artigo como ler livros, para entender como ler melhor e aproveitar ainda mais sua releitura.

    As vantagens de reler livros

    Entenda uma coisa. Não é porque você leu um livro apenas uma vez que os conceitos dos mesmos serão aprendidos, isso vale para livros práticos e teóricos.

    A primeira leitura de um livro é o momento onde sua mente se abre para o conceito novo apresentado pelo autor, este é o momento de entendimento. Se for um livro prático é o momento de você entrar em ação.

    Com o tempo essas informações compreendidas podem se perder em meio a sua rotina diária, portanto aquilo que você entendeu se perde e você simplesmente esquece o que leu.

    Ao reler o livro você entra em um outro momento, o de aprender e assimilar os conceitos e ensinamento internamente, é a partir da segunda leitura que a “mágica acontece”

    Aqui começam a surgir os benefícios da releitura…

    Benefício da releitura #01 – Maior compreensão

    Seja um livro teórico ou prático a segunda leitura fornece uma maior compreensão das ideias apresentadas pelo autor.

    Se você fez uma boa primeira leitura na segunda já consegue estabelecer uma linha melhor dos argumentos do autor, isto porque você já tem uma ideia geral do conceito.

    Benefícios da releitura #02 – Resgatar conceitos perdidos

    Durante uma leitura vários processos mentais estão acontecendo, enquanto você lê, raciocina e estabelece algumas conexões em sua mente.

    Isso é ótimo, o problema é que em alguns momentos sua atenção pode vacilar, você lê um trecho e nem percebe que não compreendeu a leitura, apenas continua seguindo para fazer a conexão geral de tudo.

    É neste momento que algumas ideias e conceitos do autor são perdidos, e na segunda leitura você pode se deparar com isso.

    É neste momento que você fala para si mesmo “nossa eu não tinha lido isto antes?” justamente porque sua atenção não estava presente exatamente naquele parágrafo ou linha escrita.

    Benefícios da releitura #03 – Novas ideias e novos ensinamentos

    Reler livros fornece novas ideias a respeito do que já havia lido. Você como leitor é um ser vivo tem suas experiências e isso reflete em sua leitura.

    A medida que o tempo passa e você se aprofunda em outras leituras tudo isso forma uma grande base de conhecimento em seu cérebro que você intuitivamente vai utilizando a medida que rele seus livros.

    Portanto, uma segunda leitura pode fornecer ideias que você não teve na primeira leitura, conforme também expliquei no primeiro benefício quando mencionei a facilidade de compreensão.

    Benefícios da releitura #05 – Aumento da inteligência

    Este com certeza é a união de todos os outros benefícios. Ao reler um livro sua inteligência se expande, pois não está apenas reforçando as mesmas informações em sua mente, mas também criando novas ideias e uma nova compreensão.

    Tudo isso pode ser utilizado para trazer melhores resultados na sua vida, profissional, intelectual e também pessoal. O aumento da inteligência vem não apenas de livros de não ficção, mas também dos de ficção.

    Conclusão

    Meu objetivo com este artigo foi mostrar os benefícios de ler novamente e quem sabe incentivar você a pegar aquele livro que você já leu a algum tempo e fazer uma nova leitura do mesmo.

    Quero aproveitar e convidar você para conhecer a moinha área de bibliografia com todos os livros que li e recomendo a leitura, clique aqui para conhecer os livros.

    Lembre de compartilhar este artigo com aquele amigo ou amiga que também gosta de ler.  

    Arte usada para ilustrar este artigo: Jovem Lendo a Luz de Velas do artista Matthias Stom

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.