Estudar e memorizar são atividades que se complementam. Para que o processo de memorização realmente aconteça é preciso um elemento básico, repetição.
A repetição é a mãe da memorização
Não adianta pensar que conseguirá fazer apenas uma leitura de um assunto, ou mesmo assistir apenas uma aula e memorizar definitivamente.
Ok, podem existir pessoas capazes de tal feito, a chamada memória eidética, na verdade, é raríssima e muito controversa no meio científico.
Vamos nos concentrar no mais comum, 90% das pessoas ainda precisa da repetição para consolidar uma informação na memória.
A melhor forma de repetição é revisão dos estudos
Uma das melhores formas para você memorizar definitivamente é através da revisão contínua. Você deve constantemente revisar ou rever o tema estudado.
Por exemplo…
Digamos que você queria memorizar uma aula que você assistiu hoje. O ideal é ao terminar a aula que você faça revisões rotineiramente, quanto mais repetir mais fácil se torna a memorização.
Para entender mais sobre o processo de revisão e boas formas de revisar recomendo que leia meu artigo sobre revisão diária.
Conclusão
Entenda que estudo é dedicação diária, não espere reter toda a informação que deseja de forma instantânea, desenvolva um hábito de estudo sólido e aplique as técnicas corretas para memorizar os estudos com qualidade.
Lembre de compartilhar este artigo e pode deixar suas dúvidas nos comentários.