Pular para o conteúdo

Qual a diferença entre estudar e aprender?

Muitas pessoas não sabem a diferença entre estudar e aprender. Você sabe?

Neste artigo eu quero apresentar as diferenças e mostrar porque você deve não apenas estudar, mas sim, estudar e aprender.

Vou começar analisando cada uma das palavras…

Qual origem e significado da palavra estudar?

Gosto sempre de analisar a origem das palavras, acredito que assim descobrimos de que forma devemos realmente interpretá-las.

Vamos começar com a origem da palavra estudar:

É o Italiano STUDIO, do Latim STUDIUM, “ato de estar ocupado com alguma coisa”, a mesma origem de estudar.

Seu significado de Estudar de acordo com o dicionário Michaelis é:

Aplicar as capacidades intelectuais para adquirir conhecimento e habilidade; frequentar algum curso; dedicar-se ao exame e análise de algo; analisar, examinar.

Estudar está intimamente ligado ao ato de pegar um livro, assistir uma videoaula, frequentar um curso, ou seja, toda ação para adquirir algum tipo de conhecimento ou habilidade.

Repare que a origem latina da palavra não deixa claro se estudar realmente está ligado a alguma atividade para adquirir conhecimento ou habilidade, ela simplesmente menciona que é o “ato de estar ocupado” com algo. Essa informação para nós é muito importante e retomarei esse conceito mais adiante.

Agora vamos analisar a próxima palavra.

Qual origem e significado da palavra aprender?

De acordo com o site origem da palavra, aprender é:

Ela vem do Latim  ad, “junto” mais prehendere, com o sentido de “levar para junto de si”, metaforicamente “levar para junto da memória”.

E este verbo se origina em prae-, “à frente”, mais hendere, relacionado a hedera, “hera”, já que essa planta trepadeira se agarra, se prende às paredes para poder crescer.

O significado de aprender de acordo com o dicionário Michaelis é:

Ficar sabendo, reter na memória, tomar conhecimento de; Adquirir habilidade prática (em); Passar a compreender (algo) melhor graças a um depuramento da capacidade de apreciação, empatia, percepção etc.

Podemos perceber que a palavra aprender está muito mais ligada a adquirir o conhecimento em si, ou seja, quando o conhecimento está consolidado na memória e habilita a pessoa utilizar o mesmo em sua vida.

Acho muito interessante fazer a correlação dessa palavra com a palavra Hera que é justamente uma planta que precisa se agarrar as paredes para crescer. Podemos através de analogia entender que o aprendizado se agarra ao estudo para se desenvolver.

Acredito que a partir deste ponto você comece a perceber as diferenças entre estudar e aprender, mas quero trabalhar um pouco mais com esta comparação.

A diferença entre estudar e aprender (Sim existem muitas!)

Só para garantir que estamos caminhando para o entendimento…

De acordo com o que vimos nos conceitos, estudar é o ato de ler, participar da aula, videoaula, ou qualquer atividade que traga o conhecimento. Já aprender é o conhecimento consolidado na memória. Tudo certo até aqui, não é mesmo? Agora vem a grande revelação…

Nem sempre estudar leva ao aprendizado.

Isto mesmo, não é porque você está em uma aula, com um livro na mão ou em frente uma videoaula que está aprendendo.

Muitas vezes sua mente está em outro lugar, você não consegue prestar atenção, não consegue entender o que está estudando, tudo isso pode impedir seu aprendizado.

Agora fica muito claro, a partir  da origem da palavra estudar,  que não é porque você está se ocupando de algo que realmente está obtendo resultados.

O oposto também é válido! Não é obrigatório estudar para aprender.

Você também não é obrigado a aprender somente através do estudo. Você pode aprender através da experiência ou da observação.

Por exemplo, você aprendeu em algum momento que não deve colocar a mão no fogo, pois isso pode causar dor. Você não precisou estudar as propriedades do fogo para aprender isso, apenas pela sua experiência e vivência “levou para junto de sua memória”.

Agora você deve começar a pensar…

“Professor entendi tudo isso, mas e aí? Eu realmente preciso pegar aquele conteúdo para estudar e aprender, só olhar pra ele não vai resolver meu problema, o que faço?”

Vou responder isto agora…

Como estudar e aprender de verdade?

Para mim estudar e aprender de verdade é a capacidade de adquirir conhecimento através do estudo para ter o resultado que deseja.

Entenda, a partir de agora, que seu objetivo não deve ser estudar mais e sim aprender mais, conforme esclareci anteriormente no texto.

À medida que você utilizar métodos para conseguir aprender mais seus resultados melhoram. Melhores resultados facilitam a conquista do seu objetivo.

Tem um conceito que eu desenvolvi chamado aprender com inteligência, que significa:

Adquirir e desenvolver o conhecimento através do estudo para obter sucesso nos seus objetivos profissionais e/ou pessoais.

Entenda que estudar deve levar a adquirir ou desenvolver conhecimento para resultado que você deseja, caso contrário você estará perdendo tempo. Você precisa aprender com inteligência.

Vou deixar aqui um artigo completo sobre como aprender com inteligência. (o artigo estará disponível a partir da próxima semana)

Se você está estudando para alguma prova ou concurso específico recomendo meu artigo sobre como usar o Método 5 Para Passar em Provas ou Concursos

Para estudos em geral recomendo meu artigo com 10 dicas para estudar e aprender mais fácil o que vai ajudar muito você.

Neste artigo coloco tudo o que você precisa para começar a aprender de verdade e ter os resultados que deseja.

Conclusão

Meu objetivo com este artigo foi esclarecer o significado desses dois termos que estão muito desgastados e mostrar a diferença entre estudar e aprender.

Muita confusão existe entre estudar e aprender o que leva muitas pessoas a ficarem perdidas em relação o que realmente estão fazendo.

Espero que com isso você entenda agora o caminho para conseguir chegar ao aprendizado verdadeiro, ou, aprender com inteligência.

Se você gostou deste artigo envie para algum amigo ou amiga que precisa saber disto 🙂

2 comentários em “Qual a diferença entre estudar e aprender?”

  1. Para mim foi mais um aprendizado, tirei minha dúvida sobre o assunto, pois sempre observei que havia uma diferença aí, mas me ensinavam que estudar e aprender seriam a mesma coisa. Quantos estão privados por falta de conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.