A técnica de estudo completa passo a passo

13 Comentários

Esta é a parte 2 de uma série de 3 partes sobre Neuro-Aprendizado para aprovação.

Parte 1 – 5 Passos para aprovação em provas e concursos.

Parte 2 –  [Você está aqui] A técnica de estudo completa passo a passo.

Parte 3 –  Técnicas de memorização não funcionam para prova e concursos!

Vamos lá…

Uma das dúvidas mais frequentes que ouço dos meus alunos é, “Professor, não sei se estou estudando certo” e esse problema se agrava ainda mais quando esse mesmo estudante sente que não está aprendendo nada.

Para ajudar você a resolver esse problema, escrevi esse artigo onde irei ensinar passo a passo o que eu chamo de técnica de estudo completa ou Neuro-Técnica de estudo.

Essa técnica de estudo está dividida em 8 passos simples:

  1. Definir
  2. Percorrer
  3. Ler
  4. Reler
  5. Memorizar
  6. Simplificar
  7. Pausar
  8. Verbalizar

Leia o artigo completo para compreender como usar corretamente essa técnica.

Pronto para começar?

Então pegue seu bloco de anotações para anotar cada passo da técnica de estudo e facilitar sua consulta posteriormente na hora de estudar, boa leitura 😉

O que torna essa técnica de estudo completa e como aproveitá-la melhor?

Antes de tudo é importante deixar claro que essa técnica de estudo é adaptada da técnica desenvolvida pela Professora Nina Sunday, que escreveu o livro Brainpower Smart Study: How to study effectively using a tested and proven 8-step method (afiliado).

Eu adaptei essa técnica de estudo da Prof. Sunday porque ela otimiza seu cérebro e envolve 3 áreas básicas que fazem parte do meu método de neuro-aprendizado. Que é a organização, concentração e memorização.

Aqui no Estudar e Aprender eu sempre prezo pela individualidade de cada um e sempre estou escrevendo ou falando nos vídeos que:

Portanto a melhora maneira de utilizar essa técnica é fazendo à sua maneira, ou seja, usando elementos que você já utiliza em seu estudo e adaptando junto com essa técnica de estudo.

Agora vamos ao passo 1

Passo 1 da técnica de estudo – Definir

Olhe a imagem abaixo e responda mentalmente o que você acha mais fácil? Estudar o livro da figura 1 ou a o da figura 2? (Desconsidere o conteúdo e focalize o número de páginas) 😅

tecnica-de-estudo-passo-1

Bem, eu acredito que você tenha respondido a figura 2, é obvio.

E isso tem ligação direta com o que o psicólogo Karl Weich descobriu a respeito de metas e objetivos ele argumentou que:

“Muitas vezes as pessoas tornam-se oprimidas e desanimadas quando confrontadas com problemas muito grande ou complexos”

Por isso o primeiro passo antes de você começar a estudar é definir claramente um começo e um fim para seu estudo.

Se você for estudar por um livro, comece definindo as páginas a serem lidas para estudar, isso te ajudará a ter um plano claro de quando começar e quando terminar sua sessão de estudos.

Dica prática

    • Use um clipe ou um post-it para definir o começo e o fim do seu estudo, isso te ajudará a ter uma visão mais clara conforme a imagem abaixo:

  • Tente começar e terminar um tema, não deixe um tema em aberto, isso facilitará sua compreensão, por exemplo, se você for estudar português, comece com o tópico substantivos e os estudo até terminar, ou subdivida em temas menores.

Pronto, agora que você já tem definido claramente quando começar e terminar seus estudos é hora de realizar a primeira leitura.

Passo 2 da técnica de estudo – Percorrer

De acordo com o site Dicio percorrer significa:

“Examinar rapidamente alguma coisa”

É exatamente o que você irá fazer agora, irá examinar rapidamente as páginas que você se propôs a estudar. Por isso é importante você definir poucas páginas para estudar.

Ao fazer isso você está preparando seu cérebro para o tema que irá estudar, além disso irá te dar uma visão clara do que se trata o assunto a ser estudado e quais os pontos mais importantes.

O importante nesse passo é que a leitura seja muito rápida, você irá apenas ter a visão sobre o tema para que consiga compreender do que se trata o assunto.

Dica prática

  • Durante essa leitura rápida que você estiver fazendo tente identificar as palavras chave, ou seja, as palavras que são essenciais para o texto.
  • Preste muito atenção ao título e tópicos do texto, eles são úteis para que você tenha uma compreensão geral do que se trata o assunto.

Passo 3 da técnica de estudo – Ler

Nesse passo você irá realizar a leitura do texto de maneira concentrada e prestando muita atenção a tudo.

Como você anteriormente já percorreu o texto, agora você irá aproveitar para grifar as palavras chave no texto.

Por que grifar?

Bem, a verdade é que grifar não tem um impacto realmente ativo no seu aprendizado conforme já ficou claro em uma pesquisa realizada sobre estratégias de estudo, porém, é essencial para a sua produtividade e organização dos estudos.

Grifar facilita com que você encontre informações importantes do texto e as palavras chave.

Além de evitar que você perda tempo procurando depois tornando sua leitura mais rápida.

Ao grifar concentre-se apenas no que é essencial. Evite grifar demais. Abaixo tem dois exemplos para você entender o certo e o errado na hora de grifar:

tecnica-de-estudo-grifar-certo

Dica prática

  • Durante a leitura preste muita atenção ao texto. Caso não tenha compreendido alguma informação retorne a leitura para ter certeza que compreendeu bem.
  • Se você perceber que não está muito concentrado, force sua atenção ao texto. Não desista! mantenha o foco isso te ajudará a fortalecer sua capacidade de concentração para estudar.
  • Resista a tentação de grifar tudo, isso é importante para que a técnica de estudo tenha resultado.

(NOTA: Para ver passo a passo em uma vídeo aula como colocar prática essa técnica de estudo completa acesse o curso Neuro-Aprendizado para aprovação, acesse agora aqui.)

neuro-aprendizado-aprovacao

Passo 4 da técnica de estudo – Reler e anotar

Após ter completado toda a leitura do texto de maneira concentrada, você irá retornar e reler apenas os pontos que você grifou.

A ideia agora é que apenas com a leitura dos pontos que você grifou você tenha uma compreensão clara do tema que está estudando. Pergunte-se:

“Lendo o que eu grifei tenho uma ideia clara do que se trata o texto e consigo compreendê-lo?”

Se a resposta para essa perguntar for sim, significa que você realizou tudo de maneira correta.

Caso você releia e não entenda o que anotou, é hora de adicionar algumas informações com suas próprias palavras. Faça anotações ao lado do que você grifou apenas para completar o sentido.

Ao fazer isso você estará tornando o texto mais fácil de reler com velocidade.

Dica prática

  • Quando estiver fazendo a leitura focalize apenas os pontos grifados, e pergunte-se sempre se você entendeu o que leu.
  • Cuidado para não encher o texto com muitas anotações isso irá atrapalhar sua leitura, tente mantê-lo simples e claro.
  • Faça anotações simples e breves no texto, conforme a imagem abaixo, apenas para tornar uma informação mais clara.

tecnica-de-estudo-anotar-texto

Passo 5 da técnica de estudo – Memorizar

Este é o passo mais importante.

Agora que você já fez a leitura do texto é hora de colocar sua memória para funcionar. Esse é um dos passos mais importantes da técnica de estudos.

Você irá precisar de um caderno para realiza suas anotações.

Eu sempre recomendo que você tenha um caderno, pois isso facilita sua anotação e mantém tudo organizado por temas e disciplinas.

Evite usar o computador para realizar as suas anotações, escrever é uma atividade muito importante na hora de estudar, pois facilita a aprendizagem e a compreensão.

Você irá fazer o seguinte.

Sem olhar no texto, irá fazer anotações em seu caderno.

IMPORTANTE, você não pode olhar no texto, essa anotação precisa ser feita diretamente da sua mente e memória.

O ideal é colocar seu cérebro e memória para trabalhar na informação, tente colocar as anotações em forma de palavras chave e tópicos, conforme no exemplo abaixo:

tecnica-de-estudo-anotar

Ao realizar a anotação dessa maneira você irá facilitar a memorização dos estudos. Deixe o texto de maneira bem simplificada, isso será muito útil para sua revisão futura.

Dica prática

  • Durante essa parte use apenas uma cor de caneta, por exemplo, se for fazer anotações com caneta azul, use apenas azul, evite usar caneta vermelha ou preta.
  • Simplifique ao máximo uma ideia de maneira que ela fique clara e compreensiva, evite escrever demais.
  • Se você não estiver lembrando de algum termo, use suas palavras para descrevê-la na sua anotação, mas não volte ao texto para ler.

Passo 6 da técnica de estudo – Simplificar

Agora que você já fez a leitura e anotou em seu caderno, irá fazer uma leitura das anotações que fez.

Ao realizar a leitura das suas anotações você deverá responder a pergunta:

“Ao ler essas anotações eu estou compreendo do que se trata o texto e os pontos importantes? “

Se sua resposta for positiva você realizou as anotações corretamente, caso contrário, releia e inclua mais algumas informações que você acha pertinente.

Se você fizer a leitura das suas anotações e perceber que tem algumas informações que são desnecessárias então as risque. Quanto mais simplificado você deixar o texto, mais fácil será para você revisá-lo e memoriza-lo.

O ideal nesse passo é que você tenha realizado uma anotação simples e que ao mesmo tempo você consiga compreender o texto lendo apenas suas anotações.

Dica prática

  • Caso você inclua mais informações nas anotações, faça com uma caneta de outra cor, isso facilitará sua memorização. Observe a imagem abaixo de como deve ficartecnica-de-estudo-reanotar
  • Evite deixar seu texto com informações demais, isso prejudicará sua revisão e também sua memorização. Deixe o mais simples e direto possível

Passo 7 da técnica de estudo – Pausar

Esse passo é um dos mais controversos, todas as vezes que oriento meus alunos a tirarem uma pausa ou descanso eu escuto a reclamação, “Ah Professor Piccini! Isso é perda de tempo! “

A verdade é que se você pensa assim você está errado.

Quando você dá uma pausa logo após seus estudos, seu cérebro entra no que é chamado modo difuso, esse modo do cérebro ajuda você a criar as conexões neurais necessárias para fortalecer sua memorização.

De acordo com a professora Barbara Oakley, PhD. Que é responsável pelo curso aprendendo a aprender:

Neste modo difuso de pensar, você pode olhar para as coisas amplamente de uma perspectiva do todo muito diferente. Você pode fazer novas conexões neurais viajando ao longo de novos caminhos.”

Então a pausa é essencial para que você aprenda o que está aprendendo. Logo após terminar de reler suas anotações tire uma pausa, levante-se tome uma água, caminhe pela sua casa, vá até a varanda isso irá te ajudar muito.

Dica prática

  • Estipule uma pausa de 5 a 10 minutos e não exceda esse prazo.
  • Durante sua pausa evite acessar redes sociais, assistir televisão ou qualquer atividade que exija que você fique focado, o ideal é deixar sua mente vagar.
  • Se puder faça uma caminhada até a frente de sua casa, na sua varanda, beba alguma coisa ou coma algo.

Passo 8 da técnica de estudo – Verbalizar

Ao retornar da sua pausa você irá verbalizar rapidamente o que você aprendeu, isso te ajudará na memorização.

Verbalizar é falar, expor em voz alta o que você acabou de aprender, e antes que você queira reclamar falando algo do tipo:

“Professor Piccini eu vou parecer um idiota falando sozinho!”

Saiba que o Professor Colin MacLeod e o Dr. Jason Ozubko, PhD. Descobriram que falar em voz alta ajuda os alunos a aprender com mais velocidade o que estão estudando.

Esse é o último passo, portanto use-o para identificar para seu cérebro que você terminou de estudar essa matéria ou sua sessão de estudo, isso te ajudará a se concentrar na próxima matéria ou simplesmente se desligar dos estudos.

Sempre que você for verbalizar comece falando “Ao estudar esse tema (fale aqui o nome do tema) eu aprendi… (aqui você fala em tópicos rapidamente tudo o que você aprendeu)

Esse hábito te ajudará a manter a informação sempre fresca na mente e identificar o momento de termino nos seus estudos.

Dica prática

  • Se você quiser pode ensinar o que aprendeu a outra pessoa, essa é uma ótima maneira de verbalizar o que você estudou.
  • Não tem ninguém para ensinar? Então ensine seu cachorro, gato ou animalzinho de estimação 🐶🐱, fique tranquilo você não irá parecer louco se fizer isso, pense nos benefícios de aprendizagem… heheheh 😂

Para terminar nossa aula de hoje…

Viu como a técnica de estudo é completa? Ela faz com que seu cérebro aprenda de verdade, além de usar técnicas e métodos que realmente funcionam na hora de estudar.

Tenho certeza que se você colocar em prática essa técnica irá ter uma melhora significativa no seu aprendizado, faça o teste e coloque em prática a técnica de estudo completa o quanto antes.

Lembre-se que essa técnica envolve os três pontos principais do meu método de estudo do Neuro-Aprendizado, portanto é algo que realmente funciona.

Ah! E antes que você pergunte:

“Professor Piccini, mas e a prática, não tem um momento de praticar com exercícios?”

Você sabe que sempre friso a importância de praticar né? Isso que te passei é a técnica de estudo para livros, textos, apostilas, etc. A prática você realiza depois desse estudo, o importante é você nunca deixar de praticar.

Próximos passos:

  • Comece hoje mesmo a usar a técnica de estudo completa, se não der mais tempo hoje, coloque em prática amanhã no primeiro horário não perda mais tempo estudando errado.
  • Deixe um comentário informando quando você irá começar a usar a técnica de estudo e porque irá usá-la. Pense nisso como um exercício para você já começar a desenvolver sua rotina de estudante ativo.

Gostou do artigo? Então clique abaixo para compartilhar com um amigo, ele também irá gostar! 😉

(NOTA: Para ver passo a passo em uma vídeo aula como colocar prática essa técnica de estudo completa acesse o curso Neuro-Aprendizado para aprovação, acesse agora aqui.)

neuro-aprendizado-aprovacao

E-mail:
Escrito por
Professor, empreendedor & escritor. Especialista em aprendizagem. Atualmente dedicado ao site Estudar e Aprender.
  • André Silva

    Ótimo método de estudo. irei começar a utiliza-lo a partir de hoje. Parabéns pelo ótimo trabalho que vem desenvolvendo professor Piccini.

  • Olá André,

    Obrigado pelo comentário, que bom que gostou, é isso mesmo sem perder tempo e já colocando em prática, você irá perceber a melhora no aprendizado rapidamente, abraços e bons estudos 😄

  • Priscila

    Achei excelente a técnica e pretendo colocar em prática ainda hoje. Mas fiquei com uma dúvida: Eu devo cumprir os 6 primeiros passos em quanto tempo? Qual seria o tempo ideal, professor? Pelo que entendo, o ideal são 50 minutos e pausa, correto? Então os 6 passos em 50 min?

  • Olá Priscila,

    Obrigado pelo comentário, isso mesmo 40 a 50 minutos é o ideal, dai você deixa uns 5 a 10 minutos para a pausa e uns 2 a 3 minutos para verbalizar tudo antes de começar uma nova rodada de estudos. Agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Priscila

    Ok! Muito obrigada. Espero conseguir aplicar.

  • Evelyn Domingos Costa

    O conteúdo está ótimo. Dicas práticas e aplicabilidade visível. Isso é perfeito. É muito comum vermos na internet dicas gerais sobre estudos que mantém o aluno perdido da mesma forma porque a falta de dicas de como aplicar torna as ideias irrealizáveis. Parabéns por fazer a diferença.
    Esse artigo veio na hora EXATA pra mim. Agora mesmo ,6h30 da manhã, eu estou iniciando um trabalho sobre um texto dificílimo. E apesar de já o ter lido, essas dicas vão me ajudar muito a rever o texto pra escrever o trabalho, principalmente porque eu tinha empacado nessa etapa de escrever justamente por sentir que faltava aguma coisa pra compreensão necessária do texto pra escrever.
    Bom, vou por as dicas em prática agora mesmo.
    Obrigada, prof. Picinni. Seu trabalho é um diferencial. Abs

  • Olá Evelyn,

    Obrigado pelo comentário. Que bom que você gostou das dicas, e é justamente esse o diferencial aqui do Estudar e Aprender, é passar dicas que realmente ajudem os alunos a conseguirem resultados, e esse comentário mostra que estou seguindo o caminho, agradeço novamente por você dedicar um tempo para deixar esse comentário, foi realmente muito importante. Abraços e bons estudos. ☺️

  • Jessica Carvalho

    Olá professor, novamente estou encantada com seu post =D. Desde que conheci esse site que meus estudos estão melhores. Antes minhas buscas eram voltadas para minha preparação para o ENEM, hoje graças a pessoas como você que se dedicam a ajudar estudantes que querem ter o melhor na preparação consegui uma bolsa na faculdade nesse segundo semestre no curso que tanto desejava. E muito tenho a te agradecer por seus posts maravilhosos e o E-book “Como aprender mais fácil” que me auxilou bastante. Volto a buscar suas orientações nesse site porque meu objetivo agora é aproveitar o máximo do meu curso de graduação.
    Obrigada por essas técnicas e por todas as outras ajudas. Admiro o que você =D.
    Abraço.

  • Olá Jéssica,

    Obrigado pelo comentário. Que notícia boa você me deu Jessica é sempre bom ouvir que um aluno teve ótimos resultados e conseguir conquistar uma meta. Agora é continuar persistindo que você pode chegar cada vez mais longe.

    Fico feliz que o E-book “como aprender mais fácil” te ajudou a aprender melhor. Pode voltar aqui sempre que quiser, tem sempre dicas, artigos e vídeos disponíveis para todos que como você estão em constante melhora graças aos estudos.

    Agradeço novamente e obrigado pelo carinho. 🙂

  • Luis Moro

    Ótimas dicas professor ! Eu queria saber uma coisa. Na hora que eu for estudar, o que ajuda ? Exemplo : Ler livros,assistir vídeos-aulas ou ler à apostila. Isso é o que eu mais sofro. Obrigado 😀

  • Olá Luis,

    Obrigado pelo comentário. Qual você preferi Luis, pode ser livro, video o que você achar melhor. 🙂

    Abraços e bons estudos.

  • Alexandre Silva

    Olá Professor,
    Ótimas dicas. Como faço para adquirir o e-book?
    Obrigado!

  • Olá Alexandre,

    Que bom que está gostando das dicas, o e-book está disponível aqui: http://estudareaprender.com/aprender-facil-1/

    Agradeço o comentário!