Como fazer um plano de estudos Perfeito? (Parte 2 de 2)

37 Comentários

Chegamos a parte 2 da nossa série de como fazer um plano de estudos perfeito. Nessa parte você vai aprender a dividir as matérias e aplicar o ciclo de estudos.

Na primeira parte você aprendeu a organizar sua rotina, definir seu cronograma de estudos, criar horas de estudos, se você ainda não leu a parte 1 recomendo que leia clicando aqui.

Caso você já tenha lido pode seguir em frente para aprender a organizar sua rotina de estudos definitivamente.  Veja o que você vai aprender na parte 2 desse artigo:

  1. Separar e definir as matérias para estudar
  2. Como estudar matérias que não gosta
  3. Dividir o tempo de estudo de cada matéria
  4. Montar seu ciclo de estudos

Lembre-se de fazer o download do kit de organização dos estudos que contém todos os modelos e planilhas para você organizar sua rotina de estudos. Clique aqui para fazer o download.

Até o final desse artigo você estará com sua rotina de estudo perfeitamente organizada e prepara para iniciar seus estudos rumo a sua aprovação. Boa leitura! 🙂

Passo 3 – Selecionando as matérias para estudar.

Agora é um ponto onde muitos estudantes se enrolam. E ai? Qual matéria estudar primeiro? Quantas horas eu estudo cada matéria? Mas será que vou conseguir estudar todas as matérias? Todos esses problemas serão resolvidos nesse passo.

Tenho que estudar matérias que não gosto?

Resolvi começar com esse tópico para que você resolva de uma vez por todas essas questões sobre matérias que gosta ou não. Isso é muito importante, pois fará uma grande diferença em seus estudos.

Algumas matérias são mais fáceis por conta da afinidade que cada pessoa tem. Como cada um desenvolve sua inteligência. Para alguns estudantes a disciplina de exatas é mais fácil para outros as de humanas, já outros preferem biológicas.

Essa afinidade não impede que uma pessoa de humanas consiga compreender e estudar exatas. A questão de gostar ou não é mais subjetiva. Muitos estudantes procuram não conhecer mais sobre a matéria para aprender a lidar com ela.

De qualquer forma gostar ou não da matéria dependerá unicamente de uma pergunta.

Eu preciso dessa matéria para ser aprovado?

Há muito tempo atrás eu aprendi essa lição. Eu tenho sérios problemas com exatas, portanto era muito difícil para eu estudá-la. Nunca consegui entender o porquê disso, mas também eu fazia como muitos estudantes fazem, nunca tentei compreender exatas.

De qualquer forma na fase do vestibular as questões de exatas eram mínimas, pois eu estava estudando para a área de humanas onde o peso era muito maior. O que fiz? Não estudei exatas e fui com a mentalidade de unicamente não zerar a matéria.

No final eu consegui ser aprovado sem ter que estudar matemática, física e química. Tudo porque sabia que o necessário para essas matérias era que eu não as zerasse. Dediquei-me por completo a área de humanas, português, literatura, história, etc.

O mesmo vale para você. Você precisa das matérias que não gosta para ser aprovado em sua prova ou concurso? Ela tem um peso grande? Caso precise é melhor você gostar da matéria, caso não precise então se dedique unicamente as matérias que você domina.

Passo 3.1 – Dividindo o tempo de estudo para as matérias

Você irá separar agora as matérias que tem para estudar. Esse momento é importante para que você tenha uma noção de tudo o que tem para estudar. Também é essencial para que você consiga separar todas as matérias por peso, dificuldade e facilidade.

No kit de organização dos estudos que deixei para você baixar no início do artigo você está recebendo um modelo para te ajudar a separar as matérias. Essa tabela te ajudará a ter uma melhor visualização do que você tem para estudar, veja abaixo como usá-la:

dividir-materias-estudar

Agora que você separou as matérias irá fazer a divisão do tempo para cada quadro. Importante: Aqui estamos dividindo as matérias e não os conteúdos. Portanto não coloque no quadro, por exemplo, substantivo, escreva português.

Você irá fazer a seguinte divisão de tempo:

dividir-materias-estudar-2

Como estudar matérias mais difíceis ou mais fáceis?

Ok, pode ser que você tenha algumas matérias que considere mais difíceis ou mais fáceis. Antes de tudo é importante mudar sua mentalidade em relação as matérias difíceis.

Em vez de falar:

Essa matéria é difícil.

Você vai falar:

Essa matéria vai se tornar fácil a medida que eu estudar mais.

Sua mentalidade irá ajudar a aprender com mais facilidade, mas é obvio que somente a mudança de mentalidade não é o suficiente para que você a compreenda. É preciso estudar, para isso você terá que se dedicar ainda mais nessas matérias.

Portanto eu recomendo que você faça o seguinte:

  • As matérias que você achar mais fácil ou que você tem mais conhecimento, você irá tirar 30 minutos de estudo.
  • As matérias que você achar mais difícil ou que você não tem tanto conhecimento irá adicionar 30 minutos a mais de estudo.

Esse acréscimo de minutos já fará uma diferença muito boa ao longo do tempo. E também fará com que você se sinta mais confiante com essas matérias.

Passo 4 – Ciclo de estudos e flexibilidade

Eu sempre estudei com cronogramas de estudos fixos, que é o padrão de estudo, o mesmo usado em escolas. Na segunda é matemática, na terça português, etc.

Só que percebi que o cronograma fixo muitas vezes é ruim, pois horários rígidos fazem com que muitos estudantes deixem de estudar determinadas matérias. Tudo porque a rotina de um estudante sempre conta com imprevistos.

Se você coloca em um quadro de horários que na segunda você irá estudar direito constitucional e justamente na segunda você tem um imprevisto e precisa estar fora, então você só irá estudar direito constitucional na segunda que vem.

Percebeu?

Por isso uma maior flexibilidade vem com o ciclo de estudos. Esse sistema faz com que todas as matérias sejam colocadas em ciclos de forma que você sempre possa estudar todas, não importa as distrações.

Aprendi a usar o ciclo com o Alexandre Meirelles, por isso vou te ensinar agora a forma como eu utilizo e que você usará para criar seu círculo de estudo.

Passo 4.1 – Dividindo as matérias no ciclo de estudos

O estudo por ciclos é bem prático e simples de ser implementado.  Vou mostrar agora como fazer no passo a passo. Lembrando que no kit de organização tem um modelo de ciclo que te ajudará a criar o seu ciclo de estudos.

Nessa planilha você irá colocar a matéria que você tem que estudar e também o tempo dedicado a cada uma. O tempo será de acordo com o que você selecionou logo acima no passo 3.1

Veja abaixo como você irá fazer na planilha:

ciclo-estudos

Pode inserir todas as matérias que você tem que estudar e também o tempo estimado para cada uma. Só tome cuidado de colocar um tempo médio para cada uma, não precisa colocar tudo 2 horas ou tudo apenas 1 hora.

A única coisa que vou pedir a você é que tente deixar o ciclo inferior a 24 horas de estudo. Lembrando que no ciclo você não vai incluir as matérias de suporte. Prefira colocar primeiro as matérias de maior peso e mais importantes, depois as de menor peso e normal.

Passo 4.2 – A primeira fase do ciclo de estudos.

Caso você seja iniciante e esteja começando agora uma rotina de estudos vou propor um ciclo de estudos de primeira fase. Essa primeira fase é para que você se acostume a utilizá-lo em seus estudos e para que ele se torne hábito.

Seu primeiro ciclo será de 10 horas, terá uma duração de 30 dias e você estudará 5 matérias, as mais importantes e de maior peso.

Utilizando o exemplo acima, as matérias de estudo principais são:

  1. Direito Civil
  2. Direito Constitucional
  3. Direito empresarial
  4. Direito administrativo
  5. Direito tributário.

Portanto é preciso dividir essas matérias em um ciclo de 10 horas. O que vai dar 2 horas para cada matéria.

Então é só seguir esse ciclo por 30 dias seguidos, assim haverá a chance de reforçar essas matérias de maior peso, além de criar o hábito de estudar sempre.

Veja abaixo como irá ficar:

ciclo-estudos-1

O que você tem que fazer é apenas estudar. Digamos que hoje é segunda e você irá iniciar seu ciclo, então você começa com 2 horas de Civil, aí você percebeu que ainda tem mais 2 horas livre e pode começar a estudar constitucional.

Só que digamos que depois de 1 hora de estudo, você teve um compromisso urgente que tomou seu dia todo, daí no outro dia você terá que terminar a 1 hora de constitucional e depois passar para Empresarial.

Dessa forma você não deixa de estudar essa matéria e ficar esperando 1 semana para vê-la novamente igual no cronograma fixo. Tudo segue o ciclo e você vai estudando mais e mais.

Assim que você terminar de estudar o ciclo, que no exemplo é direito tributário, então você recomeça todo o ciclo de novo, assim você estará reforçando ainda mais essas matérias.

De acordo com nosso exemplo onde o estudante tem 24 horas livres de estudo, dará para ele dar duas voltas no ciclo em uma semana. Ao final de um mês ele estudou 96 Horas das principais matérias e já tem uma base boa, hora de passar para a segunda fase.

Passo 4.3 – A segunda fase do ciclo de estudos.

Durante essa fase você já terá estudado bastante as principais matérias e também estará com uma rotina e um hábito bom de estudos, portanto agora seu ciclo aumenta de 10 para 20 horas o ciclo.

Durante essa fase você tentará deixar as 10 matérias mais importantes, continuando com as que você já estava, ou seja, 5 matérias a mais.

Então agora seu ciclo de estudos ficará parecido com isso:

ciclo-estudos-2

Mantenha o ciclo de 20 horas por pelo menos 60 dias para que você estude bem todas as matérias e maximize sua rotina e hábito de estudar. Isso vai fazer com que você fortaleça bem todas as matérias.

Caso queira durante os 60 dias você pode aumentar ou diminuir o número de horas de determinadas matérias, assim você reforça algumas e vai diminuindo nas que você ficar mais confiante.

Passo 4.4 – A terceira e última fase do ciclo de estudos.

Durante essa fase você já estará mais que familiarizado com a forma de estudar em ciclos, portanto poderá montar seu próprio ciclo de estudos. Apenas recomendo que não deixe que seu ciclo fique muito extenso ou com mais de 30 horas.

Pois um ciclo muito extenso dificulta que algumas matérias sejam revistas, e estar em constante contato com as matérias é o que faz com que você tenha um aprendizado eficaz.

Você também poderá escolher quanto tempo estudar em cada matéria e quantas matérias incluir. Apenas evite deixar muitas matérias de 30 minutos, pois 30 minutos é pouco para se concentrar em uma matéria.

Concluindo seu plano de estudos perfeito…

Esses 2 artigos reuniram o básico para você organizar melhor sua rotina de estudos e começar a estudar hoje mesmo, procurei sintetizar ao máximo as informações mais importantes para você se organizar.

Lembre-se que só se organizar não adianta nada você também precisa “colocar a mão na massa” ou seja, estudar. Agora que você já se organizou comece a estudar para conseguir resultados.

Se você quiser deixar sua rotina de estudos ainda mais poderosa aprendendo a:

  • Aumentar a produtividade dos estudos
  • Evitar distrações na hora de estudar
  • Fazer um cronograma de revisões eficaz
  • Fazer um cronograma de exercícios

Então você pode fazer parte da Academia Estudar e Aprender, onde você tem vídeo aulas gravadas com o passo a passo para melhorar sua rotina de estudos, além de suporte. Para acessar a academia estudar e aprender clique aqui.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida de como implementar seu ciclo de estudos ou outras dúvidas é só deixar um comentário abaixo que irei te ajudar.

Ah! Lembre-se de clicar abaixo para indicar esse artigo para um amigo talvez ele também esteja precisando de ajuda para organizar a rotina de estudos. Até mais! 🙂

E-mail:
Escrito por
Professor, empreendedor & escritor. Especialista em aprendizagem. Atualmente dedicado ao site Estudar e Aprender.
  • Jack Jac

    Boa noite!
    Gostaria de saber se o ciclo é organizado por semana? Eu devo estudar a quantidade de matérias que estabeleci por dia e depois voltar para ela caso acabe logo? Ainda tenho dúvidas de como funciona esse método! Por favor me ajude.

  • Olá Jack tudo bem?

    Obrigado pelo comentário. Isso mesmo o Ciclo funciona por semana, mas ele na verdade funciona a medida que você estuda, se você terminar o ciclo em apenas um dia então você retorna ele e assim sucessivamente. Entendeu?

    Espero que você tenha compreendido e qualquer coisa deixe um comentário. Agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Iriana Rosa Vettori

    Olá professor Piccini! Muito obrigada por esse material maravilhoso! Apenas fiquei com uma duvida… qual a necessidade de dividir o tempo de cada materia antes de colocar no ciclo? No exemplo primeiro divide conforme o item 3.1 mas depois na hora de colocar no ciclo apenas é dividido 10hs pela Numero de matérias e aquele a valores antes estipulados perdem o sentido… poderia me ajudar a entender? Obrigada desde já !

  • Olá Iriana tudo bem?

    Obrigado pelo comentário e fico contente que tenha gostado do artigo! Com relação a sua dúvida, é importante fazer essa primeira sondagem das matérias e estipular um tempo de estudo para elas, assim você identifica quais são as importante e dedica mais tempo a elas.

    Mesmo que no ciclo depois você mude o tempo, mas sempre saberá que terá que estudar um tempo a mais algumas. Por exemplo, se você identificou que Direito constitucional é difícil e por isso precisará se dedicar 1 hora por dia, mas no seu ciclo você percebe que tem espaço para mais tempo então pode aumentar o tempo dessa matéria para 2 horas.

    Espero que tenha ficado claro essa explicação, caso você ainda tenha alguma dúvida deixe um comentário que terei o prazer de explicar.

    Agradeço mais uma vez seu comentário. Abraços e bons estudos.

  • Adrian

    Olá professor Piccini, gostaria de saber como encaixaria as tarefas e revisões de aulas dadas(se contam como estudo ou tiro uma hora pra fazer isso), já que ainda estou no ensino médio. E gostaria de parabenizá-lo pelo ótimo material.
    Agradeço desde já!

  • Simone Oliveira

    Muito obrigada!!!

  • Olá Simone,

    Obrigado pelo comentário! 😀

  • Olá Adrian,

    Obrigado pelo contato. As tarefas das aulas funcionam como revisão, você está praticando também. Então pode usar, não precisa tirar uma hora específica para isso não. Você pode fazer o seguinte, tirar pelo menos um tempo para estudar a matéria do dia seguinte.

    Espero ter ajudado, agradeço novamente, abraços.

  • Lorena

    Professor parabéns pelo artigo. Dicas maravilhosas. Eu estou com dúvidas. Esse tempo dito no exemplo de 10hs é por dia ou semana? Percebi que tenho um período de aproximadamente 7 a 8 hs livres por dia para estudo, então como faria para dar início ao Ciclo?

  • Alexandre MMiranda

    Boa noite professor. Estou estudando de 7h as 10h de 14h as 18h e de 20h as 22h. Meu concurso exige Gramática, Compreensão e Interpretação de textos, Conhecimentos específicos, LDB e Informática. Conhecimentos específicos, LDB e Informática são de grande peso. A informática eu domino bem,e os conhecimentos específicos (Comunicação, gestão da qualidade, educação corporativa) eu domino 50 por cento e LDB preciso decorar e a gramática e compreensão e interpretação de textos sou meio ruim. Gostaria de saber se é válido montar um plano de estudo da seguinte maneira: Das 7h as 10h conhecimentos específicos, informática e LDB. Das 14h as 18h gramática, compreensão e interpretação de textos, e das 20 as 22 ou 23h exercícios de provas e apostilas de tudo estudado. Minha prova terá 40 questões sendo 20 questões contendo gramática, compreensão e interpretação de textos (valendo 1,0 ponto cada questão) e mais 20 questões de conhecimentos específicos, LDB e informática (cada uma valendo 2,0 pontos).

    Se puder me orientar sobre um plano de estudos.

    Alexandre

  • Isadora

    Olá, achei muito interessante e prático essa forma de divisão. Eu gostaria de saber se ela serve somente para não distanciar muito uma matéria da outra, de forma que não esqueçamos o conteúdo, ou se tem alguma outra função, como criar um padrão no nosso cérebro. No meu caso, o ciclo não se completa duas vezes por semana, ficam faltando 4 matérias, então o ciclo seria quebrado na segunda, afinal seria muito bagunçado cada dia da semana estudar uma matéria diferente somente para o ciclo se completar. Eu fiquei somente com 2 horas por semana para praticar a redação, pois no ciclo coloquei o tempo de 1h, afinal não faz sentido fazer duas produções de textos consecutivas. Enfim, eu poderia, por exemplo, com o ciclo depois de pronto, eliminar uma hora de uma matéria qualquer e substituí-la pela redação? Minha preocupação principal, foi que, ao mesmo tempo que gostei da divisão de horários ficarem praticamente iguais umas as outras, ficou bem divergente do que eu havia antes estabelecido. Meu conhecimento em matemática é bem precário, e anteriormente o horário total de matemática por semana correspondia a 11 horas, estudando todos os dias. Já usando o ciclo, fiquei com 6 horas de matemática e estudando duas vezes por semana. Seria ruim eu seguir meu próprio cronograma? São somente 9 matérias, então não dá para distanciar muito uma da outra. Obrigada!

  • Olá Lorena tudo bem?

    Obrigado pelo contato. Esse exemplo é de 10 horas por semana, nesse caso você repetiria esse ciclo várias vezes na semana. Agradeço novamente o contato, abraços.

  • Olá Isadora tudo bem?

    Obrigado pelo contato. Pode sim, só eliminar a matéria para se dedicar a redação. Você pode aumentar o tempo das matérias que tenha mais dificuldade, porém lembre-se de seguir o esquema de divisão de matérias que apresentei para você. Agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • junior jun

    gostei da dica, o que gostaria de entender é o seguinte, tenho 2 aulas e 1:40 por dia para assistir, tenho que colocar no ciclo? e em relação a leitura de livro? coloco ou não?

  • Olá Junior,

    Obrigado pelo contato. Não o ciclo é apenas para você dividir o tempo para estudar cada matérias, a maneira como você estudar deverá ser distribuída no tempo de estudo proposto. Por exemplo, se você colocou no ciclo que irá se dedicar 2 Hrs de português, então sua vídeo aula deverá ser assistida em 2 horas, se não der tempo de assistir de primeira vez, você deverá esperar o próximo ciclo para terminar tudo. Espero que você tenha compreendido, qualquer coisa deixe um comentário, abraços.

  • بيمنتل ليزا

    Oi professor!
    Como posso organizar video aulas? Posso ficar nesses ciclos assistindo video aulas?,Acha produtivo?
    E os exercícios e/ ou revisões, onde entram??
    Abs!

  • Guilherme

    Obrigado pelo artigo professor. Excelente!
    Dúvida rápida: como tenho cerca de 4 horas de estudo diárias e muita matéria para estudar, há alguma restrição em utilizar um ciclo de duas semanas? Obrigado, Guilherme.

  • Glaucia de Souza

    São muitos bons os seus artigos. A minha dúvida é com respeito as matérias de suporte, já que elas não são incluídas no ciclo de estudo. Então quando estudá-las?

  • Olá Guilherme,

    Obrigado pelo comentário. Não tem problema não, só cuidado. Se você ainda não estiver com um hábito de estudo bem formado você pode acabar desistindo por causa do excesso de estudo. Comece devagar, eu prefiro que você comece devagar e mantenha o ritmo do que começar rápido demais e desistir. Obrigado e abraços.

  • Olá Glaucia,

    Obrigado pelo comentário. O ideal é você estudadas em horários paralelos, por exemplo naquele horário que você está entre atividades. Na hora do almoço do trabalho, no trânsito (audio livros), caminhando (audio livros), etc. Você também pode deixar para o final do dia, pode exemplo você estuda pela manhã e deixa as matérias de suporte a tarde, por serem mais tranquilas você se dedica melhor. Espero ter ajudado, agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Ellen Oliveira

    Oi professor, amei o artigo, só tenho uma duvida,tenho 8 horas de estudo por dia, quero aderir ao ciclo, começo pelas matérias mais cobradas deixando 10 horas por semana, ou já vou pra todas as matérias no ciclo de 20 horas ? Obrigada

  • Olá Ellen tudo bem?

    Obrigado pelo comentário. Ellen se você ja tem o habito de estudar pode começar com o de 20 horas, mas se você está começando agora, comece devagar pelo ciclo de 10 horas e depois vai aumentando aos poucos, você vai ter um resultado mais consistente ok? Agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Wemenson Gonçalves

    Professor, já venho a algum tempo acompanhando técnicas de aprendizagem e alguns professores ensinam a estudar uma disciplina por vez, para que a absorção se torne mais sólida. Qual técnica seria mais adequada, estudar várias disciplinas ao mesmo tempo, ou estudar uma por vez mantendo revisões constantes das que já foram estudadas?

  • Olá Wemerson,

    Obrigado pelo comentário. Wemerson isso quem decide é você, tanto o cronograma fixo quanto o ciclo é uma questão de adaptação. Você deve fazer o teste e ver qual é melhor para sua rotina de estudos, a revisão você deverá fazer de qualquer forma, mas estudar apenas uma matéria ou várias depende unicamente de você ok?

    Agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Felicity

    Olá professor Piccini, muito bom o artigo.
    Tenho uma dúvida: Nos exemplos são apresentadas as matérias “fechadas” direitos, português, matemática… como eu coloco no ciclo os itens de cada matéria. Por exemplo: Matéria Português – item: vozes do verbo.

  • Olá Felicity,

    Nesse caso você deve escolher um dia da semana para organizar esses temas de estudo. Por exemplo em um domingo você pode selecionar os temas de cada matérias para estudar e distribui-los pela semana. Essa é melhor maneira de organizar os temas.

    Agradeço o comentário. Abraços e bons estudos.

  • Nathália Coutinho

    Precisando escrever um artigo, tcc ou mestrado como você me instruiria a organizar um cronograma de estudos?

  • Olá Nathália,

    Obrigado pelo comentário. Se for apenas o TCC eu recomendo você dividir seu tempo em bloco, deixe um bloc de horas apenas para escrita e nesse tempo apenas escreva. Você pode também dividir em blocos de pesquisa e escrita. Agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Alynne Sacoman

    não recebi o email com o download do kit de organização dos estudos 🙁

  • Olá Alyne,

    As vezes é preciso tentar novamente Alyne devido a erros no servidor, faça novamente o cadastro para efetuar o download, se não conseguir entre em contato comigo no e-mail.

    http://estudareaprender.com/kit-organizacao-estudos/

  • Alguém

    Professor, tenho matérias de peso 4, 3, 2 e 1:
    *Língua Portuguesa e Matemática peso 4;
    *Redação, Literatura e Geografia peso 3;
    *Historia, Filosofia e Sociologia peso 2;
    *Física, química e Biologia peso 1 (sendo que só posso zerar uma matéria de peso 1 na prova).

    Nisso surgiu uma dúvida de como organizar o ciclo:

    Jeito 1- Materias de peso 4 como as de maior peso/mais importantes (2hrs de estudo), matérias de peso 3 como as medianas (1h/1h30 de estudo), materias de peso 2 como as normais (45min/60min de estudo) e materias de peso 1 (30min de estudo?)

    OU

    Jeito 2- Materias de peso 4 e 3 como de maior peso/mais importantes (2hrs), materias de peso 2… e repete o final do jeito 1.
    O que você sugere?

  • Alguém

    Por exemplo, um vídeo de uma matéria possui 30min de explicação, esses 30min e a teoria+exercícios englobam as horas totais pra essa materia ou ficam à parte? Você poderia fazer um post sobre ciclo de revisão?

  • Olá Alguém 😄

    Depende do seu tempo disponível, recomendo apenas você revisar entre humanas e exatas, por exemplo,

    Português, Matemática, Literatura, Física, História, Química, etc..

    Assim não fica muito maçante ou apenas leitura ou apenas resolução de cálculos.

    Outra coisa, redação não entra no ciclo, você deve deixar 1 hora de redação diariamente, não importa o que aconteça precisa escrever todos os dias. Deixe para o final do dia se quiser.

    Espero que você tenha entendido, qualquer coisa pode deixar a dúvida que ajudo 😄

  • Olá Alguém,

    Essas horas entram sim, por exemplo, se você tem 1 hora de estudo programado para matéria X e são 30 min de vídeo aula, sobram 30 minutos para atividades.

    Obrigado pela sugestão irei fazer sim pode deixar! 😄

  • Aline Zanelli

    olá professor. gostei MUITO do seu artigo, é bom ter pessoas como vc nesse mundão. no meu caso eu estudo para tatuagem e desenhos realistas, estou sem trabalhar no momento e tenho o dia todo livre e já é a segunda vez que tento mudar meu cronograma e nao teve resultado nenhum. agora foi a terceira pois te achei aqui no google. oq vc me recomenda ? eu colocar blocos de horas para práticar na pele de porco por dia e no outro dia desenhar ? ou eu posso fazer essas duas coisas no mesmo dia ? to no aguardo. FELIZ ANO NOVO 🙂

  • Olá Aline,

    Obrigado pelo comentário. Aline pelo pouco de desenho que sei, acredito que o desenho no papel é bem diferente da tatuagem na pele, pois envolve a qualidade do traço e o familiaridade com a máquinas, tintas, etc.

    Não sei qual é sua maior dificuldade. Se você desenha bem, talvez precise da prática na pele, dai foco na pele, mas se você já tem prática na pele e precisa de mais criatividade no desenho, então foco no desenho. Entendeu?

    Você vai dedicar mais horas naquilo que tem mais dificuldade ou que será mais útil futuramente. Agradeço novamente, espero ter respondido sua dúvida 😄

    Ah! Feliz Ano novo para você também!! 😄

  • Aline Zanelli

    valeu professor, ajudou bastante!! <3