O que fazer antes da prova? 13 Dicas

Sem comentários

Está chegando o dia da prova, o que fazer? Vale a pena estudar um dia antes da prova? Como controlar o nervosismo?

São muitas dúvidas, afinal esse é o dia para confirmar se você realmente estudou de maneira correta.

Nesse artigo vou responder essas dúvidas e ensinar como controlar o nervosismo e ter um uma mente tranquila, que ajudará a realizar uma excelente prova e conquistar o resultado que deseja.

Essas dicas aqui servem tanto para quem vai fazer ENEM, concursos ou qualquer outra prova.

Mas, antes de aprender o que fazer, é necessário eu mostrar o que NÃO fazer.

Vamos lá…

O que não fazer um dia antes da prova prova?

Existem dois principais erros que a maioria dos estudantes comete antes da prova. Vou mostrar como eles atrapalham e prejudicam seu rendimento.

Esqueça a balada, exceto…

Acho que essa é a pior coisa que você pode fazer antes de uma prova. Não que eu seja contra as festas, mas é que participar de uma antes da prova detona com sua memória.

Quando você vai a uma festa, corre o risco de ter seu sono prejudicado o que é péssimo. Juntando isso ao consumo de álcool você tem uma combinação perfeita para a reprovação.

Pesquisas já comprovaram que o álcool pode prejudicar sua memória e o cérebro, principalmente se consumido em longo prazo, provocando a deficiência de vitamina B1.

Imagina quando consumir grandes quantidades de álcool na balada antes da prova. Isso acaba com as chances de você lembrar o que estudou.

Mas professor, eu não bebo bebidas alcóolicas

Ok, se você é como eu, que não bebe álcool. (Eu tenho uma enxaqueca tão ruim que se eu beber um pouquinho de cerveja minha cabeça parece que vai explodir 😮 )

O outro problema que a balada pode gerar é atrapalhar seu sono, mais abaixo eu explico melhor a importância do sono antes da prova. Mas fique sabendo, desde já, que dormir mal também pode atrapalhar sua memória.

Festa familiar pode!

festa-antes-da-prova

Se você for a alguma festa familiar que acabará cedo não tem problema. Nesse caso é liberado, inclusive é até bom para relaxar e divertir um pouco.

Óbvio que mesmo nesse caso evite o consumo de álcool, quanto ao resto é tudo liberado, dançar, brincar e relaxar.

O que eu não recomendo são festas muito grandes com som alto, bebidas e no final você esquecendo até onde mora 😉

Não se mate de estudar!

Esse é outro problema grande. Cansei de ver alunos querendo estudar em dobro antes da prova. Que fique claro de uma vez por todas…

Se matar de estudar antes de uma prova só prejudica seu aprendizado.

Neurocientistas da Carnegie Mellon University descobriram que se você estudar antes da prova prejudica tudo o que você aprendeu, de acordo com a Dra. Alison L. Barth:

“Com base em nossos dados, as sinapses que foram recentemente reforçadas são peculiarmente vulneráveis, mais estímulo pode realmente acabar com os efeitos de aprendizagem.”

É como se você nunca fosse à academia. Em um determinado dia você resolve ir e malhar 12 horas seguidas na esperança de virar o mister músculo

As coisas não funcionam assim…

Para você desenvolver músculos é preciso malhar todos os dias, o mesmo vale com seu aprendizado. Para que você aprenda com eficácia você precisa estudar todos os dias.

antes-da-prova-1

Bem, agora que você já sabe o que não pode fazer, vamos ao que fazer um dia antes da prova…

Preparação Mental antes da prova

Antes de qualquer coisa ter sua mente focada e ciente da sua capacidade de sucesso é o principal ponto.

Se você se preparou suficiente, estudou e se dedicou, não há motivos para pessimismo. Para evitar isso você deve acreditar na sua capacidade de sucesso.

Nesses casos ter uma mentalidade da aprovação é essencial para vencer o medo de fracasso evitando que você se sabote.

Uma das formas de você um dia antes da prova estimular sua mentalidade da aprovação é através de alguns mantras.

Um estudo mostrou que os mantras ajudam você a acalmar sua mente. De acordo com a psicóloga Marlynn Wei:

“(…) repetir uma para si mesmo uma única palavra acalma o sistema responsável pela sua mente divagante”

Uma mente divagante é aquela que está o tempo todo pensando no passado, rancores, ou no futuro, gerando ansiedade e estresse. A mente divagante pode ser muito prejudicial.

Portanto, o mantra ajuda você a se concentrar no agora e sobretudo na sua capacidade de ter sucesso.

Uma das dicas que dou para você são os mantras do William Douglas. Esses mantras são exclusivos para quem está se preparando para provas e concursos, veja um exemplo abaixo:

mantra-william-douglas

Aqui no site eu também separei algumas frases de motivação para estudar que podem servir como mantras para você acalmar sua mente, olhe um exemplo abaixo:

mantra-prof-piccini

Dica prática: Se puder imprima ou escreva bem grande esses mantras e deixe-os visíveis para você ler todos os dias e acalmar sua mente.

Alimentação antes da prova

A alimentação é muito importante para repor suas energias, principalmente do cérebro. Em repouso o cérebro consome 20% da energia do corpo!

Portanto, ter uma alimentação balanceada que forneça as vitaminas necessárias é muito importante, sobretudo antes da prova.

Bons alimentos para o cérebro.

Veja abaixo bons alimentos para seu cérebro que a nutricionista Kerry Torrens indica:

  • Opte por cereais integrais, eles possuem a quantidade certa de glicose que é liberada lentamente para seu organismo favorecendo sua concentração.
  • Use o óleo de peixe rico em Omega-3. Os ácidos graxos desse alimento ajudam na comunicação dos seus neurônios. Mantendo-as mais funcionais.
  • Vitaminas do complexo B, alimentos com vitamina B melhoram a memória. Alimentos como Carne, arroz, feijão possuem essas vitaminas.
  • Vitamina C para evitar a oxidação e melhorar a agilidade do se cérebro. Você encontra a vitamina C na laranja e folhas.

Esses são apenas alguns exemplos. Existem muito mais alimentos que beneficiam o cérebro.

O que você de evitar comer…

Não recomendo alimentos pesados muita gordurosos. Esses alimentos demoram a ser digerido o que dá aquela sensação de peso e cansaço, além de sono.

Evite inclusive comer alimentos pesados na noite anterior à prova, pois isso poderá prejudicar seu sono fazendo com que você acorde cansado e com o raciocínio lento.

Sabe aquele churrascão na noite anterior a prova? Esquece, coma apenas alguns pedacinhos de carne bem cedo para dar tempo de digerir e depois prefira frutas.

IMPORTANTE: Eu sei que você já sabe disso, mas nunca é demais avisar. Mantenha-se bastante hidratado, tome bastante água, pois ela também é essencial para seu cérebro.

Deixe tudo organizado antes da prova e evite surpresas

antes-da-prova-mesa

Imagens dos materiais escolares da Joana Moreira 

Você já sabe que a organização dos estudos é importante para melhorar seu foco e memorização. Agora você precisa entender que ter tudo organizado com antecedência evita que você perca tempo e saia de casa estressado.

Veja abaixo o que é importante você deixar organizado:

  • Organize a roupa que você irá usar no dia da prova. Deixe a roupa que você usará já separada, assim no dia seguinte é só vestir sem perder tempo escolhendo por horas e horas.
  • deixe organizadas as canetas, lápis, borracha que você usará na prova. Teste as canetas antes e leve duas canetas para evitar contratempos.
  • Tenha claro em mente onde é o local da prova. Se você não sabe onde é ou nunca foi, vá um dia antes para saber o caminho certo para chegar evitando perder horas procurando o local.
  • Programe seu despertador para pelo menos umas 2 horas antes, assim dá tempo de você se alimentar, acordar bem, tomar um banho e chegar tranquilo e calmo na prova.

Deixando tudo organizado você fica mais tranquilo. Deixe tudo visivelmente fácil para no dia da prova você apenas pegar e sair.

caneta-antes-da-prova

Uma boa noite de sono ajudará você antes da prova

Antes da prova você precisa ter uma boa noite de sono. Afinal, o sono é responsável por grande parte da qualidade da sua memorização.

Por isso, aproveite para descansar bem, durma cedo. Estabeleça um horário para dormir e deite-se. Você pode fazer uma leitura leve como um livro de desenvolvimento pessoal na cama para ajudar no sono.

Eu sei que no dia anterior a prova você pode ficar um pouco nervoso e isso atrapalhar você pegar no sono, para resolver isso pesquisei algumas dicas para ajudar.

Cal Adler, MD, professor associado de psiquiatria e Co-Director da Transtornos do Humor da UC Center, recomenda algumas recomendações para você combater o nervosismo e ter uma boa noite de sono:

  • Evite cafeína após o meio dia anterior a prova.
  • Um exercício leve como uma caminhada pode ajudar você a relaxar e também a ter uma boa noite de sono. (Não exagere!)
  • Não coma demais, principalmente à noite antes de dormir.
  • Música relaxante também ajuda a se acalmar. Evite sons pesados e muito agitados.
  • Banho quente antes de dormir faz com que seu corpo fique mais relaxado.

Essas dicas e a próxima que vou passar ajudarão muito a evitar o nervosismo antes da prova.

Tire o dia de folga antes da prova

O que você precisa fazer antes da prova é simplesmente evitar o estresse.

O estresse é responsável por grande parte dos problemas de memorização. De acordo com a psicóloga Susan Andrews:

“Quando estamos muito estressados e irritados, ficamos confusos e esquecidos”

A única maneira de você evitar o estresse é tirando um dia de folga para fazer tudo o que você gosta. Deixe esse dia apenas para aproveitar e relaxar.

Passe o dia com a pessoa que você ama, assistindo filmes, seriados, passeando, jogando game, qualquer coisa que deixe sua mente descansada e relaxada.

Eu gosto geralmente gosto de passar o dia junto com minha esposa e familiares, fazer um almoço em família. Pessoas que apoiam você podem ajudar a descansar sua mente e evitar o nervosismo.

O dia que antecede a prova é o dia para passar ao lado das pessoas que você ama e acreditam em seu sucesso.

Para encerrar o assunto…

Procurei deixar claro para você tudo o que é mais importante fazer antes da prova, e tudo isso se resume a relaxar e preparar sua mente.

Fique tranquilo, não adianta pensar em estudar um dia antes, isso não ajuda em nada, conforme expliquei acima. Agora é foco na prova 🙂

Próximos passos:

  1. Você tem prova amanhã? Tire o dia de descanso para preparar sua mente, leia os mantras e relaxe.
  2. Deixe um comentário contando o que você gosta de fazer para relaxar, vamos interagir!

Gostou do artigo? Então, clique abaixo para compartilhar com um amigo ele também vai gostar! 😀

E-mail:
Escrito por
Professor, empreendedor & escritor. Especialista em aprendizagem. Atualmente dedicado ao site Estudar e Aprender.