O que é a mentalidade da aprovação e por que é importante?

6 Comentários

mentalidade-aprovacaoSarah resolveu começar um projeto novo em sua vida, estudar para passar em um concurso.

Então começou a se dedicar, todos os dias estudava uma média de 2 horas, fazia revisões, resolvia questões, utilizava técnicas de estudos. Sarah estava animada.

Para aproveitar seu rendimento Sarah diminuiu a saída para festas, ela ainda saía, mas em uma frequência menor. Quando estava junto dos amigos, a conversa era a mesma de sempre, a decisão de Sarah em estudar para concursos, e sempre nas conversas Sarah falava:

“Sei lá, acho que não vou conseguir, está muito concorrido.”

Sarah estava cometendo o pior erro que um concurseiro ou estudante pode cometer. Ela estava cultivando uma atitude mental negativa. Passava horas estudando, mas ao final não acreditava que poderia ser aprovada, Sarah sofre com a mentalidade da reprovação.

Você também comete o mesmo erro de Sarah? Você também estuda, mas ao final não acredita que conseguirá ser aprovado? Tem medo dos resultados?

Neste artigo vou te explicar porque uma atitude mental positiva faz com que você aumente suas chances de aprovação. Ao final vou te ensinar a desenvolver a atitude mental correta para ser aprovado. Leia todo o texto para aprender a desenvolver a mentalidade da aprovação.

Boa Leitura 🙂

Porque muitos estudantes e concurseiros têm uma mentalidade negativa?

“A mente é como um velcro para experiências negativas e teflon para as positivas (Psicólogo Rick Hanson)

Se você se identificou com Sarah pode ficar tranquilo, não é um problema unicamente seu, na verdade esse é um problema que herdamos de nossos antepassados primitivos.

Em um artigo interessante sobre o viés negativo da mente o psicólogo Rick Hanson explica por que temos essa atitude negativa:

“Nossos genes foram repassados pelos nossos ancestrais que viviam atrás de alimentos e evitavam os predadores. Aproximar-se de algo e evitar o outro. O problema é que era preciso estar muito mais atento aos predadores do que ao alimento, pois se você não encontrasse alimento hoje, amanhã poderia tentar, mas se um predador te pegasse poderia ser a última vez, por isso esse viés negativo do cérebro de prestar atenção ao que é nocivo.”

Veja só.

Algo extremamente útil para nossa sobrevivência no passado é o que torna a vida de muitos estudantes e concurseiros difícil hoje. Se fizer uma comparação com a realidade atual, um dos principais motivos para a mentalidade negativa é o medo da reprovação.

Se você já teve alguma experiência ruim ao ser reprovado em um concurso, isso minou sua mentalidade positiva, e agora o medo tomou conta de você. Tudo o que você passa a ver é a reprovação, você não consegue visualizar um cenário positivo de aprovação. Por isso essa mentalidade é conhecida como mentalidade da reprovação.

Como saber se eu tenho uma mentalidade de reprovação?

mentalidade-reprovacaoSe você possui algum desses “sintomas” abaixo é muito certo que você tenha a mentalidade da reprovação.

  • Tenho medo de reprovar e de fracassar.
  • Tenho medo de decepcionar meus pais, parentes ou cônjuge.
  • Tenho medo de nunca passar em uma prova ou concurso.
  • Por mais que eu estude, eu sempre acho que não estou preparado.
  • Não me acho capaz de assumir um cargo público ou ser aprovado na faculdade que desejo.
  • Não me acho capaz.

“O cérebro passa a focar nas emoções negativas, exatamente como os ancestrais faziam. O que era útil no passado permaneceu.”

Existem muitos deflagradores da mentalidade reprovação, como a ansiedade, stress, cansaço, desanimo, e principalmente o medo. Quero me aprofundar um pouco mais sobre o medo para que você o compreenda.

Medo de reprovar e Medo de fracassar.

medo-reprovarO medo é um dos principais deflagradores da atitude mental negativa. O medo de não ser aprovado ou do fracasso é o que faz com que muitas pessoas fiquem inertes, desistam de estudar ou mesmo não consigam resultados com seus estudos.

Fique sabendo.

O medo é algo irreal, ou seja, não existe. Ele está unicamente em sua mente, o medo é como um companheiro indesejado que muitas vezes fica dando palpites onde não foi chamado. Por exemplo, você pensa em estudar e o medo sutilmente lhe diz, “pra quê estudar? Você não vai passar mesmo”.

2 Passos para acabar com o medo da reprovação e do fracasso.

Passo 1 – Pare agora e pense por um pouco sobre seus medos, quais são eles? Medo de reprovar? Medo de fracassar? Enfim, pense um pouco sobre os medos que você tem. Escreva em uma folha todos os seus medos. Conforme o exemplo:

medo-reprovacao-passo-1

Passo 2 – Logo a frente de cada medo que você escreveu na folha, você irá colocar uma atitude que você deverá fazer a partir de agora para erradicá-lo. Por exemplo, se você escreveu “medo de reprovar”, coloque em frente, “me dedicar mais aos estudos para conseguir a aprovação”, veja o exemplo:

medo-reprovacao-passo-2

Porque esses dois passos funcionam?

O que eu quero que você faça aqui é perceber quanto o medo é algo irreal, ele não existe. Muitas vezes ele te impede de seguir em frente ou de ser aprovado, mas na verdade são apenas fantasias.

Quando você olha seus medos e propõe uma ação prática, você está colocando algo real a ser feito a partir de agora para que o medo não se torne realidade. Agora você não está mais apenas sentindo medo, você está agindo para conseguir o que deseja.

Mas ainda falta o principal.

O ingrediente para que você consiga vencer o medo é a atitude mental positiva, o que eu chamo de mentalidade da aprovação. É ela quem irá blindar sua mente contra o medo, mas antes quero te mostrar por que ela é importante.

Por que a mentalidade positiva é importante para a aprovação?

A atitude mental positiva não é apenas útil no combate ao medo, é também importante para sua motivação e também para um melhor aprendizado. Separei duas pesquisas interessantes para você ler.

Olha que interessante.

A pesquisadora americana Bárbara Fredrickson fez uma pesquisa onde vários grupos assistiram a diversos filmes. Uma parte do grupo assistiu filmes sobre alegria e felicidade e a outra parte assistiu filmes sobre medo e raiva.

Ao final da sessão de filme, cada grupo deveria escrever uma carta contando suas expectativas em relação ao futuro. O resultado foi bem interessante.

“A pesquisa percebeu que as pessoas que assistiram filmes de felicidade, estavam muito mais confiantes em relação ao seu futuro do que os grupos que viram filmes de medo ou raiva.”

Essa pesquisa revela que uma atitude mental positiva, no caso ocasionado pelo filme de felicidade, é responsável por uma maior motivação. Quando você está bem consigo mentalmente, é capaz de acreditar que tudo dará certo, uma excelente forma de erradicar o medo.

Em outra pesquisa Michael F. Scheier, psicólogo da Carnegie-Mellon University, em Pittsburgh, descobriu que os otimistas conseguem lidar melhor com o estresse que os pessimistas.

Scheier descobriu que os otimistas quando estão em frente a contratempos e decepções são mais propensos a desenvolver planos de mudança e melhorarem suas perspectivas.

Já os pessimistas preferem esquecer o problema ou tomar atitudes de inércia. Preferem não fazer nada, aceitando isso como uma derrota.

Você percebeu?

A atitude mental tem um impacto real em sua motivação, sobretudo quando você tem que lidar com a reprovação. Todo concurseiro ou estudante sabe (ou pelo menos deveria saber 🙂 ) que a reprovação nada mais é que um contratempo para se alcançar a aprovação.

Você acha que existe alguma pessoa que apenas teve aprovações em toda sua carreira? Mesmo que exista essa pessoa está fora dos padrões. A grande maioria tem que lidar com muitas reprovações antes de conseguir a aprovação desejada.

Desenvolver uma mentalidade positiva é garantir que você se manterá motivado e estudando até conseguir a aprovação, é ideal inclusive para que você desenvolva os hábitos de estudos.

Agora que você já percebeu a importância do otimismo, vou te explicar como a mentalidade da aprovação ajuda você a ter melhor resultado em seus estudos.

Veja abaixo.

O que é a mentalidade da aprovação e como desenvolvê-la?

mentalidade-da-aprovacaoA mentalidade da aprovação é atitude mental que ajuda estudantes e concurseiros a se manterem motivados e com um melhor desempenho nos estudos e aprendizado. Ela ajuda a superar obstáculos como a reprovação.

Importante: Mentalidade de aprovação não significa que você passará em um concurso apenas sentado em uma cadeira mentalizando. Pelo contrário, ela só tem efeito se você estiver estudando e se dedicando de verdade.

Um estudante ou concurseiro que possui a mentalidade da aprovação não tem medo de estudar e está ciente da sua capacidade de aprovação.

Além disso, a mentalidade da aprovação tem como base o otimismo, essencial para um melhor aprendizado, devido sua alta influência nas atividades neurais.

A pesquisadora e Ph.D. Teresa Aubele apontou os principais benefícios do pensamento positivo.

  • Estimula o crescimento de ligações nervosas.
  • Melhora a cognição mental, aumentando a produtividade.
  • Melhora a sua capacidade de analisar e pensar.
  • Afeta a sua visão do todo.
  • Aumenta a atenção.
  • Leva a pensamentos mais felizes.

Percebeu como a mentalidade da aprovação é importante?

Estudantes e concurseiros que cultivam esse tipo de mentalidade obtêm resultados em menos tempo que os que possuem a mentalidade da reprovação.

Você ainda tem uma mentalidade de reprovação? Então veja abaixo o passo a passo para desenvolver a mentalidade da aprovação.

Como desenvolver a mentalidade da aprovação?

Agora chegou o momento de transformar sua mentalidade de reprovação em mentalidade de aprovação. Pegue um papel, uma caneta e faça cada um dos passos abaixo, até o final você começará a desenvolver a mentalidade da aprovação.

Passo 1: Tomada de consciência

O primeiro passo é a tomada de consciência. É saber reconhecer que você tem uma mentalidade de reprovação. Para saber disso você primeiro tem que ler no texto e reconhecer alguns “sintomas” da mentalidade da reprovação conforme escrevi acima.

Logo após lê-los você irá escrever em uma folha todos os sintomas que você possui, sejam eles medo da reprovação, medo do fracasso, etc. Para te ajudar veja o exemplo:

mentalidade-aprovacao-passo-1

Passo 2: Razões porque você merece ser aprovado

Agora chegou o momento de você começar a desenvolver sua mentalidade de aprovação. São 2 ações que irão ajudar você a transformar sua mentalidade.

Após fazer sua tomada de consciência onde você escreveu todos os seus medos, chegou o momento de você compreender por que você merece ser aprovado.

Essa dinâmica o ajudará a abrir seus olhos para suas capacidades e para a base da sua atitude mental positiva. Além disso, o ajudará a perceber seus reais motivos para ser aprovado em uma prova ou concurso.

Escreva em uma folha.

Quais as razões que você merece ser aprovado em um concurso. Veja o exemplo:

mentalidade-aprovacao-passo-21

 

Guarde suas razões em um local onde você possa lê-las sempre. Elas serão como um antídoto para sempre que você começar com sentimentos de medo e derrota. É só você ler suas razoes para mudar sua mentalidade.

Essas razões que você escreveu podem estar em consonância com os seus motivos conforme eu já te ensinei a fazer no artigo sobre como ter motivação para estudar.

Passo 3: Escreva um resultado de sucesso

Agora é um exercício de visualização. Para ajudar você a mudar sua mentalidade é importante que você já se visualize tomando posse do cargo que deseja ou sendo aprovado em uma prova.

Para isso você deverá criar uma situação no futuro, onde você está aprovado. Seja bem detalhista e escreva como será o dia da sua aprovação. Tente visualizar tudo, desde a reação das pessoas próximas e tente sentir o sentimento de satisfação ao ser aprovado.

Observe o exemplo:

mentalidade-aprovacao-passo-3

Guarde essa visualização com você. E sempre que você estiver para baixo ou com pensamentos negativos, leia ela e tente se imaginar na cena que você descreveu.

Mantendo a Mentalidade da aprovação.

Agora que você já deu os primeiros passos para desenvolver a mentalidade da aprovação, chegou a hora de mantê-la. Para isso você usará essas 6 dicas simples, que o manterá sempre positivo em relação a si mesmo.

Sorria

sorriaNada melhor do que sorrir para mudar uma mentalidade. Pode fazer o teste. Sempre que você começar a ter pensamentos negativos, dê uma risada. Você perceberá que seus pensamentos começarão a mudar.

Sorrir é uma ação que transforma sua atitude mental. Por isso use sempre essa dica e mantenha um sorriso no rosto. É o que todo estudante ou concurseiro com a mentalidade da aprovação faz.

Leia frases de motivação.

Em dias de desanimo, algumas frases de motivação o ajudarão a seguir em frente. Leia algumas para ajudar a manter sua mentalidade positiva. Caso se interesse eu mesmo separei 10 frases de motivação que irão te ajudar.

Mantenha o controle de seus pensamentos.

mentalidade-positivaVocê deve ter controle sobre seus pensamentos. Não deixe que pensamentos negativos e de medo tomem conta de você. Mantenha-se firme e cultive sua mentalidade positiva.

Seja rápido, ao perceber que uma mentalidade negativa está se aproximando, a transforme rapidamente em um sentimento positivo. Evitar pensamentos negativos ajudará você nos seus estudos e no aprendizado.

Músicas

Escutar uma musica que te anime também te ajudará a manter uma mentalidade positiva. Se você estiver se sentindo com medo ou negativo, pare um pouco pegue seus fones de ouvido ou seu som e ligue em uma música que te deixe “pra cima”.

Essa atitude vai te ajudar a modificar sua mentalidade.

ajude-alguemAjude Alguém

A melhor maneira de manter uma mentalidade de aprovação é ajudando alguém. Compartilhe seu conhecimento com algum amigo ou colega. Ajude alguém que está com dificuldade.

Quando você ajuda alguém você entra em um campo de otimismo, onde sua auto estima aumenta e você se sente mais motivado e positivo para realizar suas atividades.

Esteja próximo de estudantes e concurseiros positivos.

grupo-mentalidade-aprovacaoEsteja sempre próximo de pessoas positivas. Pessoas com mentalidade negativa tendem a afastar os outros. Ninguém gosta de ficar perto de sujeitos pessimistas.

Forme um grupo da mentalidade de aprovação. Esse grupo vai ser de ajuda mútua a todos para que consigam ter uma mentalidade positiva e que ajude um ao outro no aprendizado.

Conclusão

Você conseguiu perceber todos os benefícios da mentalidade da aprovação? Ela não ajuda somente a ter mais autoestima ou perseverança, mas também tem um impacto direto na qualidade do seu aprendizado.

A mentalidade da aprovação é o fator principal que o ajudará a ter maiores chances de aprovação em uma prova ou concurso. A receita básica é preparação por meio dos estudos e a mentalidade da aprovação.

Espero que esse texto tenha ajudado você a perceber isso e de agora em diante você faça da mentalidade de aprovação um hábito. 🙂

Próximos passos

1 – Desenvolva a mentalidade da aprovação. Siga os passos para transformar sua mentalidade e aumentar suas chances de sucesso nas provas e concursos.

2 – Deixe um comentário informando o que você achou sobre a mentalidade da aprovação.

3 – Contagie um amigo. Compartilhe esse texto com um amigo ou colega e contagie ele com a mentalidade da aprovação é só clicar abaixo.

E-mail:
Escrito por
Professor, empreendedor & escritor. Especialista em aprendizagem. Atualmente dedicado ao site Estudar e Aprender.
  • Pryscilla Vaz

    Esse TED talks vai mto de encontro com esse texto!
    https://www.youtube.com/watch?v=Ks-_Mh1QhMc

  • Olá Priscila,

    Que bom que você postou esse vídeo aqui. Era para eu ter colocado ele como referência aqui, pois é a base para a atitude de SORRIR. Como sorrir pode influenciar seu dia e tornar sua vida de estudante muito melhor.

    Inclusive para as estudantes que gostam mais de ler, vou colocar aqui a transcrição em texto desse TED, é só acessar o link: https://www.ted.com/talks/amy_cuddy_your_body_language_shapes_who_you_are/transcript?language=en

    Mais uma vez agradeço a sua colaboração e esteja a vontade para comentar e acessar o site sempre, abraços e bons estudos. 🙂

  • Joelma Konno

    Gostei muito dessas dicas. A partir de agora colocarei em prática!! Agradeço.

  • Ótimo Joelma, coloque em prática sim, tenho certeza que logo você terá desenvolvido sua mentalidade da aprovação. Obrigado pelo comentário, abraços e bons estudos.

  • Bianca silva

    Valeu a pena ler cada palavra. Além de abrir minha mente, tomei logo uma iniciativa. Muito Obrigada Professor!!!!!

  • Olá Bianca,

    Obrigado pelo comentário. Fico contente em saber que o artigo te abriu horizontes, agora é colocar em prática. Agradeço novamente, abraços e bons estudos.