[Infográfico] 9 Dicas rápidas para passar no ENEM

2 Comentários

Está difícil os estudos para o ENEM? Sei como é, as vezes da vontade de largar tudo e sair correndo. Para ajudar você eu reuni 9 dicas rápidas para passar no ENEM.

Essas são as principais dicas que sempre passo aos meus alunos para que eles consigam aprender com eficácia e que vão ajudar você a não se descabelar antes da prova do ENEM 😀

Para facilitar essas dicas estão em um infográfico, logo mais abaixo inseri formas de você colocar em prática todas elas.

Boa leitura 😉

Compartilhe esse Infográfico No Seu Site (Copie e cole o código HTML)

Dica #01 – Tenha a mentalidade de aprovação no ENEM

Antes de qualquer coisa é preciso ter uma mentalidade de aprovação.

Não adianta nada você dedicar horas e horas para estudar e aprender e no final não acreditar na sua capacidade de sucesso, isso é auto sabotagem.

Ter uma mentalidade de aprovação não significa que se você ficar pensando em passar no ENEM irá conseguir sem estudar. Pelo contrário, é a mentalidade de acreditar na sua capacidade, desde que você tenha se empenhado para isso.

Várias pesquisas já comprovaram que uma mentalidade positiva ajuda na motivação, foco e também na melhor resolução de problemas.

Para entender melhor o que é mentalidade de aprovação leia o artigo aqui

Dica prática para desenvolver a mentalidade da aprovação

Uma das melhores maneiras de desenvolver a mentalidade da aprovação é escrevendo um resultado positivo que você deseja alcançar.

Por exemplo…

Escreva como será quando você for aprovado no ENEM e imagine-se participando do primeiro dia de aula da faculdade, sinta a alegria de ser aprovado. Escreva tudo como será quase como um diário do futuro.

E antes que você pense que isso é bobeira, saiba que seu cérebro ao imaginar um resultado positivo consegue motivar-se mais e desenvolver mecanismos para evitar o desanimo e o pessimismo.

Dica #02 – Seja organizado ao estudar para o ENEM

A organização dos estudos é fundamental, sem ela fica muito difícil de você aprender.

Quando você tem uma rotina de estudos organizada você…

  • Aumenta a concentração nos estudos
  • Melhora a memorização
  • Reduz o estresse e a ansiedade
  • Desenvolve o hábito de estudos

Viu como a organização é importante para seu aprendizado?

Então antes de começar a estudar, ter uma rotina de estudos organizada, com horários e matérias certas para estudar vai ajudar muito.

Dica prática para organizar sua rotina de estudos.

A melhor maneira de você organizar sua rotina de estudos é criando um cronograma de estudos.

O cronograma de estudos é uma rotina que você define os horários e matérias para estudar corretamente em cada horário.

Se você tiver dúvida de como montar um cronograma de estudos o Guia completo de como estudar para o ENEM vai ajudar você a organizar tudo.

Eu coloquei nesse guia tudo o que é necessário para você organizar e começar a estudar para o ENEM e conquistar a aprovação. 😀

Dica #03 – Estude todos os dias para o ENEM

O que realmente irá fazer você conquistar a aprovação no ENEM é o hábito de estudar todos os dias.

Acontece que todo o aprendizado ocorre através do tempo, ou seja, quanto mais você estuda mais você aprende e mais fácil fica a sua memorização. Por isso o estudo constante é o diferencial.

Um artigo na Harvard Business Review mostrou que as pessoas mais bem-sucedidas em suas áreas, os gênios, tinham rotinas diárias como, praticar exercício, manter-se longe de distrações e o hábito diário de trabalho.

Desenvolver um hábito de estudo é o passo fundamental se você realmente procura a aprovação no ENEM

Dica prática para desenvolver o hábito de estudos para o ENEM

O ideal de um hábito é você começar pequeno. Não adianta você nunca ter estudado e do dia para noite querer estudar 4 horas sem parar, é preciso ir devagar.

Comece com 20 minutos e aumente 10 minutos a cada dois dias. No final de um mês você estará estudando mais de 2 Horas seguidas e nem precisou sofrer para isso.

É obvio que começar um hábito exige de você disciplina. Mas como eu sempre falo, é muito mais fácil você ter disciplina para estudar 20 minutos no começo do que 5 horas seguidas né?

Faça isso durante 30 dias, comece devagar e crie o hábito de estudar todos os dias.

Dica #04 – Prática constante de atividades para o ENEM

Eu sempre estou escrevendo ou falando nos vídeos do Canal Estudar e Aprender sobre a importância do aprendizado eficaz, ou seja, aprender para atingir o resultado que você deseja.

Nesse caso aqui você está estudando par ao ENEM, mais precisamente para conquistar a aprovação no ENEM, logo o que é preciso fazer para conseguir a aprovação?

Acertar o maior número de questões na prova né?

Portanto a lógica é simplesmente uma. Você precisa treinar através de questões do ENEM todos os dias. É isso que irá fazer a diferença no seu aprendizado e torna-lo mais eficaz.

Tudo bem eu sei que fazer resumos e esquemas ajudam e muito no aprendizado, só que se você tem uma prova objetiva, você também precisa treinar com questões.

Uma ideia boa é você revezar entre resumos, esquemas e também resolução de questões.

Dica prática para aumentar a eficácia do aprendizado para o ENEM

Uma dica muito boa que você pode usar é responder provas antigas do ENEM. Você pode pegar várias provas antigas e deixa-las guardadas no seu computador.

Escolha um dia da semana e responda uma prova inteira do ENEM. Tente entrar no clima da prova verdadeira, assim você treina mente para o dia da prova e também aumenta a eficácia do aprendizado.

No site do Inep tem todas as provas antigas do ENEM para você baixar

Dica #05 – Junte forças para passar no ENEM

Uma ótima forma de você dobrar o seu aprendizado é através de um grupo de estudos.

Eu sei que é muito difícil montar um grupo de estudos. Muitas pessoas não conseguem ter a determinação e foco que um grupo exige, mas quando você consegue seu aprendizado se torna muito melhor e veloz.

Dentro de um grupo você pode ensinar e aprender. Você aprende com um colega o que não consegue entender e também ensina o que é mais fácil para você. Essa interação é muito poderosa.

Um grupo de estudos forte também ajuda todos a manterem a motivação, por isso é importante escolher as pessoas certas para estudar.

Dica prática para montar um bom grupo de estudos

  • Um grupo de estudos não precisa ter 200 pessoas! Algo em torno de 4 a 6 no grupo é o suficiente para que todos mantenham uma união sólida e controlada.
  • É importante ter um critério para o grupo, por exemplo, todos devem estudar todos os dias. Evite a participação de pessoas desinteressadas.
  • Se uma pessoa não estiver contribuindo e estudando ativamente, não tenha medo de tirá-la do grupo, afinal o proposito do grupo é estudar.
  • A tecnologia ajuda muito, aproveite o facebook e o whatsapp para trocar informações e mensagens de motivação, isso é importante.

Dica #06 – Tire pausa entre os estudos

Ao contrário do que muitos estudantes pensam tirar uma pausa é muito importante, pois facilita a sua memorização. Isso já foi verificado por inúmeras pesquisas.

O problema é que muitas pessoas ainda insistem em estudar por horas e horas, parando apenas para ir ao banheiro ou comer algo. Não faça isso!

Quando você tira uma pausa você ajudar seu cérebro a estabelecer a conexões neurais necessárias para memorizar um conteúdo com mais facilidade.

Dica prática para tirar pausar entre os estudos do ENEM

A ideia é bem simples. É só você definir uma quantidade de tempo que você quer estudar e entre esse tempo tirar pausas rápidas de 5 a 10 minutos.

Durante as pausas não fique sentado na sua cadeira de estudos e nem mexendo na internet. Aproveite para tomar um ar, andar um pouco. Isso ajudará você a fortalecer sua memorização.

Dica #07 – Use a tecnologia para dobrar seu aprendizado

“Não há só um método para estudar as coisas.”

Aristóteles

Hoje em dia temos acesso a várias mídias que possibilitam um aprendizado muito mais dinâmico.

Você precisa tirar proveito disso, ao invés de manter seus estudos em apenas um tipo de material, procure variar entre livros, vídeos, áudios. Isso torna seu aprendizado ativo envolvendo mais áreas do seu cérebro.

Você também pode usar a tecnologia para ajudar a resolver problemas mais graves.

Por exemplo…

Se você não estiver entendendo um conceito pelo livro, procure uma vídeo aula que explique a mesma coisa.

Se mesmo assim não entender procure outra aula, tem muito material disponível online que pode ajudar você.

Dica prática para aproveitar melhor a tecnologia para aprender

Todas as vezes que você for estudar por um material seja texto, vídeo ou áudio. Na hora de revisar procure modificar, por exemplo, se você estudou por um livro na hora de revisar assista uma vídeo aula.

Essa é uma prática simples que você perceberá uma melhora muito grande no seu aprendizado.

Existem inúmeros sites que possuem material de qualidade, além do youtube também tem o Khan Academy é um site que gosto muito pois conta com vídeo aulas e também atividades logo após cada aula.

Dica #08 – Cuide do seu corpo e melhore seu aprendizado

“Mente sã, corpo são”

Desconhecido

Quem pensa que atividade física não tem nada a ver com estudos está muito enganado. Seu corpo e sua mente estão unidos.

Do que adianta você ficar horas estudando, comendo bobeiras, e sem exercitar-se. Com o tempo seu corpo ficará doente e você não conseguirá estudar.

Daí a importância da saúde para os estudos, pois sem a saúde você não consegue concentração e muito menos memorização.

Dica prática para cuidar do corpo e da mente para o ENEM

Você não precisa tornar-se um superatleta da noite para o dia, comece devagar com atividades físicas leves.

Você pode fazer uma caminhada, corrida ou andar de bike. É só escolher um horário do dia para fazer isso. Algo em torno de 40 a 60 minutos já é o suficiente.

A atividade física irá melhorar seu aprendizado e também fará com que você se sinta muito mais disposto a estudar, faça o teste 😉

Dica #09 – Divirta-se ao estudar para o ENEM

“O que não dá prazer não dá proveito. Em resumo, senhor, estude apenas o que lhe agradar.”

William Shakespeare

Ei sei, você deve agora estar achando que sou louco afinal você pensa:

“Como alguém pode se divertir estudando para o ENEM?”

Existe sim maneiras de você se divertir estudando, e estou justamente passando essa dica porque a diversão ajuda no seu aprendizado.

Quando estamos alegres, liberamos no cérebro um mediador químico chamado Dopamina. Quando você libera dopamina pela diversão sua memória de longo prazo se forma com mais facilidade.

Por isso você tem que trocar essa ideia de que o estudo é chato, pois isso está apenas dificultando ainda mais seu aprendizado.

Dica prática para você se divertir enquanto estuda para o ENEM

Uma forma de divertir-se é criando suas próprias formas de aprender e estudar. Isso coloca seu cérebro para trabalhar mais ativamente e também facilita sua memorização.

Por exemplo.

Ao invés de apenas criar um resumo simples de suas leituras, crie resumos com suas próprias palavras, usando a maneira como você conversa. Isso deixa muito mais divertido.

Para concluir…

Procurei reunir nesse artigo todas as 9 dicas que considero mais essenciais para passar no ENEM.

Para que essas dicas realmente ajudem você precisa colocar em prática todos os dias. Se quiser você pode imprimir o infográfico e manter ele sempre visível para lembrar sempre de usar as dicas.

Você pode usar essas dicas em conjunto ou começar inserindo uma a uma em sua rotina, você quem decide o importante é usá-las! 😀

Próximos passos:

  1. Escolha pelo menos 1 das dicas que você aprendeu aqui e comece a colocar em prática hoje mesmo.
  2. Deixe um comentário contando qual dessas dicas você vai colocar em prática, pense nisso como um exercício para você já praticar agora.

Gostou do artigo? Então clique abaixo para compartilhar com um amigo que também está estudando para o ENEM

E-mail:
Escrito por
Professor, empreendedor & escritor. Especialista em aprendizagem. Atualmente dedicado ao site Estudar e Aprender.
  • William

    Professor, já me formei em Engenharia Sanitária e Ambiental, porém decidi retomar os estudos e cursar outra faculdade, porém decidi ter um pouco mais de foco e em uma de minhas pesquisas na internet acabei conhecendo seu site que tem sido de grande proveito, de enorme melhor dizendo. Cada dica tem sido bem válida e eu procuro ler seu site pelo menos uma vez por dia, pra ver se não deixei nenhuma dica pra trás. Obrigado pelas dicas, continue sempre assim, nós agradecemos (risos)

  • Olá William,

    Obrigado pelo comentário. Que bom que você está retornando aos estudos para melhorar mais e mais, isso é ótimo e você só tem a ganhar. Fico feliz de saber que as dicas estão ajudando você e espero que continue ajudando mais e mais. Agradeço novamente.

    Abraços e bons estudos 🙂