Guia completo de como estudar para concursos

10 Comentários

Você sente-se perdido na hora de estudar para concursos? Não sabe quais matérias estudar ou quantas horas estudar por dia? Foi pensando nesses problemas que resolvi criar esse guia de como estudar para concursos.

Resolvi chamá-lo de guia definitivo de como estudar para concursos, pois vou tentar resumir tudo o que é necessário para que você estude com eficácia e consiga sua aprovação.

Este guia será útil tanto para um concurseiro que está iniciando agora sua jornada de estudos agora quanto outro que já está a um tempo estudando, mas ainda sente-se um pouco desorganizado ou perdido.

O que você vai aprender nesse guia:

  • Definir seus objetivos de estudos
  • Ter motivação para estudar.
  • Desenvolver o hábito de estudos.
  • Organizar seu local de estudos.
  • Quantas horas estudar por dia.
  • Definir um cronograma de estudos.
  • Selecionar as matérias para estudar.
  • Estudar com eficácia.
  • Revisar seus estudos.
  • Em quanto tempo vou ser aprovado?
Bônus: Baixe este guia completo grátis em PDF. Inclui 2 dicas bônus não disponíveis nesse artigo.

Antes que você se pergunte, “vale a pena ler um guia de como estudar para concursos?” Vou deixar claros os benefícios.

  • Talvez hoje você esteja estudando, mas com uma sensação de que tem algo errado, esse guia te ajudará a ter foco.
  • Não tem tempo para estudar? Ou sente que seu tempo de estudo está errado? Este guia vai te ajudar a corrigir isso.
  • Estudo eficaz. Não adianta nada você passar horas estudando e depois parecer que não aprendeu nada. Este guia te ajudará a estudar com eficácia.

Agora sem mais enrolação, pegue seu bloco de notas e uma caneta, pois precisará anotar algumas informações importantes.

Espero que esse artigo te ajude a encontrar um rumo em seus estudos, boa leitura.

Definindo objetivos de estudos.

“Comprometa-se com suas metas e encare os obstáculos como etapas para atingir o objetivo final.” (Dr. Lair Ribeiro)

objetivos-de-estudosNada na vida pode ser feito sem objetivos e metas, são eles que o ajudam a descobrir se você está seguindo o caminho correto, rumo ao futuro que deseja.

Quando você estuda sem objetivos, você não sabe para onde está indo. Pior ainda é estudar com objetivos errados, pois gera mais problemas, e esse último caso é o que mais vejo.

Vamos analisar um objetivo que pode ser considerado errado, esse é bem comum, várias pessoas chegam até mim e falam que estão estudando para “passar em um concurso” eu fico muito contente, afinal, pior seria se a pessoa estivesse estudando para reprovar em um concurso 😉 .

Mas fora a piadinha, esse é o pior tipo de objetivo, pois te coloca em várias armadilhas.

A primeira é que se você estuda para passar em um concurso significa que se você for aprovado em um concurso com salário de R$ 320,00 você estará contente, afinal o objetivo é passar em um concurso. (Nem sei se existem concursos com esse salário, coloquei esse valor só para aumentar o efeito dramático hehehe)

A segunda é que se você estuda para passar em um concurso significa que se você for aprovado em um concurso daqui 30 anos você terá completado seu objetivo.

Tenho certeza que você não quer ficar estudando 30 anos para passar em um concurso ainda mais um concurso com salário de R$ 320,00. Por isso é importante você definir suas metas e objetivos corretamente.

Para que um objetivo seja correto ele precisa ser definido. Precisa ser específico, mensurável e com prazo definido. Entenda melhor:

  • Específico: Quanto mais específico um objetivo melhor. Defina qual cargo público você quer assumir e quanto quer ganhar de salário.
  • Mensurável: Como você sabe que completou esse objetivo? No caso de concursos você sabe que é aprovado quando é chamado para assumir o cargo. Você precisa definir isso bem.
  • Prazo definido: Quando você vai assumir o cargo? Quando você vai passar? Você precisa deixar isso claro, independente se o edital saiu ou não. Tente trabalhar um prazo imaginário por enquanto.

Exemplo de um objetivo definido: Quero ser aprovado no cargo público de Juiz Federal em Setembro do ano XXXX.

Quando você faz o exercício de definir seus objetivos sua visão muda, você passa a sentir-se mais confiante. Por isso definir corretamente um objetivo é o primeiro passo para conseguir a aprovação em um concurso.

Por que definir objetivos vai te ajudar nos estudos?

estudar-e-aprenderSeu cérebro é uma maquina complexa, ele consome muita energia, então ele evita toda atividade desnecessária para economizar energia.

Dessa forma, quando você estuda sem objetivos seu cérebro compreende que aquela atividade não tem utilidade, portanto não compensa o gasto de energia.

Um objetivo definido te ajudará a ter mais foco em seus estudos. Quando você concentra suas energias em um único cargo suas chances aumentam drasticamente.

Quando você não tem foco, você fica tentando passar em qualquer concurso, e sempre que surge um edital novo você recomeça seus estudos. Isso é a pior coisa a ser feita.

Além disso.

A definição de objetivos ajudará em sua concentração. Afinal você deixará de ficar pensando toda hora se está estudando corretamente ou se você deve estudar para aquele concurso mesmo.

Coloque em prática a definição dos objetivos de estudo.

  1. Pense em qual cargo você quer assumir, e defina seu objetivo.
  2. Escreva esse objetivo em uma folha, isso vai te ajudar a manter o foco.
  3. Não se preocupe com outros editais ou outros concursos, mantenha seu objetivo firme e alinhado, só assim você conseguirá sua aprovação.

Motivação para estudar.

“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo” (Winston Churchill)

motivacao-estudar-2Após definir seus objetivos o segundo passo mais importante é definir seus motivos, ou seja, quais os motivos que o levam a querer passar nesse concurso?

Essa pergunta é muito importante para que você consiga seguir motivado a estudar, pois se você não tem motivos suficientemente fortes logo ficará desanimado e desistirá de estudar.

Você pode pensar que seus motivos sejam segurança ou estabilidade, mas existem motivos ainda maiores por trás do desejo de ser aprovado em um concurso. Ter consciência desses motivos é muito importante.

Não quero me ater muito a esse tópico, para facilitar vou deixar abaixo uma vídeo aula que gravei sobre como ter motivação para estudar e deixei grátis no youtube.

Essa aula tem 40 minutos e nela ensino como ter motivação para estudar, como definir objetivos, metas e recompensas, ao final ainda deixo um modelo para fazer download gratuitamente.

Caso você prefira textos eu também escrevi dois artigos que podem te ajudar, que recomendo a leitura, nesses textos eu apresento o passo a passo para você se motivar a estudar com metas e objetivos, vou deixar abaixo os links:

Esses materiais mais o vídeo já serão o suficiente para que você descubra como construir sua motivação para estudar e manter-se motivado.

Após definir as bases da sua motivação, vamos passar ao próximo passo, os hábitos de estudos.

Hábitos de estudos.

“O que sustenta e equilibra o homem são suas pequenas manias e hábitos.” (Clarice Lispector)

habitos-estudosPergunte a qualquer concurseiro aprovado o que ele fez para passar e ele vai te responder “estudei todos os dias”.

Para que você consiga ser aprovado é preciso estudar todos os dias e para fazer isso você precisa desenvolver seu hábito de estudos, sem ele você corre o risco de procrastinar e perder tempo.

Eu já escrevi um artigo completo com o passo a passo para você desenvolver seu hábito de estudos. Nesse artigo eu explico como você desenvolve seu hábito de estudos, quais os mecanismos do cérebro que ajudam você a manter esse hábito.

Para ler o artigo acesse: Como desenvolver o hábito de estudos.

Por que é importante ter um hábito de estudos?

O conhecimento é construído. Portanto, para que você possa aprender de fato é necessário que esteja constantemente aprendendo mais e mais, e a melhor forma de fazer isso é estudando todos os dias.

A cada novo aprendizado suas sinapses e seus neurônios se transformam, quanto mais você aprender mais você os exercita, com o tempo esse exercício torna a conexão entre os neurônios mais rápida.

Isso é feito através da Mielina, uma substância responsável por facilitar o transporte eletro-químico de um neurônio a outro.

Para que você fortaleça seus neurônios é preciso exercitá-los todos os dias, e como você faz isso? Tendo um hábito de estudos.

Uma vez consciente da importância dos hábitos de estudos, chega o momento de pensar sobre o local onde você estuda.

Organizando um local de estudos.

“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.” (Pitágoras)

Um local de estudos para um concurseiro é como um ginásio de treinamentos para um atleta. É lá que ele se prepara até o grande dia onde será posto a prova tudo o que ele vem treinando.

Portanto escolher um local de estudo não é uma atividade a ser feita ao acaso, é preciso pensar muito bem, sobretudo pensar consigo mesmo “em qual o local de estudos eu aprendo melhor?”.

Para fazer isso corretamente você tem descobrir de que maneira você aprende melhor. Será que é em ambientes silenciosos ou com música de fundo?

Escrevi um artigo completo sobre esse tema, nesse artigo eu explico o passo a passo para você organizar e preparar seu local de estudos ideal. Recomendo que você leia esse artigo caso ainda não tenha organizado um local de estudos. Vou deixar o link abaixo:

Como preparar e organizar um local de estudos ideal

Por que é importante organizar corretamente um local de estudos?

organizando-local-estudosO cérebro humano capta tudo o que está ao seu redor. Muitas vezes quando você está lendo algo, seu foco pode estar no livro, mas seu cérebro está captando através do seu inconsciente e dos seus sentidos tudo ao seu redor.

Portanto.

Lugares que não são adequados ao seu tipo de aprendizagem prejudicam sua concentração e sua memorização.

Escolher um local de estudos corretamente irá te proporcionar um aumento de 20% no desempenho dos seus estudos. Só esse aumento já mostra o quanto um local de estudos bem organizado e selecionado é importante.

Certo. Mas quanto tempo você deve dedicar aos estudos? É o que vamos ler em seguida.

Quantas horas estudar por dia?

“Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.” (Carlos Drummond de Andrade)

horas-estudar-diaEssa é uma das perguntas mais comuns que os concurseiros fazem. Quantas horas preciso estudar por dia? Cinco? Quatro? Tem um amigo meu que foi aprovado estudando 9 horas por dia, preciso fazer o mesmo?

Quem já acompanha o Estudar e Aprender já tem um tempo, sabe o quanto estou frisando sobre a individualidade de cada um em aprender. Portanto pare de se preocupar com quantas horas fulano estudou e preocupe-se com suas horas de aprendizado.

Pense bem.

O que vale mais? 9 horas de estudos onde o sujeito só se concentrou umas 2 horas e o resto ficou lendo e estudando com a cabeça nas nuvens ou 2 horas de estudo com aproveitamento de 100% de concentração?

Tenho certeza que você é inteligente o suficiente para saber que vale mais 2 horas de estudo com 100% de aproveitamento. Portanto a questão não é quantas horas você estuda, mas quantas horas você APRENDE.

Preste atenção.

Se você quiser estudar menos tempo você terá que estar 100% concentrado e focado em seus estudos, assim você aumentará sua eficácia.

Agora se você não consegue se concentrar muito e não utiliza as técnicas de estudos corretas terá que disponibilizar mais tempo para estudar e aprender, ou seja, você ganha com tempo o que não consegue com eficácia.

Entendeu porque algumas pessoas conseguem aprender em menos tempo?

Então você pode querer me perguntar, “Prof. Piccini e se eu estudar 4 horas seguidas com 90% de aproveitamento?” Ótimo, se você estuda com concentração e ótimas técnicas, quanto mais tempo melhor.

Como verificar qual o tempo de estudos ideal?

Faça uma verificação do seu nível de atenção durante os estudos, todas as vezes que você perceber que não está concentrado desconte 5 minutos do seu tempo de estudos.

Por exemplo, você tem um plano de estudar das 8 às 9 da manhã. Durante seus estudos você percebeu que desconcentrou e começou a divagar 5 vezes. (Anote em uma folha de papel todas as vezes que você se desconcentrar)

Após isso você irá descontar 25 minutos de 1 hora, portanto você estudou com concentração apenas 35 minutos.

Entendeu?

Essa fórmula irá te ajudar a estabelecer melhor seu cronograma de estudos, que é o que vamos ver agora.

Como definir um cronograma de estudos?

“Se você falha em planejar, está planejando falhar” (Benjamin Franklin)

cronograma-estudosUm cronograma de estudos serve para que você organize sua vida, ou seja, saiba quando estudar e o que estudar e em que hora estudar. Esse tipo de organização ajuda muito a evitar estresse.

Evitar estresse?

Sim, muito concurseiros ficam estressados na fase de preparação para concursos, isso porquê para eles o correto é ficarem 24 horas estudando, portanto, os momentos que passam com alguém especial, fazendo compras ou qualquer outra atividade pensam:

“Eu deveria estar estudando”

Esse tipo de pensamento é o que te faz ficar estressado, pois sempre fica uma voz dizendo para você ir estudar, ou seja, você nem vive o presente momento e nem estuda, ocasionando o estresse e o desanimo.

Essa é uma lição muito valiosa que aprendi com o professor William Douglas.

Para resolver isso você precisa de um cronograma de estudos, que o ajude a definir o tempo certo de cada atividade. Mas antes é importante que você saiba, você não precisa passar 9 horas seguidas estudando.

Vamos aos passos para montar um cronograma de estudos simples

  1. Primeiro você precisa anotar em uma folha seus horários, que horas dorme, que horas acorda, que horas trabalha e assim sucessivamente, faça um quadro e coloque todos os seus horários nele.
  2. Depois você deverá encontrar quais os horários você tem livre, por exemplo, você pode ter percebido que no seu quadro de horários todas as segundas das 8 as 11 você está com tempo vago.
  3. Você reservará esse tempo para estudar.

Com esses passos simples você monta seu cronograma de estudos que deverá ficar parecido com isso:

cronograma-de-estudos

Este é um cronograma que fiz para um aluno que irá participar de um concurso para professores.

Uma vez que você já tenha consciência dos horários que deverá destinar aos estudos, chegou o memento de verificar quais as matérias deverá estudar nesses horários.

Como selecionar as matérias para estudar

“Não há só um método para estudar as coisas.” (Aristóteles)

selecionar-materias-estudarNesse ponto o mais importante é tentar maximizar as matérias que tem um maior peso no edital ou as que você tem mais dificuldade.

Minha recomendação é que você se dedique as matérias da seguinte forma:

  1. Matérias com maior peso e maior dificuldade
  2. Matérias com maior peso e menor dificuldade
  3. Matérias com menor peso e maior dificuldade
  4. Matérias com menor peso e menor dificuldade

Você irá dividir o tempo em:

  1. 35% do tempo total de estudo
  2. 35% do tempo total de estudo
  3. 20% do tempo total de estudo
  4. 10% do tempo total de estudo.

Para entender como isso fica vamos ao exemplo onde um concurseiro tem 4 horas de estudo por dia. Nesse tempo ele irá dividir.

  1. 1 hora e 20 minutos de estudo para a matéria que tem mais peso e tem mais dificuldade.
  2. 1 hora e 20 minutos de estudo para a matéria que tem mais peso e menos dificuldade.
  3. 50 minutos de estudo para a matéria que tem menos peso a mais dificuldade.
  4. 30 minutos de estudo para a matéria que tem menos peso e menos dificuldade.

(Os números de horas não estão exatos com as porcentagens informadas pois tentei arredondar para ficar mais fácil compreender, você pode fazer o mesmo com seus horários)

Compreendeu?

Você estará dividindo o tempo de maneira que você consiga estudar o suficiente para as matérias mais importantes sem deixar de rever as matérias que você já sabe.

Essa divisão tornará mais fácil a organização do seu cronograma de estudo, com base em seu tempo livre agora você conseguirá definir quais dias e quais matérias você deverá estudar.

Com relação a divisão das matérias por dias da semana, recomendo que você mantenha a mesma proporção, 35% para cada uma das mais importantes, 20% para as de média importância e 10% para as que você já conhece bem.

Com isso estará pronto seu cronograma de estudos, você terá suas matérias já divididas, seu tempo de estudo organizado, seus objetivos, suas metas, sua motivação e terá cultivado o hábito de estudar.

Ainda não acabou.

Agora chegou o momento de você aplicar o estudo eficaz.

Estudar com eficácia.

“Nada é menos produtivo do que tornar eficiente algo que nem deveria ser feito.” (Peter Drucker)

Estudar com eficácia envolve basicamente duas perguntas:

  1. Para quê você estuda?
  2. Como você estuda?

Vamos analisar cada uma abaixo para você compreender melhor.

  1. Para quê você estuda?

A primeira pergunta já foi respondida quando você definiu seus objetivos e motivos de estudos. Você quer ser aprovado em um concurso.

Por que é importante essa pergunta?

Para que você não gaste sua energia de estudos à toa. Se você está estudando para concursos você deve se concentrar unicamente em estudar as matérias do edital para CONSEGUIR UMA ÓTIMA NOTA. Apenas isso.

Estou escrevendo isso aqui, por que vejo muitas pessoas que estudam para concurso, mas perdem muito tempo em conceitos que não são importantes para a prova, isso é estudar sem eficácia.

Sua função como concurseiro é apenas uma, fazer provas e ser aprovado nelas.

  1. Como você estuda?

estudar-eficacia

A segunda pergunta tem a ver com seu método de estudos, será que a forma que você estuda está te ajudando a aprender com eficácia? Ou você tem apenas gastado tempo estudando e não aprendendo nada?

Logo acima eu escrevi que não adianta nada estudar 9 horas por dia se você não aprender com qualidade, também mencionei que o aprendizado de qualidade envolve concentração, então surge a pergunta, “como se concentrar mais?”

Simples.

Utilizando técnicas de estudo que facilite sua imersão no conteúdo. Quanto mais correta suas técnicas de estudo, mais concentração você terá e consequentemente melhorará sua memória.

Para que você consiga desenvolver a técnica de estudo ideal é necessário muito treino. Vários estudantes passam anos para descobrir qual a melhor forma que eles aprenderam.

Eu mesmo demorei anos para entender as formas como consigo me concentrar melhor em um livro, estudo ou mesmo de que maneira consigo memorizar melhor uma matéria.

Mas você tem sorte. Hoje em dia muitas dessas técnicas estão disponíveis na internet, eu mesmo disponibilizo várias técnicas aqui no site.

Vou deixar aqui abaixo alguns artigos que vão te ajudar a estudar com eficácia com técnicas que o ajudarão a aprender melhor e com eficácia.

Esse dois artigos já fornecem informações suficientes para que você desenvolva uma técnica de estudo eficaz para estudar e aprender de verdade.

Uma vez que você tenha a técnica certa é necessário agora revisar o conteúdo, esse passo é importantíssimo, pois é o processo que mais facilita sua memorização.

Revisar os estudos

“Ah, memória, inimiga mortal do meu repouso!” (Miguel de Cervantes)

revisar-estudosRevisar é um problema sério, a maioria dos concurseiros não sabe o quanto perdem quando deixam de revisar um conteúdo. Revisão é essencial para qualquer planejamento de estudos.

Caso você ainda não saiba, todas as informações que deixamos de utilizar com o tempo são descartadas pela memória, portanto se você quer que um conteúdo seja memorizado você precisa revisar.

Existe uma técnica muito interessante que eu particularmente uso na hora de revisar. Ela foi proposta pelo psicólogo Tony Buzan, criados dos mapas mentais e um dos maiores divulgadores de técnicas de ensino e memorização.

De acordo com Buzan a revisão deve ser feito de forma Periódica, da seguinte forma.

  • Revisão – 10 minutos
  • Revisão – 24 Horas
  • Revisão – 1 Semana
  • Revisão – 1 Mês
  • Revisão – 6 Meses

Seguindo esse cronograma você será capaz de revisar com eficácia e ainda aumentar a memorização de um determinado conteúdo. Esse método dele é ótimo, pois impede que o conteúdo caia em desuso e suma da sua memória.

E tem mais.

Revisar sempre um conteúdo ajuda nos seus estudos, pois ao invés de você sempre ler toda a matéria você apenas consulta suas revisões, com isso você ganha tempo e aprende com eficácia.

Ok, agora vamos a pergunta que todos os concurseiros tem em mente, “em quanto tempo serei aprovado em um concurso?

Em quanto tempo vou ser aprovado?

“Concurso não se faz para passar, mas até passar.” (William Douglas)

quanto-tempo-aprovadoAcredito que a frase do Professor William Douglas resume bem como deve ser seu pensamento daqui para frente. Quando um estudante parte para o rumo dos concursos sempre fica uma vontade de ser aprovado logo.

Isso é normal, porém eu mesmo vi muitos concurseiros deixarem de estudar no meio da estrada por acharem que estava demorando muito a sua aprovação.

Lembre-se.

Quanto mais você estuda mais aprende. Se você tiver um objetivo muito bem definido, não desista dele, o fracasso que pode surgir como a reprovação, só te tornará ainda mais forte.

O final só pode ser sua aprovação.

Tudo depende do seu nível de persistência, se você achar que não consegue esperar então desista, pois a maioria dos concurseiros que conheci que assumiram cargos importantes como auditor fiscal ou juiz federal estudaram por anos.

Quando você estuda para concursos você tem dois pontos a pensar:

  1. O primeiro é seu nível de conhecimento, se ele não for suficiente você não será aprovado.
  2. O segundo é o tempo do edital, existem concursos que demoram anos para sair um edital.

Tenha isso em mente sempre e não se preocupe com o tempo, quanto mais você se esforçar, mais chance terá de ser aprovado. Isso é o que garantirá para os resultados que deseja.

Agora é com você

Tentei resumir ao máximo tudo o que você precisa para começar a estudar para concursos, espero que esse guia tenha sido útil para você e que você comece a agir agora mesmo.

Faça download desse guia completo de como estudar para concursos em PDF para que você possa consultá-lo sempre que quiser com rapidez e sem precisar estar online.

Ele conta com 2 dicas Bônus que eu não inclui nesse artigo, baixe agora:

guia-estudar-concursos

Até mais.

Ah! Se você gostou do artigo compartilhe com um amigo, acho que ele vai gostar também. 🙂

E-mail:
Escrito por
Professor, empreendedor & escritor. Especialista em aprendizagem. Atualmente dedicado ao site Estudar e Aprender.
  • Bruno

    Como conciliar estudar da faculdade com estudos para concurso?

  • Olá Bruno,

    Obrigado pelo comentário. Conciliar faculdade e estudo de concursos envolve muitas variáveis Bruno, por exemplo, se você apenas estuda então é mais fácil conciliar os dois, se você está estudando para um concursos que tem as mesmas matérias da faculdade isso também facilita.

    Levando em conta esses dois pontos você consegue manter um ritmo bom, caso contrário seu estudo começa a ficar prejudicado, ou a faculdade ou o estudo para o concurso passa a não ser feito corretamente.

    Portanto se você for fazer os dois, escolha um concurso que tenha as mesmas matérias da sua faculdade, para você ganhar tempo, e com isso é preciso que você tenha uma rotina bem organizada para conseguir conciliar os dois.

    Espero que tenha compreendido Bruno e essa dica te ajude a estudar, mais uma vez agradeço sua participação aqui no site, abraços e bons estudos. 🙂

  • Bruno

    Ok, e muito obrigado, pela dica!! =D

  • Adson Souza

    Muito boa as dicas, obrigado pela ajuda!

  • Olá Adson,

    Obrigado pelo comentário, abraços e bons estudos! 🙂

  • Pedro Quintino Garcia

    Obrigado. Ler seu guia me deu uma nova perspectiva de estudo. Espero revisar as dicas em breve para não perder o foco e me manter 100% no caminho certo para alcançar meus objetivos.

  • Olá Pedro,

    Obrigado pelo comentário, que bom que gostou do guia, é isso mesmo revisando as dicas e estudando todos os dias, assim você conquistará os resultados que deseja em breve. Obrigado novamente, abraços e bons estudos.

  • Vagner Carvalho

    Obrigado pelas dicas.

  • Olá Vagner,

    Obrigado pelo comentário! Abraços…

  • Winshton Fonseca

    Ótimas dicas estou usando elas em conjunto com as dicas desse vídeo que encontrei hoje, tem me ajudado bastante nos estudos segue ai o link
    http://bit.ly/1XlmfPj