Estudar ou Comprar uma bicicleta?

9 Comentários

Não tive tempo para estudar…

Perdi a conta de quantas vezes eu escutei isso de alunos. Engraçado que a maioria das pessoas que dizem isso possui tempo sim, mas acabam o dedicando a outras atividades não tão importantes e deixam o estudo por último.

Você também acredita não ter tempo para estudar? Começa a estudar durante uns dias e depois fica semanas sem estudar? Então, leia todo esse texto tenho certeza que ele vai ajudar você a entender melhor porque estudar deve ser sua prioridade e ao final vou passar 4 dicas para conseguir estudar todos os dias.

Então vamos lá…

Por que você não tem tempo para estudar?

A maioria de nós gastamos  muito tempo fazendo o que é urgente e acabamos não tendo tempo suficiente para fazer o que é de fato importante.”

Stphen R. Covey

Imagine o seguinte…

Segunda-feira pela manhã, você liga para seu chefe e diz “chefe é o seguinte, hoje não terei tempo para trabalhar, mas prometo que amanhã eu vou, ok?” A situação é tão inusitada que não dá nem para imaginar a reação dele, mas de qualquer forma acredito que você não faria isso. E você não faria isso porque para você trabalhar é uma prioridade.

Vamos focalizar um pouco a atenção na palavra. De acordo com o dicionário Michaellis prioridade significa:

sf (lat med prioritate) 1 Qualidade ou estado de primeiro; antecedência no tempo. 2 Precedência no tempo ou no lugar; primazia, preferência. 3 Direito de falar primeiro ou de ser atendido em primeiro lugar.”

Acredito que para você seu trabalho vem em primeiro lugar, e por diversas razões, afinal é dele que vem seu sustento,  através dele que você consegue dinheiro para fazer as coisas que deseja. Não há problema algum seu trabalho ser sua prioridade, o problema é justamente quando você transforma coisas  que não são importantes em prioridade.

estudar-ou-comprar-bicicleta_block_2

Veja esse exemplo…

Carla acabou de chegar do trabalho, são 18 h,  então ela decide ir para a academia. Quando chega a casa de volta às 19:30 toma um banho, janta e assiste um pouco de televisão. Já  as 20:30 Carla resolve estudar um pouco e as 21h ela já está exausta (mal conseguiu estudar 30 minutos!), não consegue se concentrar nos estudos afinal o dia foi cheio. O estresse no trabalho, cansaço da academia e ainda o jantar deixou ela um pouco mole. Carla desiste de estudar e decide dormir, porém ela só dorme as 23 h, pois ao deitar começou a conversar com uma amiga pelo whatssapp.

Acabei de passar para você um exemplo clássico de como a maioria dos estudantes agem em suas rotinas. Você conseguiu enxergar nesse exemplo quais são as prioridades de Carla? Não? Vou enumerá-las para você.

1° – Academia

2° – Whatssapp

3° – Estudar

Percebeu que a primeira coisa que a Carla fez ao chegar em casa foi ir para a Academia? E logo depois que chegou estava cansada para estudar, mas ainda ficou mais tempo no whatssapp do que estudando?

É justamente isso que quero mostrar para você, o tempo é igual para toda a diferença está justamente em como você usa ele.

Quero deixar claro que não há problema algum em você ou qualquer pessoa ter como prioridade ir à Academia, o único problema está em reclamar que não há tempo para estudar, pois na maioria das vezes o problema é de definição de prioridades.

Estudar deve ser sua prioridade

estudar-ou-comprar-bicicleta_block_3

Nunca há tempo suficiente para fazer tudo, mas sempre há tempo suficiente para fazer as coisas mais importantes.”

Bryan Tracy

Se você realmente quer passar em uma prova ou concurso, estudar deve ser sua prioridade.

E quando eu escrevo prioridade significa que estudar deve ser a primeira coisa que você faz. É obvio que se você trabalha primeiro precisa ir ao trabalho, mas assim que chegar em casa você deve estudar.

A maioria das pessoas não conseguem aprender com eficácia ou desenvolver o hábito de estudar porque para elas estudar não é prioridade. Você acabou de ver no exemplo acima como a maioria dos estudantes, concurseiros ou acadêmicos fazem.

O que sempre estou escrevendo no site e falando nos vídeos é da importância de estudar todos os dias. Essa deve ser sua meta principal, estudar todos os dias. Enquanto você não conseguir fazer isso estará perdendo tempo estudando de maneira errada.

Uma maneira simples para que você consiga definir suas prioridades é fazendo uma pergunta a si mesmo:

“Onde quero estar daqui a 5 anos?”

Se a sua resposta for algo como:

* “Quero ser um funcionário público”

* “Quer estar formado na faculdade”

Significa que para você chegar aonde quer, precisa estudar e precisa estudar todos os dias.

Agora olhe para a sua rotina, se você continuar fazendo as mesmas coisas que você está fazendo hoje em dia, onde você estará daqui 5 anos? Conseguirá completar o objetivo que deseja?

Ok, eu sei que o estresse e a rotina muitas vezes prejudicam seus estudos e até te fazem desanimar, por isso preparei para você 4 dicas simples que ajudarão você  a definir o estudo como prioridade para que você consiga estudar todos os dias.

4 Dicas para tornar o estudo sua prioridade e estudar todos os dias.

“Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.”

– Gandalf, em O Senhor dos Anéis, por J. R. R. Tolkien

Essas dicas que irei passar agora ajudarão a ter foco em sua prioridade que é estudar. Além disso, elas são ótimas para que você consiga lidar com as diversas distrações que podem aparecer para tirar você do caminho dos estudos.

1 – Tenha foco nos seus objetivos e metas de estudo

Tenha objetivos e metas. Saiba aonde quer chegar para que você consiga focalizar suas prioridades. Se você não tiver seus objetivos de estudo definidos você ainda não estabeleceu suas prioridades.

Uma vez que você tenha definido esses objetivos e metas, você deve focar neles. Uma dica importante é sempre ler seus objetivos pela manhã. Assim, você conseguirá estar sempre ciente da sua prioridade em estudar.

2 – Tenha uma rotina de estudos organizada

Ter uma rotina de estudos organizada também  ajudará a definir suas prioridades. Uma rotina favorece seu hábito e evita que você se perca na hora de definir o que é importante.

Se você já tem uma rotina de estudos organizada, olhe para ela e verifique se você está realmente priorizando os estudos. Você pode olhar para suar rotina e perceber que colocou estudar depois de uma atividade não tão importante.

Aprenda a identificar sua prioridade e colocá-la em primeiro lugar.

3 – Desenvolva o hábito de estudos

estudar-deve-ser-prioridade-piccini-2

Desenvolver hábito de estudar é uma ótima maneira de facilitar seu estudo diário. Muitas vezes é difícil você estudar em determinados horários porque você ainda não tem o hábito.

Se você criar o hábito de estudar sempre em determinado horário antes de outras atividades em pouco tempo você terá uma rotina que favorece seu aprendizado e o  coloca rumo aos seus objetivos.

No começo desenvolver esse hábito exige esforço, mas se você persistir, logo conseguirá estudar todos os dias.

4 – Aprenda a dizer não!

É preciso aprender a dizer não para as pessoas, afinal elas precisam entender que as prioridades delas não são a SUA prioridade.

Se você for casado (a) recomendo que você fale para seu cônjuge sobre seus horários de estudo, esclareça que em determinado horário você estará estudando, portanto não poderá sair ou dar atenção.

Seja firme.

Se você mantiver esse hábito aos poucos as pessoas que moram com você passarão a compreender que você está estudando. Isso vale também se você mora com seus pais.

Se seus pais ou cônjuge solicitarem sua ajuda para alguma tarefa enquanto você estiver estudando diga não. Fale de maneira cordial algo como:

“Fulano (Nome da pessoa),  agora estou estudando deixe eu terminar o estudo e te ajudo com todo prazer”

Concluindo…

Acredito que ao final desse artigo você já tenha a resposta para a pergunta do título…

“Estudar ou comprar uma bicicleta?”

Definir prioridades é justamente isso, saber o que fazer, quando fazer e como fazer. Uma vez que você já tenha claro seus objetivos, é só focar neles para que consiga tornar o estudo sua prioridade máxima.

Evite perder tempo com atividades que não são prioritárias. Saiba que quanto mais você se dedicar hoje, estudando todos os dias, logo estará onde você quer, seja como funcionário público, formado na faculdade dos seus sonhos ou aprovado na prova que você está estudando.

O que fazer agora? Colocando em prática…

1 – Se você já tiver seus objetivos e metas definidos, olhe para sua rotina e coloque os estudos como prioridade frente a atividades que não são importantes.

2 – Desenvolva o hábito de estudar antes de todas as outras atividades, faça isso durante 30 dias.

E você? Qual a sua prioridade? Deixe um comentário contando sobre suas prioridades e onde você quer estar daqui 5 anos! Sua participação é importante!

Se você gostou do artigo clique abaixo para compartilhar com um amigo. 😉

Até a próxima, abraços!

E-mail:
Escrito por
Professor, empreendedor & escritor. Especialista em aprendizagem. Atualmente dedicado ao site Estudar e Aprender.
  • wesley reis

    Caro professor, criar uma nova rotina é sempre um desafio, hoje minha meta é me forma na graduação, que por consequência me abrira um novo leque de possibilidades.
    Como disse criar um novo abito não é fácil, mas também precisamos cuidar do resto do corpo para que a mente não seja a única a funcionar bem, mas será isso possível funcionamento total de uma parte quando abdicamos outa ?
    Sou seu fã seu site é muito bom.
    parabens!

    Att.

  • Olá Wesley,

    Obrigado pelo comentário. Realmente estabelecer rotina e hábitos é desafiante, mas é possível desde que haja uma determinação para isso.

    Acredito também que não podemos deixar de cuidar do corpo, até para manter a sanidade da mente. O que propus no artigo Wesley é apenas que as pessoas definam a prioridade sobre o que é importante. Ou seja estudar, depois de estudar pode cuidar do corpo sem problema algum.

    Agradeço novamente o comentário e esteja sempre a vontade para retornar ao site e comentar, abraços e bons estudos.

  • Bruno

    Muito interessante o texto, e bem esclarecedor, as vezes decidimos metas futuras, mas dificilmente são colocadas em pratica com toda nossa dedicação, esse artigo, resolve bem o problema do nosso comodismo!

    Parabéns professor belo texto.

  • Jorge…

    Tenho uma dúvida: já ouvi falar que no dia anterior à uma prova não se deve estudar. Isso é verdade? Se sim, se eu estiver em uma semana de prova, eu não estudo a semana inteira ou, por exemplo, se eu tiver prova de Matemática na terça, na segunda eu estudo para Programação, mas não para Matemática?

  • Olá Bruto tudo bem?

    Obrigado pelo comentário. Exatamente isso Bruno, precisamos aprender a dar mais foco as nossas prioridades, principalmente quando estamos buscando atingir um objetivo! Agradeço novamente e esteja sempre a vontade para participar e comentar no site, abraços e bons estudos!

  • Franciele Teixeira

    Parabéns pelo texto, os exemplos que você citou, são verdadeiros eu já fiz isso. Mas estou mudando, parei de colocar como prioridade televisão e redes sócias antes dos estudos e serviços de casa. No momento não estou trabalhando, tenho consciência que devo aproveitar isso e me dedicar mais. Só que ficava desanimada pelo fato, de ir atrás de emprego e não conseguir. Mais depois refleti com calma, que devo estudar, para atingir minhas metas profissionais e pessoais. Enfim, eu creio que se eu me esforçar, não der ouvido em pensamentos negativos, vou passar nas matérias reprovadas da faculdade e TCC. Faço Design de Interiores, e por coincidência, moro em Campo Grande – MS. E fico muito orgulhosa por você ser daqui, e compartilhar seus conhecimentos com milhares de pessoas. 🙂

    Abraços

  • Olá Fran,

    Obrigado pelo comentário. Fico muito contente em saber que os artigos aqui do site estão te ajudando a estudar e aprender com eficácia isso é ótimo. Exatamente isso Franciele esforço e foco sem dar ouvidos a ideias que te deixam pra baixo, no final de tudo isso que faz toda a diferença. Gostei muito da sua participação aqui, ainda mais que você é uma conterrânea, desejo a você sucesso nos estudos e na vida.

    Abraços e bons estudos.

  • Olá Jorge,

    Obrigado pelo comentário. Não é que não adianta estudar um dia anterior a prova, até adianta desde que você tenha também estudado previamente. Digamos que aconteça o seguinte, você uma semana antes se preparou, você pode aproveitar no dia anterior a prova antes de dormir para realizar uma revisão, nesse caso é totalmente válido. Espero ter ajudado.

    Obrigado pelo comentário, abraços.

  • Franciele Teixeira

    Obrigado Piccini, se algum dia você der palestra em CG, me avise por favor! Quem sabe, eu posso ir para prestigiar você, e assim adquirir mais conhecimentos.

    Sucesso 😉