Pular para o conteúdo

Como Estudar Com Pouco Tempo Para Prova (5 Dicas Infalíveis)

    Eu sei, você prometeu que ia ser diferente, ia se dedicar aos estudos, mas o tempo passou e você está aqui agora, com pouco tempo para estudar até a sua prova.

    Bem, eu não vou fazer o papel do cara chato e falar que você deveria ter se dedicado aos estudos antes (apesar de querer fazer isso).

    Vou fazer melhor…

    Para ajudar eu preparei minhas 5 dicas infalíveis para você conquistar sua aprovação, mesmo que você tenha pouco tempo para estudar. Eu separei as melhores dicas para aumentar seu aprendizado, foco e memorização até sua prova ou concurso.

    Antes de se desesperar, começar a rezar e fazer promessas leia este texto até o final e já prepare sua estratégia pelos próximos dias rumo a sua aprovação. Vamos lá para a primeira dica.

    Dica 01 – O Mais importante para estudar com pouco tempo!

    Bem, eu nem preciso mencionar que você não tem muito tempo, isso você já sabe. Então é preciso aproveitar esse tempo estudando os conteúdos que são mais cobrados. E antes que você fale…

    “Mas Profe Piccini eu não tenho bola de cristal para saber esses conteúdos!”

    Ok, eu concordo que você não tenha bola de cristal, mas você tem o Google.

    Uma pesquisa rápida se você estiver estudando para concursos ou mesmo vestibulares pode revelar alguns conteúdos que são mais cobrados. Assim você vai se dedicar exclusivamente a esses conteúdos.

    Veja abaixo o exemplo de uma busca rápida que fiz com conteúdos mais cobrados em concursos públicos (serve também para outras provas).

    E para quem está na faculdade, o Google resolve?

    Nesse caso é ainda mais fácil. Geralmente os professores passam pistas dos conteúdos que caem nas provas (acredite em mim eu sou professor e sei que isso acontece).

    É comum cair nas provas os temas que eles mais falaram em sala, que mais explicaram, e tem sempre aqueles professores que falam “anote isso que vai cair na prova” pronto! Com isso você já tem o básico para se dedicar.

    Ah! Uma dica final é você sempre conversar com alunos dos semestres anteriores, perguntando o que o professor mais cobra nas provas.

    Dica 02 – Aprendizado ativo, aprovação certa!

    Seu tempo de estudo precisa ser 100% aproveitado, você precisa aprender mais estudando menos, e uma das formas de fazer isso é através do aprendizado ativo.

    Aprendizado ativo é quando você usa técnicas certas para se envolver diretamente com seu aprendizado, ao contrário do aprendizado passivo onde você apenas “recebe” o conteúdo.

    Por exemplo…

    Quando você estuda, escrevendo, falando em voz alta, fazendo pesquisas que complementem seus estudos, está utilizando mais áreas do seu cérebro e assim consegue aprender com qualidade. Isto é o aprendizado ativo.

    Para ajudar você a desenvolver este aprendizado ativo, eu vou deixar um vídeo que eu fiz logo abaixo. Neste vídeo eu passo 5 dicas para desenvolver o aprendizado ativo.

    Dica 03 – Pratique, pratique e pratique… E seja aprovado!

    Se você realmente deseja a aprovação, precisa praticar muito com atividades, exercícios, escrita ou ensinando outra pessoa.

    A prática funciona muito bem porque seu cérebro gosta de problemas. Você não leu errado, seu cérebro gosta de problemas porque isso dá oportunidade para que ele resolva.

    E quando você resolve um problema, tudo se torna mágico. Seu aprendizado acontece com muito mais facilidade.

    Como usar a prática para facilitar a aprovação

    Se a sua prova for objetiva a resolução de provas antigas vai ajudar você a melhorar seu desempenho e aumentar seu aprendizado.

    De acordo com a fiscal de renda e consultora em concursos públicos Lia Salgado a prática constante com provas antigas é fundamental, segunda a consultora:

    “De início, pode parecer difícil; e é mesmo. Será preciso algum tempo e muita determinação para aparar as arestas, aprofundar os conteúdos necessários e se habituar a “entrar na lógica dos examinadores”.

    Tudo ficará muito confortável depois. Você não vai mais cair nas “pegadinhas”, porque já serão conhecidas.

    Também não ficará confuso ao ler os enunciados ou algumas alternativas de resposta, porque já terá errado aquele tipo de questão algumas vezes enquanto estudava, e agora estará mais atento. A consequência natural será muita segurança e um excelente resultado no seu concurso.”

    Então busque no Google muitas provas antigas para treinar e pratique constantemente. Quanto mais você resolver atividades, melhor para seu aprendizado e também para se familiarizar com a prova.

    Além das provas antigas hoje em dia existem vários aplicativos para concursos públicos que podem ajudar você a estudar usando somente questões. Recomendo que você busque esses aplicativos, pois facilitam o estudo e aumentam sua produtividade.

    A outra forma de praticar

    Uma forma que você também pode usar para praticar é simplesmente criando perguntas sobre suas leituras. Essa é uma forma excelente de colocar em prova o que você está aprendendo.

    Sempre que terminar de estudar, crie umas duas ou três perguntas do temas que você está estudando. No outro dia responda essas questões que você criou, isso vai ajudar no aprendizado e até a revisar o conteúdo que estudado.

    Dica 04 – Seu Plano de estudos de emergência (Para quem tem pouco tempo)

    Se você realmente quer facilitar sua aprovação ter uma rotina de estudos organizada é essencial, até porque a rotina organizada ajuda no aprendizado.

    Mas se você está com pouco tempo para estudar, não tem como montar um cronograma de estudos muito detalhado, por isso eu recomendo você criar o que chamo de plano de estudos de emergência.

    Eu não vou entrar em muitos detalhes de como montar um plano de estudos, pois eu já escrevi bastante a respeito disso no artigo do plano de estudos perfeito, você pode ler aqui.

    Dicas para um plano de estudos de emergência

    ·      Poucas Matérias: Seu plano de estudos deve ser focalizado, nas matérias e conteúdos mais importantes para sua prova. Então esqueça o resto, o importante agora é se dedicar ao conteúdo mais cobrado.

    ·      Atividades: Deixe um tempo diário para se dedicar a resolução de atividades. De preferência deixe um horário pela manhã e outra na parte da tarde para resolver essas questões.

    ·      Foco Total: Eu não gosto de planos de estudos que não tenham dia de folga, porém seu tempo é curto, nesse caso eu recomendo se dedicar totalmente ao estudo, inclusive nos fins de semana.

    Um conselho de amigo, tenha metas de estudos

    Como o plano de estudos de emergência é algo muito intenso eu recomendo que você tenha uma meta. Por exemplo, dedicação total pelos próximos 30, 60 ou 90 dias (Não recomendo planos de emergência além deste prazo).

    A meta vai ajudar você a não se cansar tanto dessa rotina. Todas as vezes que você ficar cansado pode olhar para frente e pensar “faltam apenas mais 20 dias para terminar” assim você mantém o foco no estudo e aprendizado e aumenta suas chances de aprovação.

    Vou deixar abaixo um plano de estudos de um aluno que participou da nossa turma de coaching para aprovação. Ele não usou o plano de estudos de emergência (ele ainda tinha tempo até sua prova).

    Eu alterei algumas informações para que você entenda como deve ficar seu plano ao final.

    O plano deve conter as matérias para estudar. Resolvi tirar as matérias para deixar o plano mais genérico, assim você pode ter uma ideia clara de como fazer para estudar.

    Dica 05 – Dedique-se diariamente aos estudos (e não falhe!)

    Você já está com pouco tempo para estudar disponível, então é fundamental se dedicar diariamente. Todas as metas estabelecidas devem ser cumpridas, e para conseguir fazer isso com facilidade você precisa estabelecer o hábito de estudos.

    Uma ótima maneira de você desenvolver esse hábito é usando um sistema de acompanhamento de hábitos e metas, e você pode fazer isso usando o próprio Google Agenda.

    Dentro do aplicativo você tem a opção de metas, ali você pode selecionar o tipo de meta que você deseja e começar a acompanhar sempre seu desenvolvimento. O legal é que você tem um sistema para acompanhar seus resultados e notificar suas metas diárias.

    Concluindo…

    Ok… Você já leu todas as dicas (se não leu recomendo que volte e leia), entendeu como fazer e agora vem o mais importante, a disciplina para estudar.

    Entenda que você ficou um tempo sem estudar porque estava procrastinando, ou seja, adiando para depois os estudos, e agora chegou o momento final, portanto sua disciplina precisa ser muito grande.

    Você precisa se forçar a cumprir suas metas diárias de estudo, somente assim vai conseguir a aprovação que deseja, independente do pouco tempo que possui. Cada dia é muito importante para seu aprendizado.

    Comece se disciplinando a colocar em prática todas as dicas que você aprendeu aqui, não espere amanhã comece agora mesmo, já deixe tudo pronto e comece a estudar.

    Gostou das dicas? Qual delas você vai colocar em prática primeiro?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.