[Infográfico] Como você memoriza o que estuda?

6 Comentários

como-voce-memorizaAcredito que não tenha nada pior do quê você passar horas lendo um conteúdo, chegar ao final e perceber que você não se lembra de nada. Se você já passou por isso sabe muito bem como é ruim.

Muitos estudantes e concurseiros sofrem desse problema por não compreenderem como sua memória funciona e quais as melhores maneiras de torná-la melhor e eficaz.

Preste atenção.

Memorização não é uma questão de genética, memorização é uma questão de usar as técnicas corretas para aprender com eficácia. Quanto mais você estudar corretamente, mais fácil será sua memorização.

Conhecer sua memória é um passo fundamental para perceber as melhores práticas de aprendizado. Para facilitar isso eu preparei esse infográfico exclusivo com detalhes de como você armazena as informações no cérebro.

A base desse infográfico está no artigo que escrevi sobre como funciona sua memória e como melhorá-la.

Neste infográfico você vai aprender:

  • Como funciona sua memória
  • Qual processo é mais importante para sua memória
  • Como um conteúdo se fixa em sua memória
  • Os erros que te impedem de memorizar um conteúdo
  • Dicas para memorizar melhor

Esse infográfico foi feito para te ajudar a estudar melhor, então role a pagina para baixo e comece logo e compreender o mundo da memória, boa leitura 🙂

como-voce-memoriza-estuda

Compartilhe esse Infográfico no seu site (copie e cole o código HTML)

O Processo de memorização

  1. Decodificação: A memória é formada a partir do que você presta atenção, se durante uma aula você está com atenção no celular, então você se lembrará do celular e não da aula.processo-memorizacao
  2. Percepção: Seus sentidos são os primeiros a registrarem a informação na memória. Seu hipocampo recebe a informação e o córtex frontal determina o que deverá ser armazenado. Durante esse processo quem está trabalhando é sua memória sensorial.
  3. Armazenamento: Esse processo é para determinar o que é memória de curto prazo e memória de longo prazo.
  4. Repetição: Quanto mais você repete e pratica uma determinada informação recebida, mais ela se fixa em sua memória.
  5. Esquecimento: Todas as informações que você não utiliza ou não possui nenhum significado para você são descartadas.

Para entender isso na prática…

  1. Quando você lê um livro informação está em processo de decodificação, ou seja, você está transformando a informação do livro em sinais químicos e elétricos em seu cérebro. O principal sentido usado é a visão.
  1. Nesse momento sua memória sensorial está captando todas as suas sensações enquanto você lê. Pode ser uma emoção de amor (Caso você esteja lendo um livro que lhe cause isso) ou uma sensação de raiva (Caso você seja daqueles que acham estudar chato), além disso ela capta o que seus ouvidos ouvem no ambiente e também sua sensações físicas.
  1. Durante a fase de armazenamento suas informações se fixam na memória de curto prazo. O cérebro ainda não sabe se vale a pena ou não guardar essa memória.
  1. Após avaliar suas sensações, atenção, sentido a memória passa a ser de longo prazo ou não. Caso você ache chato estudar, seu cérebro entende que essa informação não é importante o suficiente para guardar, portanto ela é descartada. Caso você esteja atento e com um bom sentimento em relação aos estudos, a informação se consolida em sua memória.
  1. Caso você pratique ou revise a informação ela continuará sempre mais fixa. Mas se passar um tempo sem revisar ou praticar, ela será descartada.

Dica: Aqui fica claro a importância dos bons sentimentos enquanto você estuda e também a importância de revisar o conteúdo para que ele não seja descartado.

Por que você não se lembra do que estuda…

por-que-nao-se-lembra-estuda

  • Falta de concentração no que está fazendo.
  • Falta de revisão do conteúdo.
  • Falta de colocar o conteúdo em uso por meio de atividades e prática.
  • Sentimentos ruins enquanto estuda. O eterno “estudar é um saco!”.
  • Medicação. Algumas medicações impedem que uma informação seja memorizada, outros impedem que ela seja acessada.
  • Alguns traumas bloqueiam a memória.
  • Doenças. Várias doenças causam problemas na memória.
  • Bebida alcoólica. A bebida muitas vezes impede você de memorizar informações.

Algumas dicas para memorizar mais o conteúdo.

  • Preste atenção! Sem atenção você não conseguirá memorizar uma informação, é preciso estar atento ao que estuda, para isso fique longe de coisas que te distraem.dicas-memorizar-melhor
  • Pratique o que aprender. Coloque em prática tudo o que aprender, seja resolvendo questões ou provas anteriores.
  • Tenha um cronograma de revisões. Isso te ajudará a manter a informações sempre armazenadas em sua memória.
  • Pratique exercícios físicos. Os exercícios físicos intensificam o fluxo sanguíneo em seu cérebro, ajudando em sua concentração.

Próximos passos

  1.  Utilize as dicas para estudar com eficácia e memorizar mais.
  2. Deixe um comentário, sua participação é importante.
  3. Compartilhe esse infográfico com algum amigo que também está com dificuldade de memorizar um conteúdo, ele vai te agradecer. 😉

Para compartilhar é só clicar aqui em baixo!

E-mail:
Escrito por
Professor, empreendedor & escritor. Especialista em aprendizagem. Atualmente dedicado ao site Estudar e Aprender.
  • Marcia Sociologa Andrade

    agradeço muito professor. Estava buscando exatamente uma explicação para compartilhar com meus alunos jovens, que vivem procrastinando e dizendo que estão desmotivados e que não gostam muito de estudar. Na verdade eles não enxergam o sentido de estudar. Por isso vou estudar e compartilhar com eles. Muita luz
    Prof. Marcia Andrade

  • Olá Prof. Marcia

    Que bom que esse material será útil para seus alunos. Eu sempre procuro falar sobre a importância de estudar corretamente para os meus e esse material ajuda muito.

    Espero que você tenha bons resultados e que desperte neles o gosto por aprender, estudar e se desenvolver sempre. Muito obrigado por deixar um comentário, é ainda mais gratificante quando parte de colegas como você.

    Abraços e sucesso.

  • Jorge…

    Artigos muito bons!!! Esse site e o Mais Aprendizagem tem me ajudado muito.

  • Opa Jorge!

    Que bom que está gostando, e vejo que você está muito bem acompanhado também do Mais Aprendizagem. Agora só colocar em prática tudo hein, hehehe. abraços e bons estudos. 🙂

  • Luan Lopes dos Santos

    ótimos artigos!! Conteudo de excelente qualidade no aguardo de novos artigos e materiais!!

  • Olá Luan tudo bem?

    Obrigado pelo comentário. Que bom que está gostando do conteúdo, fique de olho que em breve tem muito mais. Abraços e bons estudos.