Como ter motivação para estudar?

109 Comentários

Os livros estão ali, sua mesa está arrumada, você tem tudo o que precisa, mas simplesmente você não consegue começar os estudos?

O que falta em você é motivação para estudar.

Nesse artigo você irá aprender sobre a importância da motivação, como definir objetivos, como manter-se motivado para estudar e qual a importância de ter motivos positivos em sua vida de estudos. Leia esse artigo até o final para compreender tudo corretamente.

Ah! Pegue um papel e uma caneta ou abra seu bloco de notas do computador, você vai precisar.

O que é motivação e porque ela é importante?

De acordo com o site origem da palavra:

“Motivação” vem de “motivo”, que vem do Latim MOTIVUS, “o que impele, o que move”, de MOTUS, particípio passado de MOVERE, “impelir, colocar em movimento”

Veja que interessante, a origem da palavra motivação é motivo, ou seja, para que você consiga ter motivação você precisa de um motivo.

Você não realiza qualquer atividade sem um motivo. Se você está enviando uma mensagem para um amigo você tem um motivo, se você está indo trabalhar você tem um motivo, se você está lendo esse texto aqui você tem um motivo.

O mais importante vem agora. Seus objetivos são validados pelos seus motivos. Portanto, você só estará motivado para estudar se você tiver objetivos bem definidos.

Então eu te pergunto, quais são seus objetivos de estudo? Ou porque você está estudando?

Muitas pessoas me respondem a essas perguntas com “ué, eu estudo para ficar inteligente“, “estou estudando para me formar“, “estou estudando para passar em um concurso“. Algumas dessas respostas podem até parecer bons objetivos de estudos, mas estão longe disso.

O primeiro passo para manter-se motivado para estudar é ter um bom objetivo.

O poder motivacional dos objetivos definidos.

Ter objetivos mantém você focado em sua atividade, pois você sempre terá um bom motivo para estudar.

Parece bobeira, mas viver sem objetivos é deixar sua vida no piloto automático, você não sabe para onde está indo, só está indo. Para você alcançar algo é preciso que você tenha bons objetivos e isso vale também para seus estudos. Mas para isso você precisa saber criar objetivos corretamente.

Um objetivo só é bem feito quando ele é bem definido. Se você está estudando não adianta dizer que é para “passar em concurso” ou “para se formar” ou “aprender um idioma“. Você tem que ser específico com o que deseja, só assim conseguirá visualizar o que pretende.

Siga esse passo a passo para criar bons objetivos.

Passo 1: Como definir um objetivo de estudo corretamente.

A característica principal de um bom objetivo é ele ser específico. Vou dar vários exemplos em diversas áreas que vão te ajudar a definir seu objetivo.

  • Definindo um objetivo especifico para concurseiros:

Errado: Quero passar em um concurso

Certo: Quero ser aprovado no concurso da Receita Federal, no cargo de Auditor Fiscal até o dia 12 de Dezembro.

  • Definindo um bom objetivo para aprender outra língua:

Errado: Quero aprender a falar inglês

Certo: Quero ler e compreender um livro em inglês completo sem auxílio do dicionário até o dia 29 de dezembro.

  • Definindo um bom objetivo para acadêmicos:

Errado: Quero terminar meu TCC

Certo: Quero terminar 20 páginas do meu TCC até o dia 30 de julho.

  • Definindo um bom objetivo para estudantes do ENEM

Errado: Quero passar no ENEM

Certo: Quero tirar 827,37 no ENEM para que possa ingressar em direito na Universidade Federal Fluminense no dia 15 de Fevereiro pelo SISU.

Acredito que com esses exemplos você já consiga definir bem seu objetivo de longo prazo. Escreva no topo da sua folha seu objetivo, igual na imagem abaixo.

Coloque no topo da sua folha ou bloco de notas seus objetivos de estudos.

IMPORTANTE: Tenha certeza de estar definindo um objetivo realista. Não adianta você colocar que será aprovado em uma prova que acontecerá daqui um mês se você nem começou a estudar. Seu cérebro sabe que você não está falando a verdade e por isso você sofrerá uma auto sabotagem.

Após escrever seu objetivo já será de grande ajuda para sentir-se motivado, mas não o suficiente. Muitas vezes os objetivos de longo prazo ficam muito distantes do dia a dia do estudante, e faz com que muitas pessoas desanimem. Por isso é importante agora definir suas metas.

A importância das metas.

“É preciso impor a si mesmo algumas metas para se ter a coragem de alcançá-las.”

Benito Mussolini

Metas são os passos que você deverá seguir para atingir seu objetivo maior. Essas metas são importantes porque elas são a base das pequenas vitórias, que irão deixar você sempre disposto a continuar estudando.

Para que você faça algo você precisa de um motivo. Escrevi isso acima e quero frisar novamente para que você entenda a importância das suas metas. Saber escrevê-las corretamente é essencial para que você consiga atingir os seus objetivos

Passo 2: Definindo metas.

Na mesma folha onde você anotou seu objetivo de longo prazo, você irá escrever logo abaixo todos os passos para concretizar esse objetivo. Observe a imagem.

Vá completando abaixo com as metas que você tem que completar para atingir seu objetivo.

É importante que você anote todos os passos necessários sem se esquecer de nenhum, pois os mesmos serão necessários depois para utilizar em seu plano de estudo.

Lembre-se que essas metas também precisam ser específicas, não adianta escrever na folha “estudar a apostila do concurso“, o certo é “estudar a apostila do concurso no total de 220 folhas até o dia 07 de julho“.

Após você escrever todas as suas metas vamos para a fase final da definição dos objetivos.

Mantendo-se motivado com Metas e recompensas diárias.

Certo, agora você já tem escrito na folha seu objetivo de longo prazo e suas metas. Chegou a hora de definir suas metas diárias e sua recompensa. Isso vai te ajudar a ficar sempre motivado.

O cérebro gosta de recompensas, por isso defini-las agora será um passo importante para construir a base da sua motivação com os estudos. Além disso, essas recompensas o ajudarão a construir seu hábito de estudos.

Passo 3: Definindo metas e recompensas diárias

Escreva no papel ou no bloco de notas o que você deverá fazer todo dia para atingir sua meta. Observe o exemplo, vai te ajudar a criar suas metas e recompensas diárias.

Digamos que seu objetivo é ser auditor fiscal da receita federal, e sua meta seja estudar as 220 folhas da apostila até o dia 07 de julho (Eu sei, uma apostila com apenas 220 de folhas é impossível, mas é só um exemplo :P). Imaginando que hoje é 01 de março você calcula os dias até o dia 07 de julho, totalizando 127 dias. Levando em conta sua meta se você ler 2 páginas por dia você completa sua meta diária.

Observe a imagem abaixo como eu fiz. É obvio que um objetivo envolve muitas metas, esse é apenas um exemplo para você completar as suas.

motivacao-para-estudar-passo-3

Escreva seus objetivos diários de acordo com cada meta, depois escreva qual será sua recompensa ao completar cada meta diária de estudo.

Você entendeu como distribuir suas metas diárias? Agora o que você faz é definir uma recompensa diária para cada final de estudos. Isso é importante para se motivar e também conseguir aprender com mais eficácia.

Você pode escolher qualquer coisa, gosta de chocolate? Então pode colocar que sempre ao final das suas metas diárias de estudo você irá comer chocolate (só cuidado que essa meta pode te gerar alguns quilinhos 🙂 ) Gosta de seriados igual a mim? Então que tal assistir um episódio da sua série favorita assim que terminar de estudar? Esse é um ótimo incentivo, pelo menos para mim foi.

Use sua criatividade para criar estímulos, esse ritual vai te manter sempre motivado para estudar.

Você já tem pronto, seus objetivos, metas, metas diárias e recompensas. A partir desse ponto você irá definir seu motivo. É ele quem irá confirmar ou alterar seu objetivo.

O que te motiva a alcançar esse objetivo?

Logo acima você leu que seus objetivos são validados pelos seus motivos. Seus motivos irão fazer você confirmar ou trocar seus objetivos. Você terá que fazer um trabalho de reflexão e responder a pergunta:

O que te motiva a completar esse objetivo?

Saber definir corretamente seus motivos é muito importante para que você consiga mais rendimento com seus estudos. Muitas pessoas tem motivos negativos para alcançar o que desejam, como “quero passar em um concurso para mandar meu chefe pro inferno“, “quero terminar minha faculdade para sair de casa“. Esses motivos não tem a mesma força que um motivo positivo, como “Tenho sonho de ser juiz por isso quero passar nesse concurso“, “quero terminar minha faculdade para exercer a profissão que adoro“.

Quando o motivo é positivo você joga a seu próprio favor. Seu cérebro assimila melhor as informações, sua motivação para estudar é sempre maior e você tem poucos problemas com estresse.

Na imagem abaixo eu coloquei um motivo hipotético para uma pessoa que quer ser auditor fiscal, repare em como o motivo é positivo.

motivacao-para-estudar-passo-4

Escrever seus motivos te ajuda a pensar mais a respeito e a confirmar aquilo que realmente deseja. (ERRATA: Onde está escrito “preparando a muito tempo” o correto é “preparando há muito tempo” Obrigado ao leitor João por ter identificado esse erro. )

Pense a respeito do seu objetivo. O que está te motivando a completá-lo? É um motivo positivo ou negativo? Se for negativo recomendo realmente que você reavalie o que deseja, pois uma motivação negativa vai tornar você uma pessoa estressada e infeliz. Se o seu objetivo for positivo, mantenha-se firme, você tem uma força que o manterá sempre motivado.

IMPORTANTE: Jamais minta para si mesmo. Só troque sua meta negativa por uma positiva se você realmente acreditar. Mentir para você mesmo só vai torná-lo mais desmotivado para estudar. Tenho certeza que se você fizer uma reflexão conseguirá desenvolver uma meta positiva que esteja de acordo com o que você acredita.

Motivação por dor ou prazer.

Há duas motivações principais para a ação humana, dor ou prazer. Algumas pessoas estudam para evitar a dor de uma reprovação ou de um fracasso. Outras estudam pelo prazer de aprender ou conseguir a carreira dos seus sonhos. A dor ou o Prazer podem ser gerados pelo mesmo objetivo, passar no ENEM, passar no concurso, ficar inteligente. Mas existe uma grande diferença entre uma motivação por dor e uma por prazer.

Exemplos:

Motivação por dor:Não quero desapontar meus pais

Motivação por prazer:Quero ser juiz federal

As pessoas que tem uma motivação pelo prazer obtêm muito mais resultados com seus estudos e se mantém muito mais motivadas a continuar estudando do que as pessoas que tem motivação pela dor. Isso se deve principalmente ao fato de que o cérebro como já escrevi antes gosta de recompensas, ele procura isso sempre. Outra coisa que ele faz é evitar a dor. Portanto lembre-se bem disso na hora de definir seus motivos para estudar.

Acreditar em seus objetivos para manter-se motivado a estudar

Agora que você já tem seus objetivos, metas e motivos definidos, você precisa acreditar neles. Nesse momento você irá utilizar sua imaginação para se visualizar com seu objetivo completado. Você consegue se ver nessa situação? Você acredita que é possível alcançar esse objetivo? Se sua resposta for positiva então você já tem o combustível necessário para sua motivação.

Todas as vezes que se sentir desmotivado, se lembre dos seus motivos e objetivos, dê um tempo para se visualizar com ele completado. Como será seu sentimento quando você atingir seus objetivos? Sinta isso. Ao realizar essa prática você ficará mais motivado a estudar, além disso, você tem o suporte da sua recompensa diária para ajudar você a manter sua motivação.

Concluindo

Estabelecer metas e objetivos é importantíssimo para conseguir manter-se motivado para estudar. Eu mesmo aprendi a colocar minhas metas de aprendizado e sempre as sigo. Assim sei que estou seguindo o caminho que desejo ao contrário de simplesmente viver sem saber para onde vou. Esses objetivos me ajudam muito quando estou desanimado, é quando penso a respeito do porque estou estudando, é aquele empurrão necessário para eu começar uma leitura ou escrever um texto.

Agora você precisa entrar em ação. Se você já está com tudo pronto, comece a estudar agora mesmo, não espere amanhã ou a próxima segunda. Você tem que começar e seguir em frente.

Para te ajudar a entrar em ação, faça as atividades que coloquei abaixo.

Coloque em prática

  1. Escreva seu objetivo e o motivo do seu objetivo em uma folha ou no bloco de notas do computador, reflita um pouco sobre ele e responda as perguntas. É um objetivo positivo? Ele pode ser alcançado? Você se vê completando esse objetivo?
  2. Complete seu objetivo com metas principais, metas diárias e recompensas e comece a estudar já!
  3. Deixe um comentário, dúvida ou sugestão sobre o artigo. Sua participação é muito importante.

Obrigado pela visita, eu escrevo esses textos para que você tenha sucesso nos estudos, abraços!

E-mail:
Escrito por
Professor, empreendedor & escritor. Especialista em aprendizagem. Atualmente dedicado ao site Estudar e Aprender.
  • Julia

    O que me motiva a estudar é trabalhar na área que gosto, desde que terminei minha faculdade estou em busca desse sonho!

  • Que ótimo Julia, fico contente em você já ter determinado um motivo positivo para estudar, agora só seguir em frente! Obrigado pelo comentário! 🙂

  • Leila Souza

    Gostei muito da dica, queria ter lido isto antes da minha preparação para prova de agente da PF em 2014.

    desde 2013 eu venho estudando especificamente para Polícia Federal, mas somente ano passado que posso dizer que realmente me dediquei, porém, infelizmente, não foi o suficiente!

    Acho que faltou exatamente isto que você colocou: estabelecer claramente meus objetivos e metas, pois eu tenho consciência clara do que me motiva!
    Sempre admirei a PF, e desde que entrei na faculdade e o professor explicou que a minha graduação também serviria para entrar nessa organização, eu decidi: quero ser PF!

    é um sonho! e o seu texto me ajudou a ver que eu preciso mais do que um simples sonho para ser mais dedicada ao meus estudos! agora tentarei evoluir esse sonho que me motiva para algo mais desafiador!

    Muito Obrigada!

  • wosley

    muito bom voce esta de parabens

  • Obrigado pelo comentário Wosley! Abraços. 🙂

  • Olá Leila,

    Você capturou o espírito da postagem, é exatamente isso. Assim como você eu também estudava sem definir claramente minhas metas e objetivos, quando percebi a importância disso finalmente consegui o que queria.

    Comigo isso funcionou a 6 anos atrás para que eu entrasse na UFMS na época ainda era vestibular, mas somente consegui quando defini claramente o meu objetivo.

    Tenho certeza que seus estudos terão muito mais resultado agora, e desejo a você sucesso! Obrigado por comentar, grande abraço. 🙂

  • Tamires Paes

    Poxa adorei o artigo, isso realmente vai me ajudar e ajudar muita gente. É um grande incentivo a comçar já a estudar e aprender! Fiz tudo passo a passo, gostei muito e vou colocar tudo em prática!

  • Que bom que é um incentivo para você Tamires. Com certeza o trabalho aqui é para ajudar mais pessoas a conseguirem desenvolver os estudos e o aprendizado de maneira eficaz. Obrigado pela participação, abraços. 🙂

  • Sanddra Sousa

    Estou amando os artigos aqui apresentados. Sem dúvida estão me ajudando bastante na minha estratégia de estudos !!!

  • Olá Sandrra, que bom que está ajudando você a estudar melhor e a ter mais resultados, é justamente esse o meu objetivo, ajudar mais e mais estudantes a terem sucesso nos estudos. Agradeço seu comentário e espero contar sempre com sua visita e participação por aqui, abraços! 🙂

  • João João

    Na foto do Passo 4 “estou me preparando a muito tempo”
    O certo é “há muito tempo”, pois dá a ideia de tempo decorrido.
    Abraço

  • Olá João,

    Obrigado pela sua correção. Li várias vezes e mesmo assim passou um erro. Não vou editar a imagem por conta do tempo, mas vou deixar uma referência abaixo. Grande abraço.

  • Geraldo Melo

    muito bom todas as dicas. com certeza vai me ajudar bastante a cumprir meus objetivos.

  • Que ótimo Geraldo,

    Tomara que seja muito útil e você consiga atingir seus objetivos. Obrigado pela participação e retorne sempre, grande abraço! 😀

  • Thaiza Fabill

    Muito obrigada por me ajudar. Muito bom o artigo. Tempo de refletir e agir. Vou imprimir o artigo para me acompanhar nesta jornada de estudo.

  • Que bom que gostou Thaiza. Espero que você consiga colher os resultados que espera. Obrigado pelo comentário e esteja a vontade para sempre acessar o site e participar, sucesso nos estudos, abraços.

  • Fernanda

    Olá, adorei o seu texto e segui todo o passo a passo, pois estou realmente empenhada em melhorar. Mas gostaria de saber se poderia me ajudar a levar a motivação além. Sempre fui uma boa aluna, com o aproveitamento acima de 80% em todas as matérias e já recebi muitos prêmios pela minha dedicação e facilidade em aprender, mas desde os 13 anos sofro com depressão, e apesar de levar uma vida normal e ser uma pessoa alegre e tranquila, nas semanas ou até meses em que minha condição se manifesta eu me torno incapaz de fazer quase tudo e minha vontade e motivação vão à zero. Isso não costumava ser um problema, mas agora que estou para me formar como técnico e me preparando para o vestibular isso vem prejudicando muito meu desempenho. Gostaria de saber como manter minha vontade e disciplina de estudo mesmo nos momentos mais difíceis. Muito obrigado.

  • Olá Fernanda,

    Antes de mais nada muito obrigado pelo comentário e por expor seu problema aqui, acredito que muitas pessoas possam ter o mesmo problema, e ao responder sua pergunta ajudaremos outros leitores, vamos lá.

    A primeira coisa é que se você tem um quadro clínico de depressão, ou seja, foi diagnosticada por um especialista, acredito que já deva estar fazendo um tratamento. Caso não tenha sido diagnosticada ainda é importante que procure a ajuda de um profissional.

    Seria muito mais fácil se existisse um método único para a motivação, mas infelizmente não existe. Motivação depende antes de tudo de você mesmo. Pois a motivação é uma energia interna que regula sua vontade de realizar determinadas atividades.

    O problema são os momentos como o que você escreveu, a motivação cai para zero. A vontade é de não fazer nada, ou simplesmente ficar parado. Só há uma forma de resolver isso e essa forma depende unicamente de você.

    Você precisa usar várias técnicas para sair do memento zero, para isso eu deixei várias técnicas disponíveis na postagem: http://estudareaprender.com/tecnicas-de-motivacao-para-estudar/

    Recomendo que você leia essas técnicas, pois elas te ajudarão a conseguir mais energia e começar a estudar mesmo em momentos de crise.

    Mas vou deixar uma dica especial aqui para você. Quando estiver muito desanimada para estudar, faça uma caminhada de 20 a 30 minutos. Não sei se você tem hábito de exercitar-se, mas a caminhada ajudará a oxigenar seu cérebro.

    Além disso uma caminhada libera serotonina em seu cérebro, ajudando você a se motivar. Faça uma caminhada escutando uma música que te anime e durante a caminha se imagine chegando em casa e começando a estudar.

    Espero que essa técnica te ajude a se motivar mais. Agradeço novamente. Abraços e bons estudos. 🙂

  • Alice Souza

    Fiz 4 concursos, 5 anos tentando com enem, a verdade é q poucos dias antes da prova eu ia estudar! Nunca consegui emendar um mês estudando TODOS os dias! Eu começo bem o primeiro , segundo dia, mas logo entro no facebook no meio do estudo e fico por lá…whats toca eu aguento a primeira, a segunda chamada e da terceira eu fico por lá tb, papeando e papeando.. abro as páginas das matérias e video aulas, e logo logo me lembro q é dia das minhas séries favoritas, sou VICIADA em séries ! Pronto! depois me sinto péssima, burra e incompetente. Pronto desabafei rs

  • Olá Alice,

    É verdade desabafou mesmo, hahaha. Alice seu problema é um pouco mais fácil, percebi que você tem alguns desencadeadores da procrastinação, que são, internet, celular e televisão. Os básicos.

    Quando você lida com esses desencadeadores a maneira mais correta é manter-se longe deles. Por exemplo, se você for estudar, peça para alguém esconder o cabo da tv, a bateria do note ou o cabo do computador e a bateria do celular.

    Fazendo isso você estará longe desses deflagradores, e só voltará a usá-los assim que terminar os estudos. Seguindo o exemplo da minha postagem você pode, começar uma sessão de estudos e ao terminar assistir suas séries.

    Tente fazer isso, é uma medida radical, mas tenho certeza que pode te ajudar a estudar por mais tempo. Obrigado pelo comentário, abraços e bons estudos.

  • Alice Souza

    OOO vc é muito atencioso , obg pela atenção !! e dicas rs! 😉

  • Maria Luiza

    Amei o artigo!! Já me ajudou e vai me ajudar bastante,fazia muito tempo q não me sintia motivada assim, só de ler o artigo me deu um ¨gás¨ para começar há estudar novamente. Muito obrigada 🙂

  • Olá Maria,

    Que notícia ótima! Fico muito contente quando estudantes se motivam a estudar novamente, essa com certeza é minha maior recompensa ao escrever esses textos. Obrigado pelo comentário, desejo a você sucesso nos estudos! 😀

  • Alice Souza

    Leandro Piccini , como fazer para me concentrar eu sei, mas e como me motivar? Quero ganhar mais? quero!! Quero ter um carro , quero!!! Mas pq raios eu não consigo gastar com apostilas, não consigo ler, nem consigo focar no turbilhão de materias que preciso ler e entender??? Me ajuda pfv!!!

  • Olá Alice,

    Motivação é algo interno, você não pode esperar que simplesmente querer algo externo resolva tudo. Para se motivar você precisa encontrar dentro de si mesma o que te motiva.

    Nem sempre bens materiais são os verdadeiros motivadores, eu mesmo me motivo por fazer a diferença na vida das pessoas e assim cada um tem algo que motiva.

    Minha recomendação é que você escreva em um papel tudo o que te motiva, tudo o que te anima a fazer algo e a seguir em frente, após descobrir o que realmente te motiva, utilize isso como um combustível para que você consiga realizar as atividades que faltam motivação.

    Pense a respeito disso e faça esse exercício que te propus.

    Abraços e bons estudos.

  • mikaela

    adorei este texto muito motivador mais pena que estou me identificando com a parte de que estou fazendo um curso porque meus pais querem..e dificil estudar assim

  • Olá Mika,

    Obrigado pelo comentário. Se você realmente estiver fazendo isso então acho melhor rever. Converse com seus pais explique sobre seus sonhos e seus objetivos, mostre a eles o quanto você está responsável pelas sua decisão.

    Seu pais se preocupam com você, eles sempre querem que você tenha o melhor futuro possível, por isso é importante que eles saibam o quanto você está madura o suficiente para decidir e fazer o possível para que sua escolha seja a melhor.

    Agradeço mais uma vez pelo comentário, espero que a dica te ajude.

    Abraços e sucesso! 🙂

  • mikaela

    obrigada pelo conselho

  • Guilherme

    Poxa, adorei suas dicas! Estou viciado nos seriados do netflix, e a partir de agora só vo poder assistir um episodio quando completar 30 minutos de estudo! Ah e o meu objetivo é viajar pelo mundo… Quado desanimo de estudar, já penso no trem bala do Japão que posso andar se eu estudar e ter um bom emprego…. Obrigado mesmo pelas suas dicas!

  • Olá Guilherme,

    Obrigado pelo comentário, cara tem que ter muito cuidado mesmo para não viciar demais nessas séries do Netflix, você está fazendo certo colocando um episódio como recompensa para estudar. Só tente aumentar esse tempo de estudo Guilherme para pelo menos uns 40 minutos bele? Se você se dedicar nos estudos logo logo estará no trem bala… esteja sempre a vontade para participar aqui no site, abraços e bons estudos. 🙂

  • Ellen Kayenne

    Nossa, eu realmente amei o artigo. Tava sufocada. Fazendo coisas meio nada a ver comigo. Só empurrando tudo. Obrigada, acho que agora consigo terminar o 3° com vontade mesmo e decidida do que quero na faculdade.
    Professor, você tem algum aplicativo para Android?

  • Ellen Kayenne

    Nossa, amei o artigo, as dicas. Tudo.
    Eu tava ficando cada vez mais sufocada. Empurrando tudo de qualquer jeito.
    É hora de rever meus objetivos, metas e etc. Conferir se são ou não reais. 😂 obrigada professor. Agora tenho alguns planos e já tenho até ideia do que cursar na facul. Fotografia. Mas todos dizem que isso não é profissão, que é só um passa tempo. Mas eu gosto, e é isso que vou fazer.

  • Olá Ellen,

    Que bom que você gostou e o artigo te ajudou a se encontrar ainda mais. Você está fazendo muito certo em seguir uma carreira que ama e gosta, isso vai te ajudar a seguir sempre motivada a se aperfeiçoar mais e mais.

    Esse artigo é apenas uma ajuda, a verdadeira mudança está partindo de você.

    Por enquanto não temos aplicativo, mas assim que sair te aviso aqui. Obrigado mais uma vez pela participação e esteja sempre a vontade para comentar, abraços e sucesso nos estudos. 🙂

  • Esther Loibman

    Professor, gostaria de saber mais sobre as metas, tenho dificuldade nesse aspecto, como definir metas possíveis. Se houver algum texto sobre isso, por favor, indicar. Abs.

  • Olá Esther tudo bem?

    Obrigado pela participação. Recomendo para você assistir uma vídeo aula que publiquei no Youtube sobre “Como ter motivação para estudar”. É uma aula londa de mais de 40 minutos onde ensino como definir metas, objetivos e se motivar.

    Acredito que irá te ajudar bastante, abaixo vou deixar o link para você. Qualquer dúvida deixe um comentário, abraços e sucesso nos estudos. 🙂

    https://www.youtube.com/watch?v=_JqFrpWcPIM

  • Pedro Figueiredo

    Agradeço muito por este artigo, não sabe o quanto me ajudou, parabéns e sucesso em sua vida! Que seus objetivos assim como os meus se tornem realidade, um grande abraço!

  • Olá Pedro,

    Eu que agradeço seu comentário. Saiba que o site é um mero auxílio a transformação de fato acontece com você e sua dedicação, desejo a você muito sucesso nos estudos. Abraços. 🙂

  • Hudson Santos

    Artigo perfeito. Sempre sonhei com a aprovação em medicina, mais nunca consegui me empenhar de forma correta para esse objetivo, sempre começo focado e no meio do ano sempre me encontro fadigado e desestimulado.

    Esse era o empurrão que eu precisava. Agora é “Foco no Enem 2016”. Obg Piccine.

  • Olá Hudson,

    Obrigado pelo comentário. Que bom que o artigo serviu para te dar essa ajuda que você tanto precisava. Agora é só se dedicar mais e mais, lembre-se sempre que os resultados dependem de você. Agradeço novamente, abraços e sucesso! 🙂

  • levy

    Meu ajudou a entender o meu erro na hora de estudar, eu estudo porque quero agradar os outros e não a mim.
    agora vejo como isso faz tanta diferença.
    obrigado

  • Olá Levy,

    Que bom que a leitura desse artigo provocou essa reflexão em você. Espero que isso te ajude a definir melhor daqui para frente suas metas e objetivos. Mais uma vez agradeço, abraços e sucesso nos estudos. 🙂

  • Kaue

    Muito bom!!! Coloquei em prática esse artigo como ponta pé inicial, e junto com os outros complementares será bem mais fácil de conseguir minhas conquistas.
    Obrigado!

  • Olá Kaue,

    Que bom que já está colocando em prática o que você está aprendendo aqui, isso é muito importante, até porque esses artigos são apenas para nortear os estudantes. Agradeço seu comentário e esteja sempre a vontade para participar aqui no site. abraços e sucesso nos estudos.

  • Marcos Alexandre

    muito bom o artigo, muda toda a forma de pensar e reavaliar a forma de estudar e mostra o como se torna mais prazeroso

  • Olá Marcos,

    Que bom que mudou sua forma de pensar e espero que com isso você consiga muito mais resultados com seus estudos. Agradeço seu comentário aqui e esteja sempre a vontade para participar, abraços e sucesso nos estudos.

  • Sandra Torres

    Prof. Piccini, não tenho palavras pra agradecer sua dedicação em ensinar, mas sinto que esse é o sentimento e a atitude que devem ter os professores, o simples prazer de ensinar!
    Eu aprendi muito com seu post, pode acreditar!
    Eu serei professora e com toda certeza estará sempre em minha memória, pois mesmo de longe me incentivou e ensinou muito.

    Muito obrigada!

  • Olá Sandra,

    Obrigado pelo comentário, que bom que o texto te ajudou e te motivou a continuar estudando e se dedicando. É uma satisfação muito grande saber de que esses artigos estão sendo úteis a várias pessoas.

    Tenho certeza que você será uma grande profissional, obrigado novamente.

    Abraços e bons estudos. 😀

  • Michele Jenifer

    Olá, professor, tudo bem?
    Gostaria de agradecer pelos textos que escreve… Pois são simples e sábios.
    Não sei bem o que quero para minha vida e muito menos para onde vou, se vou… Ou se um dia irei ir ou ficar. Sinceramente, eu não tenho certeza. Só que após ler alguns textos seus… Já percebo que há algo em mim que teve certa mudança. Já fiz pensei e repensei no que li e tudo mais, nisso estou começando a sair do comodismo. Pretendo prestar vestibular pra fazer psicologia, porém me sinto muito pressionada e inferior em todos os sentidos, me sinto desmotivada e sem rumo ou finalidade, mas ainda assim… Agora estou começando a ver esperança no fim do túnel, e agradeço a você e a essa sua sensibilidade com as palavras.
    Um dia, quando eu alcançar o meu sonho… Deixarei um novo comentário.
    Abraços!

  • Olá Michele,

    Obrigado pelo comentário. Percebo que você está começando a desenvolver o espírito de mudança, ele começa assim mesmo, de um lado sua mente luta para que você permaneça onde está, mas do outro lado há algo em você que procura mudar, e isso é ótimo.

    É justamente isso que procurei com esse texto, fazer pessoas como você refletirem a respeito da mudança que procuram, e também pensar onde querem chegar, mesmo que a resposta não tenha surgido ainda, só o ato de refletir já gera uma mudança interior.

    Irei aguardar ansioso sua mensagem assim que você completar seu objetivo, sugiro também que você modifique a palavra “sonho” para “objetivo”. Assim você estará colocando sua mente para começar a raciocinar em metas e planos para completá-lo ok?

    Mais uma vez agradeço sua participação, abraços e bons estudos. 🙂

  • luiza fernandes

    Eu já havia pensado em esclarecer meus motivos para estudar, mas nunca, de fato, tive a “motivação” pra fazer isso. No entanto, agora com certeza criarei um quadro legal de montagem de objetivos e realizações futuras. Obrigadinha pelas dicas! Adorei!

  • Olá Luiza tudo bem?

    Obrigado pelo comentário. Que bom que gostou e se motivou a montar seu quadro de objetivos. Agora é partir para o estudos. Agradeço novamente, abraços.

  • Ana Cristina Ferrarini

    Oi professor,
    sou aluna do curso de pedagogia na UEL e estou fazendo um trabalho sobre
    Estudar e Aprender achei seus artigos muito bom e o que melhor explica sobre o tema,
    mais não consigo encontrar referencias que possa usar no meu trabalho. Você
    possui algum artigo ou trabalho disponível em PDF ou online para que eu possa
    realizar a leitura?

    Obrigada

    Espero que retorne

    Beijos

  • Olá Ana tudo bem?

    Obrigado pelo contato. Você pode referencias os trabalhos por links também, no site da ABNT tem algumas informações de como você pode fazer isso o link está aqui: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/48764/referencias-bibliograficas-tiradas-na-internet-como-colocar-no-trabalho

    Agora se você quer saber de onde me baseio para os meus artigos, eu geralmente linko no artigo as minhas fontes. Infelizmente não tenho trabalhos publicados para que você possa utilizar em seu trabalho como uma fonte mais confiável, desculpe. Agradeço novamente, se tiver mais dúvides deixe um comentário ou envie um e-mail.

    Abraços e bons estudos.

  • Elizania Lopes

    Suas palavras me encorajaram a prosseguir ,antes de ler esse artigo esta totalmente desmotivada, não sabia para onde iria ,me sentia capaz de vencer, sempre me colocava inferior aos demais ,não tinha metas, estava ficando cada vez mais sufocada . Empurrando de qualquer jeito, perdi tantas oportunidades,estava infeliz comigo .Mas através de seus texto magnifico , já percebo que á algo em mim que a muito tempo não sentia, motivação para prosseguir, vou por em pratica, as metas e com certeza irei conquista meus objetivos , agradeço desde já pela injeção de animo que me impulsionou a essa vontade de continuar sonhando .Que Deus continue a te usar para alcançar mais pessoas, que precisem de suas palavras sabias, Obrigada 🙂

  • Franciele Teixeira

    Muito bacana seus textos sobre motivação! Nesse momento, estou estudando para passar em um concurso e concluir meu TCC. Vou seguir suas orientações e me organizar para realizar minhas metas.
    Abraços

  • Olá Franciele tudo bem?

    Obrigado pelo comentário. Que bom que gostou do artigo, faça isso mesmo se organize e dedique-se ao máximo para conquistar seus objetivos. Abraços e bons estudos.

  • Olá Elizania tudo bem?

    Obrigado pelo comentário. Que bom que esse artigo te ajudou a enxergar todo o potencial que você possui, é muito bom ler comentários como o seu, pois mostram que o caminho que estou seguindo é correto, ajudando cada vez mais estudantes, concurseiros, acadêmicos a compreenderem que podem atingir seus objetivos.

    Agradeço mais uma vez e esteja sempre a vontade para participar no site. Abraços e bons estudos.

  • Yeda Abintes

    Não tenho motivação para nada… minhas aulas começaram dia 25 de janeiro… e ate agr so fui 10 dias.
    Quero parar de estudar, mas so esse ano, o pq disso eu não sei : nem tenho mais vontade de sair da cama, nem tenho sonhos… e todo dia penso nisso e cada vez vou ficando mais triste por não ter objetivos.

  • Mila

    Estava lendo seu texto bem animada até o momento que você citou o Benito Mussolini. Com tanta gente para citar, logo ele?! Que bola fora!

  • Isabella Machado

    Muito bom o texto, já me senti mais animada a estudar hahah, vou fazer vestibular e estava muito desanimada, pois tentei ano passado e não fui aprovada. Sempre que ia estudar sentia sono e prestava atenção em tudo menos no conteúdo que estava lendo. Agora com essas dicas acredito que irei conseguir me concentrar e até gostar de estudar! Obrigada professor!

  • “Gosta de seriados igual eu?”
    Gosta de seriados igual a mim. =)

  • Moisés Santos Silva

    Vou deixar aí para os amigos, a dica de dois hinos muito bons ” A Fé faz o herói ” ” Conquistando o impossível ” Jamily
    Meu muito obrigado pelo artigo acima Mestre Piccini, Deus te abençoe e de dê palavras motivadoras todos os dias.

  • Olá Yeda,

    Obrigado pelo comentário. Yeda se você aceitar essas condição como única então ela será. Você precisa desenvolver a visão de onde quer chegar e focalizar para conseguir isso. Pense a respeito dos seus sonhos, tenho certeza que se você procurar acabará encontrando coisas que gosta de fazer. Agradeço novamente e abraços.

  • Daniela Ribeiro

    Amei, amei, amei! Já comecei o dia colocando tudo em prática! Obrigada 🙂

  • João Bravin

    Parabéns pela dedicação em ajudar as pessoas. Esse texto é de grande valor.

  • Olá João,

    Obrigado pela comentário e pela participação aqui no site, esteja sempre a vontade para retornar. Abraços e bons estudos.

  • Olá Daniela,

    Obrigado pelo comentário. Fico contente que tenha gostado e mais contente ainda em saber que está colocando em prática, isso trará um resultado maravilhoso em sua vida, abraços e bons estudos.

  • Mayara Cruz

    Amei esse artigo, superou minhas expectativas!

  • Olá Mayara,

    Obrigado pelo comentário. Que bom que gostou…. agora só partir para os estudos… sucesso e até mais! 😀

  • Matheus Renner

    Isso vai me ajudar muito Professor Piccini realmente vejo que ter um objetivo bom e uma motivação boa é o que nos dar a chance e a certeza de estudar e alcançar os nossos sonhos mais a frente.

  • Rodrigo Pimentel

    Professor ótimo artigo, menus parabéns.
    No meu caso eu estou estudando pra concurso de estágio na área de direito que abriu no meu Estado, e como nao tenho apostila eu vou estudar pelo livro e ficou meio em aberto a quantidade de páginas e horas de vídeo aula por dia pra assistir, O resultado foi esse, vê se ficou legal….
    Desde já muito obrigado.

  • Erick

    Valeu mesmo pelos incentivos, irei tentar, pois quero que meus objetivos sejam alcançados.

  • Son-Sued-Senju

    Gostei desse artigo, tenho 16 anos to no 2 ano do Ensino Médio. E quero concluir o curso superior de Engenharia Civil. E quero começar a estudar desde já porque eu sei que não vai ser um caminho muito fácil. E tem hora que eu penso se eu irei conseguir mesmo, ai eu fico desmotivado, mas vou fazer que nem você falou. Muito obrigado.

  • Carol Haunholter

    Tenho certeza de que isso vai me ajudar para sempre .
    Obrigada pelas dicas, que Deus te abençoe poderosamente !!!!!!!!!

  • Murilo Pigosso

    Agradeço por compartilhar seu conhecimento conosco, ainda não coloquei em pratica seu metodo, mas irei experimenta-lo, e estou ansioso pelo resultado.

  • Olá Matheus,

    Obrigado pelo comentário. É isso ai, agora é colocar em prática para conquistar seus resultados! Abraços e bons estudos… 😄

  • Olá Erick,

    Obrigado pelo comentário. Que bom que gostou, agora é só colocar em prática para conquista os resultados que deseja. Agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Olá Son,

    Obrigado pelo contato. É isso mesmo tem que manter a persistência que você consegue, não desista. Fico contente que tenha gostado do artigo e esteja disposto a colocar em prática. Agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Olá Carol tudo bem?

    Obrigado pelo comentário. Que bom que gostou e irá te ajudar, fico contente. Lembre-se de colocar em prática, agradeço novamente, abraços e bons estudos! 😊

  • Olá Murilo tudo bem?

    Obrigado pelo comentário. Fico contente em saber que gostou dos artigos e do site, coloque em pratica o quanto antes para conseguir resultados mais rápidos. Agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Pedro Henrique

    Muito bom Professor, somente em ler uma dica como essa estimula muito as pessoas a seguirem o que querem e assim pensar em tudo aquilo realizado e pronto para ser desfrutado ! Muito bom !

  • Olá Pedro,

    Obrigado pelo contato. Que bom que gostou o importante é colocar em prática para conseguir os resultados que você busca. Dedicação total de agora em diante Pedro, agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Lúh Elis

    Olá adorei o seu artigo,estava procurando formas de me manter motivada e dedicada a alguma coisa pois sempre acavo desistindo e achando que não vou conseguir e pra ajudar faço um curso que não gosto e não tem nada haver comigo,fico bem chateada mas quero terminar, já que estou quase no fim do curso.O problema é que não me conheço direito não sem do que gosto só do que não gosto kkkk enfim se puder me aconselhar agradeço 😉

  • Olá Luh,

    Obrigado pelo comentário. Que bom que gostou fico contente em saber que o artigo te ajudou a dar uma luz e você continuar seguindo rumo aos resultados. Com relação a conhecer a si é algo que as vezes nem uma vida inteira é possível, é difícil mesmo Luh 🙂.

    Saber o que não gosta já é um ótimo começo, pois dai é possível ir cortando algumas atividades que não nos agregam nada. De qualquer forma envie um e-mail e vamos tentar resolver isso junto, envie um e-mail para contato@estudareaprender.com 😊

    Agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Lúh Elis

    enviarei um e-mail sim pode deixar,agradeço muito pela atenção 😉

  • Vagner Moraes da Silva

    Muito bom Professor!!!
    Meus parabéns e muito obrigado!

  • Olá Vagner,

    Obrigado pelo comentário. Que bom que gostou!! Abraços e bons estudos.

  • Frederico Larjan

    Estava me sentindo cansado para estudar. Mas, depois de ler suas palavras, o cansaço foi embora. Espero me manter assim, ativo, para montar meu objetivo. Obrigado pela motivação que me deu.

  • Olá Frederico,

    Obrigado pelo contato, que bom que o artigo te ajudou a ficar mais motivado, o ideal agora é manter essa motivação Frederico, para que você desenvolva o hábito de estudo e comece a caminhar rumo aos seus objetivos. Agradeço novamente a participação por aqui, abraços e bons estudos 🙂

  • Miqueias Campos

    Há algum tempo atrás eu estudava muito sem motivação sem algo q me movesse além dos grandes salários oferecidos pelos concurso, onde a decepção era certa… Meu sonho sempre foi ser alguém, ser reconhecido pelas minhas conquistas e lutas, sonho de possuir uma família e poder oferecer o melhor para ela… Hoje após essa postagem voltarei a me motivar e me dedicarei para um objetivo não tão fácil, mas nada impossível… Muito obrigado pelo artigo motivacional me ajudará muito a lutar cada dia mais pelos meus objetivos, metas e principalmente sonhos… Muito obg msm!!

  • Olá Miqueias,

    Obrigado pelo comentário. Que bom que o artigo te motivou a continuar estudando e se dedicando. Agora é o momento de colocar em prática o que você está aprendendo aqui e estudar todos os dias. Agradeço novamente o comentário, abraços e bons estudos.

  • Tiagp

    Excelente! Já li bastante artigos a respeito, a diferença do seu é ensinar na prática e exemplificar como se faz. Parabéns pela didática.

  • Jéssica Souza

    Olá Professor, adorei o artigo! Eu estou no Primeiro período da universidade e preciso desenvolver o hábito de estudar diariamente, para me tornar uma boa profissional e não só mais uma pessoa com um diploma em mãos. A minha pergunta é sobre as recompensas diárias, acha que não saber qual seria a recompensa, pode motivar mais? Por exemplo, criar uma caixa com várias recompensas envolvendo o que mais gosto de fazer, e ao final de cada dia sortear uma recompensa de modo aleatório?

  • Olá Tiago,

    Obrigado pelo comentário. Que bom que gostou, espero que tenha ajudado você. Agora é colocar em prática sempre! Agradeço novamente, abraços e bons estudos 🙂

  • Olá Jessica,

    Obrigado pelo comentário. Jessica a ideia é legal, mas lembre-se que hábito é alguma coisa que vocÊ faz constantemente, seu que talvez você pense que possa enjoar, mas seu cérebro quando gosta de algo sempre quer mais aquilo, pois a liberação de neurotransmissores que causam prazer fazem com que você repita isso sempre.

    Acho que se você colocasse várias coisas que gosta muito muito mesmo e ao perceber a que mais funciona, ou seja aquela que você mais anseia em tirar você pode mantê-la. Agradeço novamente. Abraços e bons estudos.

  • SorAres

    Parabéns professor, ótimo texto!

  • Obrigado pelo comentário que bom que gostou! Agradeço novamente 🙂

  • Geovana Nascimento

    Parabéns professor, fui muito motivada como nunca espero que meus objetivos se realizem mas já sou grata!!

  • Olá Geovana,

    Que bom que você está mais motivada, agora é dedicar-se diariamente nos estudos para começar a colher resultados e atingir seu objetivo. Agradeço o comentário 😄

  • massivewockeez

    Muito obrigado por você disseminar essas ideias, pois tenho muita vontade de aprender e estou investindo mais forte em cursos, mas perco o foco muito rápido. Logo fico nervoso por passar o tempo e ficar na mesma posição, querendo fazer tudo na mesma hora. Sendo assim, trabalhando com metas é mais fácil de focar nas partes, até completar o objetivo final.

  • Moisés Paiva

    Nossa após escrever numa folha de papel tudo oq vc pediu, realmente parece que organizei meus pensamentos sobre oq quero para meu futuro, além disso escreveu no final da folha sobre oq fazer se desanimar… Q foi exatamente oq vc falou me imaginar realizando meu sonho é sentir tudo aquilo… E lembrar também das recompensas “q no meu caso coloquei redes sociais e netflix”😂
    É todo mês irei repetir esse mesmo processo escrevendo numa folha para nunca esquecer…e todo dia irei ler tudo que eu escrevi. Realmente muito obrigado por me ajuda colocar um volante para guiar a minha vida no rumo que eu quero é não deixar no piloto automático…

  • Obrigado Wellington, alterado 😄

  • Olá Moisés,

    Obrigado pelas dicas com certeza muitos irão gostar. Agora é colocar em prática, bons estudos! 😄

  • Olá Moisés,

    Obrigado pelo comentário. É isso ai! Colocando em prática já para colher resultados. É bom ver que você já percebeu uma melhora, com certeza colocando em prática sempre irá melhorar mais e mais, lembrando sempre de estudar todos os dias também! Agradeço novamente, Abraços e bons estudos 😄

  • Olá Isabella,

    Que bom que gostou das dicas, agora é colocar em prática para colher os resultados desejados. Agradeço a sua participação aqui. Abraços e bons estudos!

  • Pula o Mussolini Mila, o importante são as dicas! Abraços 😅😅

  • Olá,

    Que bom que gostou das dicas. Agora é colocar em prática sempre, para obter os resultados que deseja. Agradeço o comentário! Abraços e bons estudos 😄

  • Maelly

    Ajudou muito!

  • Olá Maelly,

    Que bom que as dicas ajudaram! Obrigado pelo comentário 😀