Como estudar em casa: 8 Hábitos essenciais

2 Comentários

Daí você decide, é hoje! Separa o material, senta-se à mesa e quando você vai começar a estudar tudo acontece. Seu telefone toca, alguém te chama, você fica com sono, enfim, coisas de quem precisa estudar em casa.

Para que você pare de perder tempo com distrações ou fazendo atividades que não tenham nada a ver com estudar, vou te apresentar 8 hábitos para estudar em casa.

Cada hábito irá te ajudar a desenvolver uma rotina de estudos que realmente funcione e você consiga aprender para conquistar os resultados que você deseja.

Pegue um bloco de notas para anotar os hábitos e boa leitura!

Dica para você aproveitar melhor esse artigo.

Recomendo que você faça um plano de desenvolver cada hábito de estudo individualmente. Você pode começar com o primeiro hábito e tente segui-lo por 30 dias, em seguida vá incorporando cada novo hábito assim que você completar o primeiro.

Por exemplo.

Comece com o primeiro hábito e mantenha-o por 30 dias, ao final de 30 dias se você perceber que conseguiu realizá-lo corretamente sem falha ele já estará forte o suficiente para que você passe para o 2° hábito e assim sucessivamente.

Se você começar todos os hábitos de uma vez é mais provável que ao final você não consiga controlá-los e acabe se perdendo, se isso acontecer você ficará frustrado e desistirá de estudar. Recomendo que você progrida aos poucos, hábito por hábito 🙂

1° Hábito – Estude sempre no mesmo lugar da casa.

estude-sempre-mesmo-lugar

O primeiro passo para estabelecer corretamente seu hábitos de estudos em casa é ter um local fixo para estudar. Isso irá te ajudar a reforçar o hábito de estudos, pois sempre que você chegar ao seu local de estudos seu cérebro já estará preparado para estudar.

Eu mesmo tenho um local em casa separado para trabalhar, escrever meus textos e estudar. Quando sento nesse local me sinto mais motivado a entrar em ação. Isso acontece por um reforço do hábito de fazer sempre a mesma atividade no mesmo local.

Escolha um local de estudos ideal, faça desse lugar o seu santuário sagrado dos estudos 🙂 Esse deve ser um local só para estudar, portanto evite usá-lo para acessar internet e fazer outras coisas que não tenham haver com os estudos, usar esse local só para estudos ajudará a reforçar o hábito de estudar.

2° Hábito – Deixe todo seu material organizado em casa.

deixe-material-estudos-organizado

Deixe sempre seus materiais de estudos organizados. A organização evita que você perca tempo procurando materiais ou mesmo organizando o local para estudar. Além disso, alivia sua mente do estresse de nunca saber onde as coisas estão.

Tenha um local exclusivo para seus livros, canetas e cadernos. Ao terminar sua sessão de estudos devolva tudo aos seus lugares. O mesmo vale para suas anotações, não jogue tudo de qualquer jeito, senão você nunca mais encontrará aquela nota importante.

O hábito de organizar seus materiais de estudo irá fazer você acelerar seu aprendizado e também evitar a procrastinação. Eu mesmo antigamente quando ia começar a estudar se não encontrasse meus livros logo desistia, evite que isso aconteça com você e deixe tudo preparado.

3° Hábito – Complete suas metas de estudos diariamente

complete-metas-estudos-diariamente

Nada pior do que ter um cronograma de estudos pronto, mas no fundo você nunca conseguir completá-lo. Você olha para aquele cronograma todos os dias e sente uma sensação de fracasso e desanimo. Isso acaba com sua motivação para estudar.

Quando você avança completando suas metas de estudos você se sente motivado a continuar estudando cada vez mais. Portanto, separe um tempo para fazer um plano de estudos que seja condizente com sua realidade e depois parta para a ação.

Se você perceber que seu plano de estudos não está dando certo, faça mudanças e evite que o tempo passe, pois isso só irá minar sua motivação. Lembre-se que nada acontece da noite para o dia, é preciso você estar sempre melhorando seu cronograma de estudos.

Para desenvolver um plano de estudos que funcione recomendo que você leia os dois artigos ensinando a desenvolver um plano de estudos perfeito.

4° Hábito – Faça pausas para descansar entre os estudos

faca-pausas-entre-estudos

Existem dois problemas grandes ao estudar em casa, ou é o excesso de descanso ou é a falta de descanso. Ambos são ruins, pois prejudicam seu aprendizado. É preciso que haja equilíbrio para você aprender com eficácia.

Você deve ter o hábito de fazer uma pausa de 10 minutos a cada 40 minutos de estudos, eu sei que isso pode parecer ruim no começo, mas se você desenvolver esse hábito irá perceber como seu aprendizado fica mais rápido.

O ideal é que você faça pausas constantes para que seu cérebro fixe melhor a informação, formando mais conexões neurais, ajudando a memorizar o que você está estudando.

Ao fazer as pausas entre os estudos evite:

  • Acessar internet: A internet é uma poderosa distração e vai fazer você passar mais tempo em pausa do que o normal.
  • Assistir televisão: A televisão também é feita para te prender, portanto se você sentar um pouco é bem provável que você passe horas na frente da televisão.

No 5° Hábito explico melhor sobre as distrações.

Ao fazer as pausas entre os estudos prefira:

  • Caminhar um pouco: Vá até sua varanda ou na frente de sua casa. Reflita um pouco sobre o que você estudou.
  • Vá ao banheiro ou tome uma água: É muito importante estar bem hidratado para estudar com qualidade.

5° Hábito – Fique longe das distrações que você tem em casa

fique-longe-distracoes

Um dos principais problemas de estudar em casa é que a casa da gente foi feita pra o descanso (ainda bem né? Hehehe) Então ela cheia de distrações, na sala tem televisão, video game, etc. No quarto internet e televisão, na cozinha comida e ainda tem pessoas que nos distraem.

Ou seja.

Você está em um verdadeiro campo minado de distrações. E a única maneira de se manter longe é através do 1° Hábito, tendo seu local de estudos sagrado. E acima de tudo fique longe de tudo que te distraia.

Você sabe que sou professor, e o terror dos professores é o celular em sala de aula, e não me venha com essa conversa de novas maneiras de aprender, no estágio atual da nossa sociedade os adolescentes (e muitos adultos) não conseguem estudar com um celular do lado, serve apenas para distraí-los.

Então pare de arrumar desculpas para deixar o celular e o computador do lado. Eles vão te distrair por que todas as vezes que você os usou foi para se distrair, ou seja, você tem o hábito de usar o celular e o computador para se esquecer do mundo.

Mas Prof. Piccini eu só tenho o celular e o Computador para estudar como fazer?

Então nesses casos você deve usá-los desligados da internet. Desligue o wi-fi ou a internet de sua casa. Esconda o modem. Caso não seja possível esconder o modem por ter mais pessoas na casa então desinstale o wifi ou a rede do seu computador.

Parecem medidas radicais? Mas são mesmo, só assim você evitará se distrair…

E antes que você pense que tem autocontrole e que é capaz de estudar no computador ou celular sem se distrair com a internet, quero que você lembre quantas vezes a internet já atrapalhou seus estudos, vou deixar que sua própria consciência te lembre disso. 😉

Ah! Celular no modo Avião ok? E nada de cara feia!

Entenda uma coisa, a internet é feita pra te distrair, o tempo todo existem janelas, sons e chamadas para prender sua atenção. O mesmo vale para seu celular, quanto mais tempo você passa nas redes sociais melhor para as empresas dessas redes, por isso tudo é feito para prender sua atenção.

6° Hábito – Converse com as pessoas que moram com você, e também as que não moram.

converse-com-pessoas-moram-com-voce

Quando você está em casa não dá para todos saberem se você está estudando ou assistindo um filme, portanto você precisa manter o hábito de avisar sempre as pessoas que moram com você e também as que não moram.

Vou explicar melhor

Antes de tudo você precisa ter um conversa com todos que moram com você explicando da sua decisão de estudar e que em determinadas horas do dia você precisará de privacidade e silêncio. Explique que você precisa da colaboração de todos e que se tudo der certo todos sairão ganhando (Ofereça recompensas :D)

Importante é que você tenha um horário específico de estudo, pois as pessoas da casa também querem ter o horário para falar alto e escutarem música, mas isso você já tem que ter definido no 3° hábito. Daí todos saberão o horário do silêncio e também o horário livre.

Avise também as pessoas que não moram com você que você irá sumir um pouco e que em determinados horários elas não te encontrarão nem no celular (Você deixará em modo avião lembra?). Passe um telefone para recado onde essas pessoas o procurarão somente em emergências.

Feito essa primeira conversa tenha o hábito de sempre avisar as pessoas de sua casa dos horários de estudo e que não devem incomodá-lo, isso é importante porque as pessoas sempre se esquecem e acabam te chamando durante uma sessão de estudos.

Você vai reparar o seguinte, que com o tempo as pessoas acabam entrando no ritmo. Isso não vai mudar da noite para o dia, mas você perceberá que logo todos te respeitarão e você nem precisará falar nada, por isso é importante desenvolver esse hábito.

7° Hábito – Primeiro suas prioridades

primeiro-prioridades-estudos

Imagine que você está em seu trabalho e recebe um telefone de alguém em sua casa falando que você precisa comprar leite. O que você faz?

  1. Larga seu trabalho e vai correndo comprar leite.
  2. Avisa a pessoa que você está trabalhando e não pode ir comprar agora.

Bem, eu acho que você vai escolher a opção 2. Você faz isso porque a prioridade naquele momento é seu trabalho, pois depende dele para seu sustento e não pode largá-lo senão você será punido pelo chefe.

Mas eu costumo ver vários estudantes que largam os estudos porque precisam cortar a grama ou mesmo comprar leite. Eu sei você vai dizer:

“Mas é que eu não vou ser punido por isso, e no trabalho eu vou

Você não será punido agora, mas daqui um tempo quando não for aprovado em sua prova ou concurso. Daí você irá ver que todo o tempo perdido comprando leite ou cortando a grama lhe causou a punição da reprovação.

“Isso significa que terei que deixar minha grama crescer ou ficar sem leite?”

Jamais, o que estou te mostrando aqui é apenas que existem prioridades, e sua prioridade é estudar (Bem, pelo menos eu acho, caso contrário você não estaria lendo esse artigo) então você deve colocar o estudar em primeiro plano.

Faça o seguinte.

Começou a estudar e alguém lhe pede que compre algo ou então você precisa fazer alguma atividade em casa como jogar o lixo, explique a pessoa que você irá fazer assim que terminar de estudar.

Se a pessoa não compreender e quiser que você faça agora, então significa que você ainda não desenvolveu corretamente o 6° Hábito. Volte ao 6° Hábito e converse com as pessoas e explique suas prioridades.

8° Hábito – Estar motivado e ser disciplinado para estudar em casa.

motivacao-disciplina-estudar-em-casa

Como mencionei acima se você não tomar cuidado você pode facilmente acabar deixando de estudar. Isso acontece porque tudo depende unicamente de você, não tem ninguém em cima cobrando, é só você e sua consciência.

Se você não estiver motivado o suficiente acabará deixando de estudar. Um dia sem estudar além de atrapalhar seu desempenho é um passo para que você desista de vez, por isso é essencial ter o hábito de sempre se motivar.

No artigo sobre motivação você já aprendeu como se manter motivado para estudar e como definir seus objetivos, agora você só precisa fazer dessa motivação um hábito para que você não desista no meio do caminho.

Faça o seguinte.

Todo o dia pela manhã revise seus motivos e objetivos, esteja ciente da sua escolha de estudar e porque você está estudando. Lembre-se de que essa é sua maior prioridade agora e que você deve se dedicar para conseguir resultados. Faça disso um hábito.

Mas tem dias que a motivação não ajuda, o que fazer?

Daí entre em cena a disciplina. Ao contrário da motivação, a disciplina é você fazer algo que não está com vontade de fazer, porque você sabe que isso é importante e lhe trará recompensas no futuro.

Então nesses casos você deve parar um tempo, imaginar aonde você quer chegar, visualize os resultados, como será quando você passar em sua prova ou concurso? Então após esse exercício, parta para ação, pegue um livro e comece a estudar.

Para te ajudar recomendo que você leia o artigo como ser disciplinado.

Faça sua parte!

Apresentei para você os 8 hábitos essenciais que um estudante ou concurseiro precisa desenvolver para estudar em casa. Esses hábitos lhe ajudarão a evitar os problemas básicos que envolvem os estudos em casa.

Ler esse artigo foi apenas o primeiro passo para você estudar em casa com eficácia. Se você não colocar em prática e desenvolver cada hábito, continuará tendo os problemas e se frustrando com seus estudos.

Portanto, coloque em prática o que você aprendeu aqui!

Lembre-se de compartilhar esse artigo com um amigo (a) que também está estudando em casa, se você gostou ele (a) também vai gostar 😀

E-mail:
Escrito por
Professor, empreendedor & escritor. Especialista em aprendizagem. Atualmente dedicado ao site Estudar e Aprender.
  • Ariane Lisboa

    ola professo estou no meio do ano e percebi q meus estudos ficaram de lado e preciso recuperar meu tempo e rápido; sou crista então tenho meus compromissos estou fazendo a carteira e ainda trabalho, fora o serviço de casa, tenho meus compromisso aqui entao voce poderia me ajudar porque ler bíblia era um habito q tbm acabo deixando d lado e queria incorporar isso na minha rotina mas com pouco tempo porque tem sabados que trabalho e noite vou pra igreja, qndo n trabalho tenho minha casa pra limpar e aos domingos vou a igreja de manhã e de noite, isso e prioridade e nao largo mas como faço?

  • Olá Ariane,

    Obrigado pelo comentário. Nesse caso o ideal é você organizar sua rotina para conseguir fazer tudo, leia o artigo: http://estudareaprender.com/como-fazer-plano-de-estudos-perfeito/

    Para conseguir organizar sua rotina e colocar em prática o hábito de estudar todos os dias ok? Lembre-se faça a leitura e coloque em prática, abraços e bons estudos.