7 hábitos para passar em Provas e Concursos!

12 Comentários

aprovado-concursoPassar em provas em concursos não é uma tarefa fácil, é preciso desenvolver hábitos que o ajudem a atingir seus objetivos, por isso nesse artigo vou mostrar para você 7 hábitos que considero essenciais para passar em provas e concursos. Esses hábitos têm ajudado muitas pessoas obterem resultados satisfatórios, e se você usá-los, vai funcionar para você também.

Este artigo está baseado em dois pilares fundamentais: MOTIVAÇÃO e um PLANO DE ESTUDO EFICAZ.

É muito importante você saber que para desenvolver a motivação para estudar é necessário dedicação, essa é a chave para você alcançar o sucesso. Uma boa maneira de permanecer motivado é recordar sempre do porque você quer passar nesse concurso e rever os benefícios que você terá ao assumir o cargo que você tanto deseja. Lembre-se, você deve estar sempre de olho nos seus objetivos para aumentar suas chances de sucesso.

Então abra seu bloco de notas ou pegue seu bloco de papel para anotar as passagens importantes, vamos começar os estudos!

Hábito 1: Desenvolvendo o hábito de Estudar

Vou começar relembrando você de que, estudar é dedicação, aceite isso agora e metade do caminho rumo a sua aprovação está concluído, agora é só somar AÇÃO e um método eficaz.

TENHA UM CRONOGRAMA DE ESTUDO VENCEDOR.

Defina um cronograma e o SIGA!

Um hábito (como já deve saber) assume vida própria e começa a gerar sua própria energia, tornando o estudo cada vez mais fácil. Para isso é preciso estudar todos os dias, consistência, esta é a chave para desenvolver um hábito de estudo positivo.

COMO DESENVOLVER UM HÁBITO DE ESTUDO PODEROSO.

  • Comece devagar. Comece somente com 10 ou 15 minutos de estudo cada vez e vá aumentando progressivamente, assim que você se acostumar com a matéria de estudo.
  • Reserve um tempo para estudar todos os dias.
  • Seja realista. Faça um cronograma de estudo aceitável e fácil de você seguir, lembre-se da consistência.

 

DICA BÔNUS: ESTUDAR MENOS, MAS COM MAIS FREQUÊNCIA.

Você aprende mais quando estuda aos poucos, em vez de tentar aprender tudo de uma vez.

Dê uma pausa! Estude em pequenas quantidades, faça uma pausa e estude de novo.

 

Hábito 2:  Concentração nos estudos

procrastinar-estudarEvite distrações enquanto estiver estudando. Elimine todas as distrações óbvias como celulares ou computador. Fale com sua família, esposa ou filhos que você precisa de um tempo sozinho para se concentrar em seus estudos. Desligue seu telefone, feche sua porta, leve todo tipo de distração, como revistas, jogos eletrônicos, jornais para outra parte da casa. Deixe a televisão ou o rádio desligado. Tenha controle sobre seu ambiente de estudo!

NÃO PROCRASTINE!

Não seja tentado a adiar seus estudos por duas ou três horas só porque a louça precisa ser lavada, ou seu guarda roupa precisa ser reorganizado. Essas coisas podem esperar. Mantenha o foco em seu cronograma.

ONDE ESTUDAR?

Procure um local quieto, confortável (mas não tão confortável) para você estudar. Se em sua casa há muitas distrações vá a uma biblioteca estudar.  Encontre na biblioteca um lugar bem iluminado e ventilado, isso vai te ajudar a se concentrar. Uma dica bem legal é deixar sempre preparado em sua casa uma mochila com todo material que você precisa para estudar, assim quando tiver um tempo apenas pegue a mochila e se dirija ao seu local de estudos predileto.

O LOCAL IDEAL PARA ESTUDAR

  • Estudar sempre no mesmo local vai ajudá-lo a manter sua concentração e reforçar seu hábito de estudo.
  • Para evitar ansiedade na hora da prova, tente recriar o ambiente onde será realizada sua prova, imagine como será carteira onde você irá sentar. Visualize mentalmente o local, e acredite ou não, isso irá te ajudar muito durante sua prova. (depois vou falar mais a respeito de desenvolver uma “atitude mental” durante seus estudos que vai duplicar suas chances de passar em provas e concursos)

O PIOR LUGAR PARA ESTUDAR.

  • Não estude na cama. Seu inconsciente irá associar sua cama a dormir, você estará mais propenso a cochilar do que estudar realmente.
  • Não estude em frente a televisão.
  • Não coma enquanto estuda. A comida é uma grande distração.

DICA BÔNUS: COMA MENOS E COMA DIREITO.

Evite refeições pesadas antes dos seus estudos, elas deixam você com aquela sensação de peso e impedem que você se concentre em seus estudos. Evite também comer alimentos com elevada taxa de açúcar, como chocolates. Eu sei que isso pode te revoltar a principio, mas saiba que os doces são grandes inimigos para os seus estudos. Ao invés disso prefira ingerir frutas, isso o manterá leve e com a energia necessária para estudar com eficácia.

Hábito 3: Produtividade nos estudos

uma pausa!

produtividade-estudarCertifique-se sempre de dar uma pausa!

Periodicamente levante-se, alongue seu pescoço, suas costas e suas pernas. Se possível, faça uma pequena caminhada e tome um ar fresco, isso vai te fazer bem.

ENCONTRE SEU HORÁRIO IDEAL DE ESTUDO

Você já reparou que você é mais alerta em determinado horário do dia? Para a maioria das pessoas, o horário de estudo ideal é a tarde, outros se sentem melhores nas primeiras horas da manhã. Qual o seu horário de estudo? Estude durante horas variadas, verifique se é 7 da manhã ou meia noite. Só não estude quando você se sentir muito cansado. É um desperdício valioso de tempo e energia e não vai ajudá-lo em nada.

DICA BÔNUS: EVITE ESTUDAR NA ULTIMA HORA

Estudar na última hora é uma boa maneira de conseguir péssimos resultados. Não espere reter qualquer informação no último minuto. Nos dias anteriores a prova, você deve apenas revisar o material que você estudou durante todo o período e não tentar estudar tudo de uma vez.

Hábito 4: Use as apostilas a seu favor.

Faça uma revisão a cada capítulo que você terminar, revisando um pouco de cada vez você deixa a informação sempre fresca em sua mente. Não tente memorizar tudo de uma vez, faça aos poucos.

Faça suas próprias questões para cada capítulo. Use os títulos e subtítulos do capitulo para ter ideias. Verifique se você consegue responder essas questões facilmente, essa é uma ótima estratégia para verificar se os seus estudos estão gerando o resultado que você deseja.

Áudio e MP3 também são ótimas ferramentas de estudo, pois permitem que você estude em qualquer lugar, quando você estiver caminhando ou se locomovendo de um lugar ao outro, os áudios são poderosos.

Vídeos também são excelentes para estudar, porque você não envolve somente a leitura, mas sim a visão e a audição, além disso, vídeos podem ser revistos quantas vezes você quiser até entender completamente a matéria que está estudando, procure bons vídeo no YouTube para aprender melhor.

Provas anteriores podem preparar você melhor, uma boa dica é acessar o site do PCI Concursos na área de provas anteriores tem muito material lá. Responder provas antigas além de prepará-lo para a prova real, te ajuda a entender como funciona a mente do avaliador daquela prova, é importante que você saber que os avaliadores formulam questões para que você não acerte, se você compreender bem como o avaliador trabalha, conseguirá obter resultados ainda melhores.

O estudo eficaz é resultado de um envolvimento ativo, não de uma leitura passiva e fria dos textos e materiais. Para entender mais sobre a diferença entre aprendizado ativo e passivo, leia o artigo que produzi.

Hábito 5: Memorizando com facilidade

melhorar-memoriaTÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO ASSOCIATIVA

Sabe qual a melhor maneira de lembrar fatos importantes? Quando você associa esses fatos a algo familiar para você. Aqui estão alguns exemplos de memória associativa que vão impulsionar seus estudos.

ACRÓSTICOS

Você já deve ter ouvido a frase, “Todo Mundo Sofre Com Pequenas e Grandes Doenças”. É um exemplo de acróstico. A primeira letra de cada palavra significa uma doença causada por bactéria. “T: tétano / M: meningite / S: sífilis / C: cólera / P: Pneumonia / G: gonorréia / D: Difteria”. Uma excelente maneira de memorizar um conteúdo de biologia. Veja se você consegue fazer acrósticos criativos para áreas que você precisa memorizar, quanto mais estranho, melhor!

ACRÔNIMOS

Acrônimos são palavras formadas das primeiras letras da lista ou série de palavras que você precisa se lembrar. Por exemplo, para memorizar os ramos do direito onde a competência para legislar é privativa da união. (art. 22 – CF). Devemos lembrar de CAPACETE DE PM, onde: c – civil; a – agrario; p – penal; a – aeronautica; c – comercial; e – eleitoral; t – trabalho; p – processual; m – maritimo. Viu como ajuda a memorizar? Seja criativo ao fazer seus acrônimos.

DICA BÔNUS I:

Fazer seus próprios acrônimos, acrósticos ou rimas pode parecer complicado, e muitas vezes você pode optar por pegar acrônimos e acrósticos prontos de outros sites, mas recomendo a você que crie o seus próprios. Assim, você estará se envolvendo ainda mais com seu material de estudo e estimulando sua criatividade, que facilitará sua memorização.

Fazer rimas é uma excelente ferramenta de memorização.

TÉCNICAS DE IMAGINAÇÃO

Diferente de ler ou escutar a imaginação ativa diferentes partes do seu cérebro, portanto a inclua para sucesso de sua aprendizagem. Você pode usar links mentais para relembrar uma lista ou serie de palavras criando uma visualização que contenha toda as palavras que você precisa lembrar. Quanto mais estranha a imagem, mais fácil será memorizar. Por exemplo, digamos que você precise lembrar dos seus afazeres do dia. Você precisa ira ao correio, comprar leite, levar seu filho ao treino de futebol, e comprar comida para o cachorro. Link esses tudo visualizando um cachorro com uma carta na sua boca sendo atingido por uma vaca jogando futebol. Pode soar estranho, mas funciona!

DICA BÔNUS II: CERTIFIQUE-SE DE VOCÊ ESTÁ ENTENDENDO O QUE ESTÁ LENDO

NUNCA deixe para trás uma palavra que você não entendeu no livro.  Pare procure-a no dicionário e depois continue. Se você não entendeu uma sentença ou um parágrafo no texto, pegue uma frase por vez até fazer sentido para você. Escreva todo termo que você encontrar dificuldade. Reveja no próximo dia que você começar sua sessão de estudo. Em pouco tempo você estará dominando todo o conteúdo. Você pode deixar aberta a página do Priberam dicionário online para facilitar enquanto estuda.

OUTRAS TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO

Falar em voz alta

Provavelmente a mais poderosa ferramenta que você pode usar para transferir um conteúdo de sua memória curta para sua memória longa é dizer as palavras em voz alta e com suas próprias palavras.

Interesse

Você vai lembrar melhor de seu estudo se você estiver realmente interessado em lembrar. Isso pode parecer obvio, mas muitas pessoas se esquecem. Portanto, periodicamente retome as suas razões para fazer esse concurso, o porquê de você estar se dedicando aos estudos. Imagine todos os benefícios da sua nova carreira. Mantenha seus objetivos a vista. Isso vai refrescar seu interesse em aprender o material e ajudar no sucesso do seu estudo.

Repetição

Lembre-se, a memória é ativada pela repetição. Ler e reler é útil, também dizer as palavras em voz alta, escrever, inventar acrônimos e técnicas de link mental. Pratique o que você aprendeu com sua família e amigos. Peça a eles que façam questões baseadas no material que você estudou. Você aprende através da repetição. Como você pensa que decora as canções populares ou todos os jingles de propagandas da televisão? Por que você os escuta toda hora, e isso cola em seu cérebro.

Hábito 6: Visualize seu sucesso e domine seus medos!

habitos-concursoSe você é como a maioria das pessoas, você sente uma ansiedade toda vez que pensa em fazer uma prova ou concurso. Você começa a se lembrar das experiências de insucesso do passado. Ou você passa a se concentrar em como vai se sentir se não obtiver o resultado desejado nesse concurso. Sua ansiedade é intensa o bastante para se classificar como uma barreira para o seu sucesso.

Por isso é importante transformar seu medo ou sua atitude mental negativa em uma atitude positiva, porque a atitude positiva conta por pelo menos 30% de seu sucesso em qualquer prova! Ainda bem que nós temos o poder de concentrar nossa atenção nos pensamentos e sentimentos que quisermos, esse poder será muito útil para desenvolver sua atitude mental positiva.

MAS COMO GERAR UMA ATITUDE MENTAL POSITIVA?

Primeiro, trocar o foco de como você sentirá se falhar para em como você sentirá se obtiver sucesso! Para isso siga esse método. Hoje ao final da sua sessão de estudo, visualize você passando naquele concurso. Veja as palavras “parabéns você passou no concurso”. Sorria, respire fundo, imagine falando para a pessoa que você mais ama sobre seu resultado positivo na prova. Desfrute do seu sucesso. Torne esse hábito uma recompensa para cada final de sessão de estudo, você vai ver como você vai se motivar ainda mais para estudar.

Eu entendo que você pode ter dificuldade de visualizar se o seu nível de medo é alto ou se você teve um ou dois desapontamentos no passado. Contudo, se você persistir, pouco a pouco, sua visualização começará a ser mais fácil.

Você provavelmente gostaria de ser calmo, confiante e tranquilo durante uma prova.  Então, após sua sessão de estudo, deixe um minuto para imaginar você no dia da prova na sala onde será realizada a prova, seus pés no chão, a sala, suas canetas e borracha na mesa em sua frente. Se isso o te deixar nervoso, acalme-se. Feche seus olhos respire fundo, segure o ar e conte até três, então expire lentamente e repita mentalmente “estou tranquilo”. Quando você expirar, imagine todo seu corpo livre de tensões. Faça isso três ou quatro vezes até se sentir relaxado. Repita para si mesmo, “eu estou na sala da prova e estou completamente relaxado me sentindo bem. Eu me sinto confiante e inteligente! Eu lembro tudo o que estudei” (se preferir substitua pelas frases de sua preferência) Se você usar essa técnica de respiração e afirmação cada vez que estudar, você vai desenvolver calma e tranquilidade para o dia da prova. Esse relaxamento fica mais poderoso a medida que você pratica.

DICA BÔNUS: NERVOSISMO ANTECIPADO É NORMAL

Não negue o que você está sentindo. A ansiedade de querer passar em um concurso é uma reação natural. Contudo, não deixe que essa ansiedade o paralise. Lembre-se de suas técnicas de relaxamento e visualização, tenha controle sobre si!

Quando você finalmente estiver na sala da prova, você pode fechar seus olhos por 1 ou 2 minutinhos e repetir esses procedimento.  O relaxamento desenvolvido enquanto você estava estudando será relembrado pelo seu corpo e vai ajudá-lo a relaxar na hora da prova. Funciona mesmo!

Se você estiver psicologicamente preparado para o sucesso, suas chances reais de sucesso vão crescer muito. Atletas profissionais usam com frequência técnicas de visualização para melhorar suas performances. Eles não permitem que pensamentos negativos tomem conta de sua mente, nem você. Esteja sempre com o olhar em seus objetivos, isso o ajudará a ter os melhores resultados em seu concurso.

Hábito 7: Não se mate de estudar na noite anterior ao concurso!

NO DIA ANTERIOR A PROVA…

Se o seu concurso ou prova for em um  local desconhecido, vá até esse local antes, certifique-se de abastecer seu automóvel para evitar surpresas, se você for de ônibus, no dia anterior conheça todas as linhas que chegam até o local, Reveja duas rotas para o local do seu concurso caso alguma esteja com problema no dia. Deixe todo o material necessário para a prova arrumado em um local específico ou dentro de alguma mochila. No dia da prova, comece a se arrumar com 3 horas de antecedência, para que você tome um banho tranquilo, coma algo, medite sobre sua prova, isso o ajudará ainda mais.

NA NOITE ANTERIOR AO EXAME…

Não se mate de estudar, se você foi determinado até esse momento fique tranquilo. Em vez de se matar de estudar faça uma caminhada, leia, assita um filme com uma história de vencedores, ou seja, relaxe. Se você seguir seu cronograma de estudo e usar as sugestões desse livro, você estará completamente preparado para o dia da prova! Agora tudo o que você deve fazer é ter uma boa noite de sono. Importante, Dormir tarde ou ir a uma festa na noite anterior não será bom para você, descanse bem.

Concluindo

Espero que você tenha compreendido a importância desses hábitos para melhorar seus estudos. Por isso é importante que você se dedique agora para incorporar todos à sua rotina de estudos, com certeza você estará um passo a mais de conquistar aquela vaga que tanto sonha ou passar na prova que deseja.

Ficou com dúvida de como implementar algum hábito a sua rotina de estudos? Deixe um comentário abaixo que eu irei te ajudar.

Se você gostou desse artigo o indique para um amigo.

Até mais, grande abraço 🙂

E-mail:
Escrito por
Professor, empreendedor & escritor. Especialista em aprendizagem. Atualmente dedicado ao site Estudar e Aprender.
  • livia

    como encontrar provas no google como testes?

  • Olá Livia tudo bem?

    Depende de quais provas anteriores você se refere se for para concursos uma busca com os termos (sem aspas):

    “provas anteriores (escreva o nome do concurso)”

    “filetype:pdf prova (escreva o nome do concurso + o ano que a prova foi realizada)”

    Quando você faz uma busca com “filetype:pdf ” você está puxando somente arquivos em PDF e a maioria das provas antigas vem nesse formato.

    Para provas anteriores do ENEM é só acessar: http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provas-e-gabaritos

    Espero ter respondido suas dúvidas Lívia. Obrigado pela participação, abraços.

  • Dany Karvalho

    Seu site foi a melhor coisa que pude encontrar pra me ajudar nessa jornada nova em minha vida de concurseira!!!

  • Olá Dany,

    Ótima notícia, fico contente em ajudar você a ter sucesso nessa nova jornada de concurseira. Espero que em breve você deixe um comentário aqui relatando sua aprovação. Obrigado novamente, um grande abraço e bons estudos. 🙂

  • Rafael Alves

    Olá,
    Suas recomendações foram de grande valia para mim.
    Parabéns e sucesso para o Senhor Prof. Leandro Piccini.

  • Olá Rafael,

    Que bom que gostou, espero agora que você coloque em prática para começar a colher seus resultados, abraços e bons estudos.

  • João Júnior

    Professor, tenho uma dúvida.
    Devo estudar aleatoriamente as matérias ou procuro foca em uma apenas por vez?

  • Olá João tudo bem?

    Não tem um jeito melhor, o ideal é você fazer como você se sentir bem, se você sentir que está aprendendo o suficiente então siga dessa maneira. Agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Debora Rodrigues

    professor, tenho uma duvida. Devo estudar os assuntos novos, ou revisar os assuntos já estudados para poder começar a estudar os novos? pois eu estudo uma matéria só por dia.. Estou fazendo da maneira correta?

  • Olá Debora,

    Obrigado pelo comentário. O ideal é você fazer uma revisão rápida do assunto anterior antes de começar o assunto novo. Isso te ajudará a memorizar melhor o conteúdo. Está fazendo sim. Agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Jéssica Machado

    Ótimo artigo. Tanto na área de concursos quanto na vida Leandro 🙂 Obrigada pelo espaço aqui, acredito que todos estejam cansados de tantas falhas e desperdício de tempo e dinheiro… Já falhei em 5 concursos públicos diferentes, e agora estou indo a minha Sexta tentativa. O que mudou? Por que ainda estou tentando? Ganho forças de meus amigos e meus pais, e sempre vou em frente! Tenho ótimos contatos que me recomendaram um conteúdo excelente e MUITO barato (Sério, é 1/10 do valor que eu pagava em cursos preparatórios). E eu não estou aqui pra fazer propaganda e nem nada disso, só quero ajudar o máximo de pessoas que eu conseguir e que talvez elas consigam o que querem 🙂

    PS: Mais uma ênfase no artigo, adorei!

    http://dicas.fuiaprovado.com.br/obrigado-recado-checkout/?ref=L4274071W

  • Marlon Teixeira [Concursologia

    Conteúdo de qualidade, parabéns!

    Escrevi um artigo cuja natureza também é a de guiar concurseiros à aprovação.

    Nele, eu falo de como acelerar a aprovação repetindo os #6 hábitos dos grandes aprovados >>>

    http://concursologia.com/estudo/comopassaremumconcursopublico/

    Vale a pena ler!

    Um abraço!