COMECE AQUI

Obrigado a minha esposa Flávia, Nesse dia ela tirou umas 500 fotos... hahaha. 🙂

3 passos para passar em provas e concursos: O método definitivo para você aprender mais rápido

Olá aqui é o Prof. Piccini idealizador do site Estudar e Aprender, e criador da metodologia dos 3 passos para passar em provas e concursos.

A comunidade Estudar e Aprender é para quem está se preparando para provas, concursos, OAB, vestibular, etc.

Apreciadores da educação, professores ou qualquer pessoa que esteja em busca de uma vida rica em aprendizado, também são bem vindas.

Nesta página você irá descobrir mais a respeito do método que ensino.

O método dos 3 passos…

É o mesmo método usado por vários estudantes e concurseiros para conquistarem a aprovação.  Ele funciona tanto para quem está começando a estudar quanto para pessoas que há muito tempo deixaram de estudar e estão retornando agora.

Esse método funciona porque ele explora todos os aspectos da lei da aprendizagem apresentados pelos mais renomados neurocientistas, psicólogos e pesquisadores como Daniel Goleman, Tony Buzan, Howard Gardner, Roberto Lent, etc.

Existem apenas três maneiras de aprender com eficácia:

  • Melhorar a organização dos estudos
  • Melhorar a concentração nos estudos
  • Melhorar a memorização dos estudos

Eu chamo isso de 3 passos para passar em provas e concursos. Leia essa página várias vezes para compreender isso bem.

O que você vai aprender aqui não é ensinado nas escolas regulares ou faculdades.

Conheça detalhadamente os 3 passos para passar em provas e concursos

Quando você está aprendendo novas técnicas de estudos, deve lembrar-se constantemente dos três passos para passar em provas e concursos, caso contrário estará desperdiçando seu tempo e energia.

Importante: Há pouca vantagem em aprender sobre memorização ou concentração em si. Há muito mais eficácia em aprender como utilizar essas técnicas dentro do método dos 3 passos.

Aqui estão os passos:

  • Organização
  • Concentração
  • Memorização

Vamos analisar cada um desses passos nessa página COMECE AQUI e também descobrir quais os recursos temos disponíveis no site para que você se aprofunde nos 3 passos.

Alguns desses recursos estão disponíveis gratuitamente no blog do estudar e aprender. Outros estão a venda sob forma de e-book, livro ou cursos ou estão disponíveis na academia estudar e aprender, área de membros.

Agora preste muita atenção, você irá descobrir o método exato que ensino aos meus alunos para que consigam a aprovação.

Vou começar com…

PASSO 1: ORGANIZAÇÃO INTERNA E EXTERNA

A organização é a base para que qualquer estudante ou concurseiro tenha sucesso no aprendizado e conquiste a aprovação. Sem ela nada pode ser feito e os outros passos não terão o mesmo resultado. Portanto se organizar é essencial.

A organização se dá em duas etapas, a interna e a externa.

A organização interna está ligada a você…

Como está sua mente? Como estão seus planos? Possui a mente correta para seguir em frente? Tem uma visão clara de onde quer chegar? Quais são suas prioridades?

Responder a essas perguntas é o primeiro passo a ser dado. Sem essas respostas você estuda sem rumo, sem saber aonde chegar ou como chegar.

Durante a organização interna você deve determinar:

  • Objetivos, motivos e metas.
  • Suas forças (Determinação, motivação, disciplina, etc.)
  • Suas fraquezas (Desanimo, falta de hábito, desorganização, etc.)
  • Seus hábitos
  • Seu Foco

Uma vez que você tenha a definição desses 5 pontos, você já tem conhecimento de si mesmo, e portanto está apto a seguir em frente em sua jornada rumo a aprovação.

Artigos do Blog para organização interna:

A próxima fase é hora de conhecer o terreno, conhecer sua rotina e como você deverá fazer para alcançar os objetivos que você estabeleceu, é o momento da…

Organização externa.

Nessa fase você começa a avaliar sua rotina, horas disponíveis, trabalho, cursos, família etc. Conhecer sua rotina é fundamental para preparar um plano sólido de aprendizagem.

Além da sua rotina você também precisa ter conhecimento sobre sua prova ou concurso. Matérias, testes, dificuldades, facilidades, etc. Essa é a última parte antes de começar a colocar em prática sua rotina de estudos.

Durante a organização externa você deve determinar:

  • Rotina diária
  • Cronograma de estudos (Rotina de estudos).
  • Matérias para estudar
  • Tempo de estudo
  • Ciclos de estudos

Definido isso você passa para a parte de testes. Você deve começar a estudar e verificar se tudo o que você propôs para sua rotina funciona. Está conseguindo revisar? O tempo de estudos está suficiente? Existe algo que está te atrapalhando.

A fase de teste é importante, pois é quando você aperfeiçoa ainda mais sua rotina de forma que você desenvolva o que chamo de rotina de estudos perfeita.

Uma rotina de estudos perfeita é constituída de 3 hábitos:

  • Hábito de estudar
  • Hábito de revisar
  • Hábito de praticar

Talvez você pense que sua rotina de estudos está organizada, pois possui um cronograma de estudos, mas é importante que você saiba uma coisa:

“Ter um cronograma de estudos não significa que você é organizado.”

-

Cronograma de estudos é apenas uma parte da organização externa, se seu cronograma não contempla os 3 hábitos da rotina de estudos perfeita, então você não tem organização.

Já acompanhei diversos estudantes e concurseiros que possuíam um cronograma de estudos, mas se sempre me diziam:

  • “Não consigo estudar de acordo com meu cronograma”
  • “Sinto-me frustrado sempre que adio meus estudos”
  • “Não sei quando revisar ou realizar atividades”
  • “Me distraio muito enquanto estudo”

Esses são apenas alguns dos problemas enfrentados por quem não tem organização nos estudos, mas para que você compreenda melhor, vou explicar a importância da organização.

Artigos do Blog para desenvolver organização externa

Por que é importante ter um estudo organizado?

A organização vem em primeiro lugar, pois ela é fundamental para combater dois problemas que impedem que muitos estudantes e concurseiros sejam aprovados, o estresse e a ansiedade.

Veja o que escreve o consultor em produtividade David Allen sobre o estresse:

“Muito do estresse que as pessoas sentem não vem de terem coisas demais para fazer. Ele vem de não terminarem o que começaram”

David Allen, Consultor de Produtividade

Isso explica muita coisa. Quando você não estudar no horário determinado, não consegue terminar uma sessão de estudos, não termina um capítulo ou revisa seus estudos, você acumula estresse.

E eu já escrevi muito aqui no site sobre como o estresse é o pior inimigo do seu aprendizado, sobretudo pelo cortisol que prejudica sua memorização.

Organização faz com que você tenha controle sobre sua rotina de estudos, garantindo que a cada dia você consiga estudar e aprender, evitando o aparecimento do estresse.

A ansiedade em um estudante ou concurseiro é gerada principalmente pelo excesso de futuro, ou seja, Ficar desanimado por conta da demora de chegar o dia da aprovação, demora da prova, demora de chegar um futuro que ainda está em sua mente.

A organização vai te ajudar a se concentrar e focar somente no agora, pois é o agora que irá garantir que você chegue ao futuro que deseja. É o estudar agora, se concentrar agora, memorizar agora.

Compreendeu a importância do primeiro passo, a organização? Entende como ela é importante e sem ela os outros dois passos não terão os mesmos resultados?

A organização alivia sua mente.

Então vamos prosseguir para o próximo passo…

PASSO 2: CONCENTRAÇÃO NOS ESTUDOS

Uma vez que sua mente já está aliviada pela organização, chegou o momento de concentrar-se totalmente em seus estudos.

A concentração acontece através de práticas diárias. Você não pratica a concentração apenas enquanto estuda, você pratica a concentração em sua vida diária.

Essa fase é caracterizada pelo aumento da produtividade nos seus estudos. Na fase anterior você se organizou e começou a estudar. Agora você aumenta a produtividade dos seus estudos.

Se durante fase da organização você estudava 2 horas, mas se concentrava apenas 1. Agora você estudará 2 horas com concentração máxima, isso significa um aumento de 100% na produtividade dos seus estudos.

Durante essa fase você aprende a:

  • Desenvolver o hábito da concentração
  • Eliminar os inimigos da concentração
  • Descobrir as ferramentas que ajudam na sua concentração
  • Eliminar a procrastinação
  • Aumentar a produtividade nos estudos

Esse é o momento da velocidade, aprender com eficácia em menos tempo.

Qual a importância da concentração para seu aprendizado?

Estudar com concentração é o fator principal para melhorar sua memorização. As informações que chegam até os centros de processamento em seu cérebro se dão através dos vários sentidos. Visão, audição, tato, etc.

Portanto.

Ter foco no que está fazendo irá fazer com que a informação chegue com mais qualidade e seja processada em seu cérebro. Diante disso você perceberá que suas memórias de trabalho e de longo prazo estão fixando melhor a informação.

Pode-se dizer que a concentração é a porta para a memorização. O que você irá desenvolver no próximo e último passo.

PASSO 3: MEMORIZAÇÃO E APRENDIZADO

O terceiro passo é o momento da memorização. É o que irá garantir que seu aprendizado seja eficaz. Veja o que o Dr. Ivan Izquierdo escreve sobre a memória:

“Desde um ponto de vista prático, a memória dos homens e dos animais é o armazenamento e evocação de informação adquirida através de experiências; a aquisição de memórias denomina-se aprendizado.”

Dr. Ivan Izquierdo, Neurciêntista

No terceiro passo você aprende a desenvolver sua memória e a colocá-la em prática.

Para isso você deverá aprender:

  • Praticar a memorização
  • Usar técnicas que ajudam na memorização
  • Eliminar todos os inimigos da memorização
  • Aumentar a memorização

Uma vez que você aprende a dominar sua memorização você será capaz de recordar com facilidade dos seus estudos, além de conseguir rapidamente resgatar essas informações em sua memória.

Uma vez que você tenha completado esse passo seus estudos terão um desempenho ainda maior. Se antes você apenas conseguia reter parte de uma informação, agora você poderá se lembrar de 80% a 90% do que estuda.

Tudo isso garantido através das práticas e técnicas que você aprenderá no terceiro passo dos 3 passos para passar em provas e concursos.

Artigos do Blog para desenvolver sua memorização

Você percebeu a lógica?

O método dos 3 passos para passar em provas e concursos é amparado pela ciência  do aprendizado.

Ai está a lógica…

  • Se você não consegue manter um hábito de estudos é por falta de organização.
  • Se você se organiza passa a estudar todos os dias, logo começa a desenvolver sua concentração.
  • Uma vez que você se concentra isso melhora sua memorização.
  • Com uma memória eficaz você consegue aplicar seu conhecimento para passar em provas e concursos.

Esses são os 3 passos que se aplicam a qualquer tipo de estudo, concursos, ENEM, vestibular, OAB, provas, etc.

Se você está frustrado porque não consegue colocar em prática seu cronograma de estudos, ou porque não consegue se concentrar e memorizar. Os 3 passos apresentados aqui vão te ajudar.

Está tudo ai é só você usar cada etapa para construir seu conhecimento eficaz para passar em provas e concursos.


Receba dicas Grátis!

Receba dicas e técnicas de estudos exclusivas para passar na sua próxima prova ou concurso. As dicas são GRÁTIS

privacy Fique tranquilo não vou te enviar SPAM!