10 dicas para estudar e aprender mais fácil

63 Comentários

Você é daqueles que passa horas estudando e quando chega ao final parece que não aprendeu nada? Pois é, muitos alunos me relatam isso. Por isso hoje vou passar várias dicas para estudar e aprender mais fácil

São dicas poderosas que vão te ajudar a aumentar significativamente seu aprendizado, melhorando sua concentração e memorização. Técnicas simples que muitos não usam e perdem de aproveitar seus benefícios.

Inclua algumas dessas dicas em seus estudos ou mesmo todas elas e você sentirá uma enorme diferença na hora de estudar e aprender. Para te ajudar vou te ensinar a colocar em prática cada uma delas.

Anote todas as dicas, elas serão muito úteis para você. Boa leitura. 🙂

#01 – Ensine outras pessoas.

ensine-outras-pessoas

Essa é uma lição que eu aprendi tarde e que modificou meu aprendizado, quem ensina aprende mais. Muitas pessoas ainda sentem vergonha ou mesmo por egoísmo se recusam a ensinar os outros, essas pessoas não sabem o que estão perdendo.

Pense nisso.

Eu sempre estou escrevendo aqui no estudareaprender.com que é preciso colocar em prática tudo o que aprender para assim conseguir memorizar melhor um conteúdo, então qual a melhor maneira de colocar em prática?

Ensinando outras pessoas!

Então se você ainda tem algum tipo de preconceito em ensinar os outros ou mesmo pensa de maneira egoísta “Eu não vou ensinar meu concorrente” Saiba que ao ensinar é você quem mais ganha.

E tem mais.

Eu aprendi que ensinando minhas ideias começavam a clarear mais, organizando a informação e melhorando minha compreensão. Isso porque verbalizar e raciocinar antes de falar ou ensinar, ajuda na memorização.

Dica prática: Faça mini aulas.

Junte amigos e colegas que estão estudando para o mesmo concurso, ENEM ou prova e fale a eles que você quer preparar mini aulas sobre conteúdos que eles estão com dificuldade.

Escolha um tema e estude o suficiente para ensinar alguém, você irá perceber como você conseguirá memorizar o conteúdo com facilidade e como isso vai te ajudar.

Não se preocupe, não precisa ser uma super aula, afinal são seus amigos e colegas, procure ajudar eles da sua maneira. Além de eles saírem ganhando com uma ajuda extra, você também estará se desenvolvendo.

#02 – Descubra qual seu horário de maior produtividade nos estudos.

descubra-seu-horario-de-estudo-produtivo

Todo mundo tem um horário onde o rendimento é maior, eu, por exemplo, aprendo muito mais no período da manhã, minha concentração e energia me ajudam a aprender com mais facilidade nesse horário.

Descobrir seu horário mais produtivo irá te ajudar a aprender com muito mais facilidade, afinal, não adianta você brigar consigo mesmo. Se durante a manhã você é muito sonolento esqueça e estude outra hora.

É obvio que nem todos tem esse previlégio, para alguns só é possível estudar a noite, nesses casos recomendo desenvolver um hábito de estudos para acostumar com a rotina de estudo noturno, é mais complicado, mas é possível.

Dica prática: Como descobrir seu horário mais produtivo?

A melhor maneira de descobrir seu horário mais produtivo é estudando em diversos horários. Pois você precisa verificar como fica sua concentração e memorização nesses horários.

Você pode fazer anotações ao perceber que em um determinado horário seus estudos renderam mais, e também anotar quando sua concentração estava menor. Fazendo isso você conseguirá determinar seu melhor horário para aprender.

#03 – Pratique o que aprende.

pratique-o-que-voce-aprendeu

Tive caso de vários alunos que diziam para mim que estavam estudando 5 horas por dia. Daí eu perguntava “ok e quanto tempo você passa resolvendo questões?” A resposta era sempre “como assim? Eu preciso resolver?”.

É lógico!

Do que adianta você passar horas e horas na teoria se você não praticar o que aprende. Eu já escrevi como o cérebro aprende e mencionei que para que uma informação não seja descartada é importante que ela seja útil, e a melhor maneira de fazer isso é respondendo questões e provas antigas.

Então você pode chegar para mim e dizer, “mas Prof. Piccini eu estudo com mapas mentais, resumos e esquemas e isso já não é o suficiente?”. É muito bom que você use essas técnicas, mas elas ganhariam ainda mais força se você respondesse questões.

Faça uma pergunta a alguém e automaticamente o cérebro dessa pessoa irá parar todas as atividades para se concentrar em responder a pergunta. Essa concentração é a grande sacada para que o aprendizado se torne ainda mais poderoso.

Dica prática: Sempre resolva questões e provas antigas.

Deixe separado em seu computador ou caderno várias questões sobre o que você está estudando e regularmente veja essas questões e as responda. Isso irá te ajudar a colocar em prática o que aprende.

Além disso, questões são ótimas para avaliar seu conhecimento e saber se você está realmente aprendendo o que está estudando. Caso você perceba que não está acertando, pode ser um momento de reforçar os estudos naquele conteúdo.

#04 – Tenha objetivos definidos para estudar e aprender.

tenha-objetivos-para-estudar

De que adianta você estudar se você não sabe para o que você está estudando. Esse erro é bem comum e faz uma diferença muito grande na hora de aprender.

Estudantes e concurseiros se esquecem de definir seus objetivos e metas para estudar e com isso acabam tornando o aprendizado ineficaz, pois muitas vezes estudam conteúdos que não são úteis para seu objetivo.

Imagine o seguinte cenário.

Seu cérebro é uma máquina que consome muita energia, então qualquer atividade sem utilidade ou sem uma recompensa acaba sendo inútil e por isso ele deixa de executar.

Portanto se você estuda sem objetivo, seu cérebro entende que a atividade de estudar não tem utilidade, logo não é necessário concentração nem memorizar o conteúdo, afinal não será utilizado para nada.

Quando você estabelece objetivo, você envia uma mensagem ao cérebro, algo como “fique em alerta, pois estou fazendo uma atividade importante” com isso seu cérebro assimila e compreende melhor uma informação para estudar.

Dica prática: Crie objetivos para estudar.

Se você ainda não tem objetivos definidos para estudar, faça uma pausa e pense bem a respeito, então deixe bem claro quais são seus objetivos ao estudar, isso irá te ajudar muito a aprender mais fácil.

Se quiser pode escrever seu objetivo em um folha e colar em um mural ou em um lugar onde você o veja com facilidade, assim estará sempre lembrando o porque você está se dedicando aos estudos.

Faça isso e você terá um melhor desempenho em seu aprendizado.

#05 – Faça atividades físicas para liberar a mente criativa.

faca-atividades-para-aprender-mais-facil

Eu vivo alertando meus alunos e escrevendo aqui no site a importância das atividades físicas para o aprendizado, a concentração e a memorização. Mas ainda assim existem estudantes que continuam sem praticar atividades físicas.

Recentemente pesquisadores publicaram um estudo na British Medical Journal, mostrando os efeitos benéficos do exercício no cérebro. De acordo com a pesquisa 10 a 40 minutos de atividade física aumentou significativamente a concentração e o foco mental. Devido ao aumento do fluxo sanguíneo no cérebro.

Segundo o psiquiatra de Harvard Dr. John Ratey:

“Estes resultados fornecem evidências adicionais de que fazendo cerca de 20 minutos de exercício, pouco antes de um teste ou um discurso seu desempenho se torna melhor”

As evidências estão ai para você parar de inventar desculpas e começar a fazer uma atividade física logo. Pense nos resultados que você pode ter em seus estudos e em quanto sua saúde pode ganhar com isso.

Dica prática: Tenha uma rotina de exercícios.

Você não precisa se tornar um atleta para começar a ter um melhor desempenho nos estudos com exercícios físicos. Pode começar aos poucos e devagar, o importante é exercitar-se.

Escolha um horário do dia, pode ser de manhã ou à tarde e faça uma caminha de 10 a 40 minutos. Pronto, isso já vai ser o suficiente para melhorar a oxigenação em seu cérebro, melhorando o desempenho em seu aprendizado.

#06 – Tome um banho para relaxar e se concentrar melhor.

tome-banho-para-relaxar-e-aprender

Acho que essa dica muitas pessoas vão adorar, principalmente se forem como eu que adoro tomar banho. Eu acho o banho muito revigorante, pode ser quente ou frio, tanto faz.

Mas tanto o banho frio quanto o quente tem suas diferenças. E cada um pode ser utilizado para um fim específico, principalmente no caso de estudar. Veja as diferenças:

  • Banho frio: Estimulante e revigorante, o banho frio deve ser usado em caso de desanimo e desmotivação. Um bom banho frio deixa sua mente alerta e pronta para estudar e trabalhar.
  • Banho quente: Altamente relaxante, esse banho é ideal para casos de stress, onde sua mente está inquieta e você não consegue se concentrar. Um banho quente irá te relaxar e deixar sua mente em um estado de aprendizado.

Um dos motivos do banho quente fazer bem ao cérebro está ligado às doses de dopamina que são liberadas enquanto você toma o banho. A dopamina é responsável pela sensação de prazer no cérebro e também auxilia no aprendizado e memorização.

Por isso que tomar um bom banho irá te ajudar muito a aprender com facilidade.

Dica prática: Tome um banho antes de seus estudos.

Se você estiver se sentindo muito desanimado, sem vontade de estudar, tome um banho frio para se energizar e deixar sua mente em estado de alerta. Com isso você conseguirá começar seus estudos e ainda aprender com facilidade.

Mas caso você esteja com a mente confusa e sem concentração um banho quente irá te ajudar a relaxar sua mente e corpo, fazendo com que sua concentração seja muito maior e seus estudos tenham muito mais resultado.

#07 – Evite o stress, ele prejudica seu aprendizado.

evite-o-stress-atrapalha-estudo

Um dos maiores inibidores do aprendizado e da memorização é o stress.  Além de prejudicar seu corpo, seus estudos se tornam completamente inúteis quando o stress está alto.

Um cérebro que está muito estressado produz grande quantidade de cortisol, o que impede que seu cérebro se concentre e memorize um conteúdo. Portanto se você estiver estressado e lendo algo, saiba que sua mente não irá memorizar nada.

Portanto.

Se você perceber que está muito estressado é melhor nem começar sua sessão de estudos, pois será apenas perca de tempo, é melhor primeiro procurar maneiras de relaxar a mente e deixá-la em um estado ideal de aprendizado. (O correto é perda de tempo, um obrigado ao leitor Denilson Paulo pela observação.)

Dica prática: Como reduzir o stress para estudar.

Se você estiver muito estressado experimente tirar uma pequena soneca ou tomar um banho quente para relaxar. Como foi mencionado na dica anterior o banho quente libera dopamina, que é excelente para combater o stress.

Tem dias onde o stress é grande, recomendo que em dias como esse você descanse bem, não adianta forçar seu organismo isso apenas irá gerar mais stress, tomar um chá quente de camomila também ajuda muito 😉 Deite e durma, vai te fazer bem.

#08 – Seja persistente em seus estudos.

seja-persistente-em-seus-estudos

A falta de persistência nos estudos é que mais dificulta o aprendizado de estudantes e concurseiros. Isso porque o aprendizado é construído pouco a pouco e se você para por muito, você perde o que aprendeu.

Então anote.

Para aprender mais fácil estude todos os dias. Pode ser que você tenha um contratempo ou outro, tranquilo isso é normal, desde que no dia seguinte você volte a estudar.

O que não pode é você ficar dias sem estudar, ou fazer com muito estudantes que começam bem, no dia seguinte desanimam e só voltam a estudar um dia anterior a prova. Se você estiver fazendo isso pare!

Dica prática: Estude todos os dias.

Se você estiver tendo dificuldade de estudar todos os dias, recomendo você desenvolver um hábito de estudos. O hábito de estudar todos os dias vai impedir que você perca o conteúdo que você aprendeu.

Eu escrevi um artigo bem completo ensinando a desenvolver o hábito de estudos, com ele você será capaz de começar a estudar todos os dias e com isso seu aprendizado irá se tornar muito mais fácil.

#09 – Estude em grupo.

estude-em-grupo

Você é daqueles estudantes que não conseguem ficar muito tempo sentado estudando sozinho? Então para você eu recomendo um grupo de estudos, assim você irá aprender mais fácil.

Cada pessoa aprende de uma forma, e para alguns é difícil passar várias horas estudando sozinho. Isso torna o aprendizado dessa pessoa muito difícil, pois com o tempo o tédio impede a concentração.

É obvio que você terá que passar algumas horas estudando sozinho, pois não conseguirá sempre estudar em grupo. Mas mesmo assim é possível juntar algumas vezes.

Dica prática: Monte um grupo de estudos

Combine com amigos e colegas que estão estudando para mesma prova ou concurso que você e estude em grupo. Vocês podem aproveitar para um ajudar o outro.

O mais importante em grupos de estudos é que todos estejam realmente engajados em aprender, evitem durante um grupo discutir coisas que não tenham a ver com o conteúdo.

Depois que vocês estudarem podem tirar um tempo para bater um papo à toa, mas primeiro o mais importante, estudar.

#10 – Escreva para aprender mais fácil.

escreva-para-aprender-mais-facil

Nos últimos anos a tecnologia tomou conta de tudo, e muitos estudantes trocaram o lápis pelo teclado e pelo celular. Ok, isso é um avanço, eu mesmo sou um entusiasta da tecnologia, só que escrever com caneta e lápis ainda é muito útil.

A neurologista Judy Willis é uma das defensoras do uso da escrita com lápis e caneta. Segundo ela a escrita desenvolve a criatividade e a expressão pessoal. Ambas ajudam no raciocínio cognitivo.

A escrita em ferramentas tecnológicas também possui suas qualidades, porém a escrita cursiva facilita muito mais o aprendizado. Pois escrever envolve mais áreas do cérebro, e quanto mais áreas você envolve na aprendizagem, mais fácil fica a memorização.

Dica prática: Escreva, escreva e escreva…

Se você está estudando você precisa escrever bastante. Faça resumos, mapas mentais, grifos, anotações em livros, o que desejar, mas use seus lápis, canetas, canetinhas sem moderação.

Quanto mais escrever, mais fácil se tornará seu aprendizado. Por isso sempre que puder escreva. Além disso, a escrita irá te ajudar a organizar melhor seu raciocínio e também te preparar para as redações que você possa ter que fazer em provas e concursos.

Agora é sua vez!

Bem, tentei passar aqui nesse artigo as melhores dicas para você aprender com facilidade.

É obvio que ainda existem várias técnicas, macetes e formas de facilitar seu aprendizado, mas o que você recebeu aqui já o suficiente para transformar sua maneira de estudar.

Mas não adianta nada você apenas ler esse artigo e não colocar em prática o que aprendeu.  Lembre-se da dica #03, e comece a gora mesmo a escolher as dicas que você irá usar em seus estudos.

Vou te dar uma ajudinha:

  1. Escolha uma dica para usar em seus estudos, e comece a usá-la hoje mesmo.
  2. Conte-me qual dica você gostou mais e como pretende usar. Deixe um comentário, sua participação é importante 🙂

Ah! Se você gostou do que aprendeu aqui, clique em baixo e compartilhe com um amigo, ele também poderá gostar.

E-mail:
Escrito por
Professor, empreendedor & escritor. Especialista em aprendizagem. Atualmente dedicado ao site Estudar e Aprender.
  • Karey Bianquini

    Prof. Piccini
    Você é genial, vou te fazer uma pergunta: Vc sempre foi assim ou teve uma época da sua vida que teve uma mudança radical de foco e determinação nos estudos? Sabe eu estou no penúltimo ano da faculdade e eu também trabalho (ultimamente ando muito estressada com o trabalho), e eu não fico muito feliz em saber que os próximos anos da minha vida ficarão nessa mesmice. Eu penso em focar em um concurso e ter um bom salário e estabilidade no futuro próximo. Só que eu nunca fui de ficar horas estudando eu pensava que isso era para NERDS e que isso é uma característica nata da pessoa. Talvez eu esteja enganada né?! Estou pesquisando sobre várias possibilidades para eu me focar em algo melhor. Muito obrigada e continue iluminando nossos caminhos!

  • Olá Karey,

    Muito obrigado pelo carinho… quanto a ser sempre assim a verdade é… não.

    Eu não posso mentir que sempre tive uma certa facilidade em aprender, mas isso se deve muito a minha mãe que no inicio da minha vida escolar acompanhava demais meus estudos (Eu tive que decorar todos os estados e capitais com ela perguntando cada um para mim!) e os primeiros anos são essenciais para a construção do conhecimento.

    Só que durante minha adolescência me tornei completamente relaxado com os estudos, reprovei, parei de estudar por 4 anos, fique só trabalhando, daí resolvi mudar estudar com foco para entrar na UFMS (Graças aos valorosos conselhos da minha esposa), que foi quando eu voltei a ter um interesse maior pelo conhecimento e os estudos, e vejam só… me tornei Professor.

    Karey, eu observo que existem pessoas que tem facilidade para seguir objetivos e metas, minha esposa é assim. Eu sempre quis demais as coisas e cada vez trocava e trocava de objetivos, até que finalmente eu compreendi que é preciso escolher algo e persistir, hoje estou construindo esse caminho com muito trabalho (hahaha… agora pareceu discurso de político, mas é verdade).

    Eu escolhi viver uma vida que eu considero a melhor, e vou correr atrás desse objetivo. Você também pode fazer isso Karey, e não tem nada a ver com NERD ou coisa do tipo. Eu conheço pessoas inteligentíssimas que que ainda não resolveram suas vidas.

    O diferencial é o querer e correr atrás.

    Se você definir que o estudo é importante, tudo o que você deve fazer é estudar, praticar, ler e seguir uma disciplina. Não é fácil! Mas se você tiver persistência e consciência da importância dela, conseguirá encontrar o “algo melhor” que você deseja.

    Mais uma vez obrigado pela participação e pelas palavras.

    Abraços e mantenha o foco! 🙂

  • Karey Bianquini

    Hey Professor Piccini

    Eu encontrei o seu blog muito por acaso, mas eu tenho certeza que agora suas palavras farão muito sentido na minha vida.
    Eu fiquei muito feliz em saber um pouco mais sobre a sua história, isso realmente é inspirador!

    E estou super grata pelas dicas e incentivos para eu me manter focada nessa caminhada.

    Em breve, eu espero te escrever boas notícias.

    Vida longa e sábia a todos nós!

  • Ok Karey,

    Vou esperar aqui suas notícias. Você é sempre bem vinda a acessar o site e comentar, obrigado.

    Abraços e bons estudos! 😀

  • João Víctor

    Prof. Piccini
    Suas dicas são preciosas como ouro, muito obrigado.
    Sou do segundo ano do ensino médio e a pouco tempo “acordei para a vida.”, tenho um grande inimigo no momento, o tempo e o cansaço. Estudo em Goiânia, porém moro no interior, à 30km de gyn, saio de casa as 04:50, tenho aula de base comum até 12:20 e a partir das 13:00 participo como mentor de um time de robótica, enfim, meu horário de saída da escola é a partir das 17:00. Até chegar em casa de novo é mais uma luta, demoro uma hora mais ou menos, começo a estudar as 19:30 e paro as 21:30, todos os dias estudo uma matéria, porém, sinto que meus estudos não estão rendendo devido ao cansaço… Poderia tentar me dar alguma luz? Alguma dica ou algo do tipo? Estou desnorteado.
    Meu objetivo é passar para Engenharia Mecânica na UFG.
    Desde já, muito obrigado professor.

  • Denilson Paulo

    Parabéns pelo trabalho, mas onde tem escrito ” perca de tempo” é” perda de tempo.” Depois apague o comentário. Abraços.

  • Olá Denilson,

    Muito obrigado pela observação, alguns erros passam mesmo. Pode deixar o comentário pois é importante para mostrar que o trabalho possui falhas e como os leitores são inteligentes! Obrigado mais uma vez, grande abraço. 😀

  • Olá João tudo bem?

    Antes de mais nada muito obrigado pelo comentário e pela participação aqui no site. É o seguinte sua rotina é bem puxada, mas você tem uns tempos valiosos de locomoção que você pode usar para estudar com vídeo aulas ou áudio aulas, com isso você maximiza o aprendizado.

    João acredito que essa semana eu já vou colocar uma postagem sobre como montar uma rotina de estudos que funcione e tentar dar uma luz a mais sobre os ciclos de estudos. Com isso acredito que você irá melhorar ainda mais sua rotina de estudos e aprender com eficácia.

    Mas para começar recomendo:

    1 – Utilize seu tempo de locomoção para aprender.
    2 – Evite estudar uma matéria por dia, isso é bom mas se algo te atrapalhar você perde de estudar aquela matéria, prefira o ciclo de estudos
    3 – Você está estudando para o ENEM portanto aproveite seu tempo de estudo extra para reforçar o que você aprendeu na escola.
    4 – Tenha uma cronograma de revisão do que você vê nas aulas.
    5 – Procure estudar mais o que são seus pontos fracos, se for português, se dedique ao português.
    6 – Com relação ao cansaço só uma maneira de melhorar, descanso. Tente dormir uma hora a mais, ou pelo menos deitar e ficar quieto. Isso vai te ajudar se restabelecer. Essa hora de sono a mais você compensa estudando enquanto está na locomoção.

    Enfim, acredito que com essas dicas você vai começar a melhorar ainda mais seu aprendizado. Mais uma vez agradeço sua participação e esteja sempre a vontade para comentar aqui no site. Abraços e sucesso.

    Ps.: Mantenha-se firme, eu quando estava estudando para o vestibular tinha que fazer uma caminhada de 6 KM para ir no cursinho todos os dias. Acredite seu esforço vale a pena.

  • João Víctor

    Professor, obrigado pela atenção, vou aproveitar ao máximo tudo o que me recomendou!
    Ontem, depois de ter comentado aqui nesse artigo, li outros e queria fazer uma correção:
    Meu objetivo é ter nota 850 no ENEM e com essa nota ingressar no curso de Engenharia Mecânica da UFG, após as incrições do SISU serem abertas.
    Vou esperar ansiosamente pelo novo post.
    Grande abraço professor!

  • Paulo Vitor

    Olá professor! Primeiramente excelente artigo.
    Eu estou no terceiro ano do ensino médio e infelizmente só agora “acordei” e dei importância aos estudos.Eu já decidi o que quero fazer e sei que, se eu não estudar não irei a lugar nenhum.
    Porém eu tenho um problema, eu penso com muita frequência em estudar e tals mas sempre me falta algo para que eu realmente começe a estudar. As vezes eu mesmo não me entendo, pois gosto muito de aprender a cada dia, mas parece que há algo dentro de mim que não me deixa botar em prática tudo que penso em fazer, como principal exemplo : estudar. Eu sinto uma grande preguiça ( não sei se é essa a palavra certa) e logo deixo me cair em distrações, como por exemplo meu celular, e quando vou ver já perdi várias horas e isso acaba por me desanimar de vez.
    É como se basicamente meu cérebro quisesse aprender porém meu corpo não obedece a ele.
    O senhor tem alguma dica específica que pode me ajudar?
    Ah e repetindo, excelente artigo que este que está me ajudando e, com certeza está ajudando outras pessoas também. Um abraço!

  • Olá Paulo,

    Obrigado pela participação aqui no site. Esse problema que você tem muitos estudantes também possuem. Você escreveu muito bem que preguiça não é a palavra correta, isso é procrastinação. Procrastinação é você saber o que tem que fazer, mas prefere fazer outra coisa.

    Para te ajudar recomendo que você veja uma postagem completa que fiz a respeito desse tema. Nesse artigo eu também ensino várias técnicas para deixar de procrastinar aqui está o link: http://leandropiccini.com.br/por-que-procrastinamos-e-como-resolver-isso/

    Leia o artigo e caso tenha alguma dúvida deixe um comentário que farei o possível para ajudar. Mais uma vez obrigado por participar aqui do site, você é sempre bem vindo, abraços e bons estudos. 😀

  • Paulo Vitor

    Muito interessante esse artigo sobre procrastinação.
    Desde já vou começar a usar as dicas mencionadas. Espero que eu obtenha resultados positivos.
    Valeu professor! Um abraço e continue com suas postagens, são ótimas 🙂

  • Felipe Gonçalves

    Sábias palavras professor , o meu maior problema é o sono e o barulho em casa .Isso permite que faça algumas mudanças no meu horário de estudo.Vale a pena estudar de madrugada se dormir bem pelo dia ?

  • Olá Felipe,

    Obrigado pelo comentário. Tudo depende do seu organismo Felipe. Se você estiver se sentindo bem estudando de madrugada, se sua concentração estiver boa e você não tiver muito sono, vale a pena o sacrifício.

    Muitas vezes eu prefiro que os estudantes não estudem de madrugada por que a vida nossa é diurna, então muitas vezes o sono no período diurno é prejudicado, pois é um momento onde tem muitos barulhos, além disso a vida é de dia, e muitas vezes você terá que acordar cedo.

    Você pode tentar ir a outros lugares como bibliotecas ou comprar abafadores, alguns estudantes usam e gostam muito, pois aumenta sua concentração. Faça os testes e veja quais resultados você obtém.

    Esteja sempre a vontade para participar no site, e agradeço mais uma vez seu comentário. Abraços e bons estudos.

  • Jonas Campos

    Profº Piccini, Antes de tudo, trabalho maravilhoso! Parabéns!!! Antes de encontrar seu site acompanhava as palestras do Profº Pier, que hoje já não esta mais entre nós! Enfim Uma das dicas de estudos que tenho mais praticado são as anotações após uma leitura, mas ultimamente tenho ficado muito ancioso ao escrever pois os pensamentos são mais rapidos e na hora de escrever com um tempo doi a mão e tudo mais, e estou pesquisando mais a fundo a importância da escrita para o aprendizado, pois confesso que é muito doloroso para quem precisar conrrer contra o tempo, pois tem execicios práticos a fazer e tudo mais! Gostaria de sua opinião em relação a escrita e se tem outros metodos eficientes tão quanto!?

  • Olá Jonas,

    Obrigado pelo comentário, fico contente que está gostando das dicas do site e muito bem lembrado o Prof° Pier que com certeza é uma referência para mim não apenas como estudante, mas também como Professor.

    Com relação a escrita o próprio Pier já mencionava sua importância, e infelizmente Jonas não há nada tão eficiente quanto. Você pode usar os mapas mentais, é obvio que os mapas feitos a mão, nada de programas. Com isso você sintetiza mais rápido o conteúdo e aprender com uma eficácia um pouco melhor, porque o desenhar tem um impacto maior na memorização.

    Ou seja, terá que ser manuscrito, não importa a técnica. Mas eu entendo sua preocupação, com o tempo e a prática a escrita a mão fica meio lenta. Você pode tentar fazer o seguinte, desenvolver uma letra mais rápida, eu mesmo tenho uma caligrafia em modo lento e modo rápido, hehehehe.

    Como é só para você mesmo, não precisa se preocupar em escrever tão perfeito, vá com velocidade total e mais preocupado em anotar, também use abreviações e símbolos para sintetizar um conteúdo, ajuda e aumenta a velocidade.

    Agradeço mais uma vez sua participação, espero que essas dicas te ajudem. Esteja sempre a vontade para comentar, abraços e sucesso nos estudos.

  • Jonas Campos

    OK então! Muito obrigado pelas dicas Profº Piccini e Até a próxima!!!

  • Lohan Silva

    Boa noite Professor Leandro Piccini
    Primeiramente muito obrigado pro dedicar seu tempo em ajudar os outros c/ varias dicas, conheci seu site hoje em uma pesquisa a respeito de “quadro branco” e de alguma forma parei aqui, tenho uma duvida e não pesquisei em outros topicos, então se por favor houver um topico especifico p/ minha duvida seguinte por favor me mostre o link, minha duvida está logo abaixo.

    Professor, tenho dificuldade em português e matemática, estou pensando em comprar um quadro branco p/ usar principalmente na matemática pois estou fazendo muitos exercícios e escrevendo no caderno demora mais do que em um quadro.
    Outra utilidade na qual eu iria usar o quadro (e que me motivou ainda mais a comprar), seria p/ escrever o que eu aprendi, pois não tenho alguém p/ explicar o que aprendi, então pensei em escrever no quadro e ver se estou bem em determinado assunto e assim apagava e fazia sobre outro assunto e etc…
    O que você acha? o quadro branco no meu estudo iria ajudar ou é só perda de tempo?
    Desde já agradeço a colaboração e por favor dê o seu ponto de vista sobre isto.
    Obrigado.

  • Olá Lohan,

    Muito obrigado pela seu comentário e fico contente que os artigos do site estejam te ajudando a estudar melhor e com eficácia.

    Com relação a sua dúvida sobre o quadro branco, acho uma ideia válida, mas não essencialmente necessária. Vou te explicar o porque.

    Primeiro com relação a matemática acho necessário você manter as anotações das contas em seu caderno, pois com isso você sempre saberá onde errou, por exemplo, digamos que você faça uma conta e veja que deu errado, então você refaz essa conta em outra folha e se der certo, você retorna na conta anterior para verificar onde foi o erro.

    Com relação a usá-lo para escrever o que aprendeu é uma boa também, mas você conseguiria fazer isso com um caderno ou outro material.

    Lohan, o importante é você não ficar “criando coisas” para estudar, senão você fica criando demais e estuda de menos. Por isso não pense que o quadro branco irá fazer com que você aprenda mais, ele é apenas uma ferramente, tudo depende unicamente de você.

    Agora vou te dar uma opinião bem particular, eu tenho um quadro branco e acho muito válido como “motivador”, por exemplo, você pode usar para o que você quer mesmo que é escrever o que aprendeu, e também frases para te motivar, metas de estudo, como está seu desempenho, ou seja, ele é um motivador a mais.

    Lembrando que ele é apenas uma ferramenta toda motivação parte unicamente de você.

    Espero que tenha ficado claro, parece que ficou meio contraditório o que disse, mas acredito que você compreenderá bem, qualquer dúvida deixe um comentário.

    Mais uma vez agradeço sua participação aqui e esteja sempre a vontade para retornar e participar, abraços e bons estudos. 🙂

  • Lohan Silva

    Muito Obrigado Leandro, muito esclarecedor, pensei também nisso de ficar “criando coisas”. e talvez eu esteja criando demais e estudando de menos. vou permanecer no caderno mesmo e talvez por curiosidade eu compre por mesmos motivos citados a vc, mas só quando eu ter uma grana sobrando.

  • Arthur Picheli

    Professor, meu maior problema é que: eu tenho muita dificuldade para continuar a estudar. Por exemplo: eu pego um livro para estudar, eu começo e dali um pouco perco a vontade.
    Gostei muito do seu site.
    Quero me formar em Engenharia Aeronáutica, você tem alguma dica de que matéria posso estudar?

  • Olá Arthur tudo bem?

    Obrigado pelo comentário. Arthur seu problema é motivação e falta de hábito de estudos. Você precisa da motivação para compreender onde você quer chegar com seus estudos e o hábito irá te ajudar a estudar todos os dias e facilitar seus estudos.

    Recomendo que você leia o artigo: http://estudareaprender.com/como-ter-motivacao-para-estudar/

    Também leia e coloque em prática o artigo: http://estudareaprender.com/como-desenvolver-o-habito-de-estudar/

    Esses dois artigos serão o suficiente para você perder o desânimo e estudar todos os dias.

    Com relação a Engenharia receio que não sou a pessoa mais qualificada para te ajudar, mas encontrei um artigo que te ajudará muito: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/engenharia-producao/engenharia-aeronautica-685200.shtml

    Agora você tem muita coisa para estudar e conseguir melhores resultados Arthur. Mais uma vez agradeço e esteja sempre a vontade para participar aqui no site. 🙂

  • Nanan Chan

    Eu gostava muito de escrever, sonhava em ser escritora, publicitaria. Porém, percebi que tenho um enorme problema. Eu escrevo errado o tempo inteiro, falo errado as vezes também, troco letras em palavras bestas, tenha uma enorme dificuldade de memorizar. Isso me fez abandonar todos meus sonhos. Até emprego tenho medo de ser chamada, porque não sei escrever, ou não consigo memorizar qual “porquê” se usa em tal frase. Coisas que deveriam ser bestas, mas que me consomem diariamente. Eu estudo, gostava muito de estudar, português, hoje pareço que nunca frequentei a escola. E tranquei minha faculdade. O que faço?

  • Renato Mateus

    Professor, eu estou com uma dúvida que está me atrapalhando: qual é o método de estudo que mais se adéqua à leitura de pdf e exercícios no próprio pdf?
    Bem, eu tenho essa dúvida porque durante esses dias, apesar de um pouco desconcentrado, fazendo anotações e lendo ao mesmo tempo eu conseguir ler no máximo 10 páginas do pdf de constitucional em 2 horas. Eu fiquei pensando como pode ter acontecido isso?
    Eu leio e o que acho importante anoto, geralmente em 2 horas eu tenho 10 páginas de direito constitucional dentre outras disciplinas que ocorrem quase a mesma coisa.
    Eu queria saber qual método de estudo de vocês e se vocês fazem essas anotações.
    O que vocês sugerem?

  • Olá Nanan,

    Obrigado pelo comentário. As vezes Nanan existem dificuldades maiores para algumas pessoas, talvez você tenha um pouco de dislexia, mas isso não te impede de aprender, escrever, estudar e memorizar. Tudo depende unicamente da maneira como você aprender, as vezes a maneira como você aprendeu não foi favorável devido às condições que informei acima.

    O mais importante agora Nanan, é você esquecer isso de que tem dificuldade, e pensar que o conhecimento é construído, se você mantiver o hábito de estudar todos os dias, logo perceberá que tudo está ficando mais fácil.

    É obvio que esse é um caminho longo e depende unicamente da sua dedicação, mas posso garantir que se você se esforçar todos os dias, terá melhores resultados e aprender com muito mais facilidade.

    Espero que tenha te ajudado, qualquer dúvida deixe um comentário. Agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Williams Sales Bezerra Sales

    Eu adorei as dicas a mais interessante é a dica do numero 7 tomar banho frio deixa a mente alerta .

  • Olá Williams,

    Obrigado pelo comentário, que bom que gostou das dicas e realmente a dica 7 é muito boa para dar aquela despertada! hahaha… agradeço novamente sua participação aqui. Abraços e bons estudos.

  • luiza fernandes

    Váliosas dicas professor :D. Sobre a dica #2 eu já identifiquei meu horário mais produtivo, é o da noite. Devido ao silêncio e tal. mas, eu gostaria de saber o que eu faço com as horas durante o dia. tipo, já terminei os estudos e tenho todo o dia de sobra, gostaria de saber o que eu faço com as horas da manhã. Sabendo, é claro, que durante a manhã o que eu mais sinto é preguiça e sono constantes

  • Olá Luiza tudo bem?

    Obrigado pelo comentário. Se durante a noite é o sue horário mais produtivo use o horário da tarde para fazer revisão do que você aprendeu no dia anterior, assim você continuará sempre aprendendo. Aproveite o horário da manhã, caso você acorde cedo para fazer uma atividade física leve como cainhada, bom até para você ir aos poucos acabando com essa sonolência e conseguindo mais energia. Agradeço novamente, abraços e bons estudos. 🙂

  • Suzy Mendes

    Olá, muito obrigado pelas dicas! Professor, terminei o Ensino Médio ano passado e me veio uma crise de ansiedade , que eu acho que afetou minha capacidade de aprendizado pois, sinto que não consigo absorver conteúdo nenhum, minha cabeça parece estar sendo esmagada por duas prensas e também dói constantemente, não tenho dificuldade em memorizar , más depois do enem não consigo me concentrar em nada , até nas minimas coisas do dia-a-dia , de vez em quando eu faço caminhada pela manhã , meu corpo não se acostumou , porque não vou todos os dias, apesar de me dar muita energia , coisa que eu perdi á muito tempo quando eu dormia depois de um dia na escola. Poderia me ajudar?

  • Olá Suzy,

    Obrigado pelo comentário. Existem muitos fatores que podem contribuir para sua ansiedade, desde o medo de fracasso até as transformações biológicas que você passa em sua idade. O ideal agora é você aos poucos retomar o hábito de estudar.

    Comece aos poucos, mas determine que irá fazer todos os dias. Se quiser pode fazer uma caminhada tambéms, mas que seja todos os dias. O importante é que você fazendo todos os dias, aos poucos seu organismo e seu cérebro passam a se adaptarem a sua rotina. Experimente isso.

    Agradeço novamente o comentário, qualquer coisa deixe um comentário aqui. 🙂

    Abraços e bons estudos.

  • Neilda Feltrini

    Bom… Eu estudo 3 vezes ao dia, para revisar as matérias, pois não tenho tempo. Isso é válido?

  • Olá Neilda,

    Obrigado pelo comentário. É válido sim, o importante é você estar praticando sempre. Agradeço novamente, abraços.

  • matheus teixeira

    Bom dia , gostei muito do artigo vo começa a colocar em prática hoje mesmo estou com muito problema De concentração não consigo estudar e não aprendo nada as vezes penso em até desistir da faculdade faço odontologia estou no 2 ano estudo estuso e nao aprendo nada 😥😥

  • Olá Matheus,

    Obrigado pelo comentário. Isso mesmo coloque em prática, se você inserir essas dicas em sua rotina de estudo em breve conseguirá melhorar até sua concentração, abraços.

  • Olá Renato,

    Obrigado pelo comentário. O ideal é que você imprima para poder ler, existe uma pesquisa que descobriu que a leitura no computador, smartphone ou tablet é 20 a 30% menos em relação ao papel, ou seja, você demora mais, além de outros problemas.

    Mas se você não tiver outra saída, então tente estudar no pdf grifando. Os aplicativos e programas de pdf tem um sistema de grifo rápido, ou tente escrever no seu caderno as informações importantes.

    Agradeço novamente o comentário, abraços.

  • Andreza Carvalho

    Bom eu faço faculdade de farmácia, e estou tendo dificuldade pra acompanhar, mas não sei se isso é devido a uma rotina nova, ou eu ter DDA, mas to com medo de reprovar muitas cadeiras… suas dicas foram muito valiosas

  • Olá Andreza,

    Obrigado pelo comentário. Fico contente em saber que gostou das dicas, agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Franklin Oneida

    Olá Professor muito obrigado pelas dicas, gostaria de tirar uma dúvida com o senhor, estou estudando de uma forma muito excêntrica, podemos assim dizer, as pessoas mais próximas a mim disseram que isso é errado, e que pode prejudicar meu cérebro me deixando até ”Pirado”, Eu comecei a estudar tanto sobre algo, que na verdade eu amo não é nem por obrigação e sim por amor! por puro prazer.. que é Física. então eu sempre busco saber os mínimos detalhes de tudo, tudo mesmo! até aii tudo bem, só que eu começo a estudar de manhã e não tenho limite, cada coisa que eu aprendo eu tenho umas 3 dúvidas ai esclareço essas 3 dúvidas e me aparece mais 3 e assim sucessivamente, e só paro lá pra umas 3horas da madrugada.. só dou pausas para almoçar, fumar um cigarro e (sempre pensando nos conteúdos) as vezes minha cabeça dói de tanto pensar, sinto meu cérebro latejando, ou minhas pálpebras começam a repuxar (sinal de stress) aii eu paro, quando acalmo continuo novamente… enfim professor, é muito errado isso que estou fazendo? com isso eu vou adquirir um grande resultado em um curto período de tempo correto? o que o senhor me diz a respeito ? *Desde já agradeço pela atenção*

  • Olá Franklin,

    Obrigado pelo contato. Franklin quando tratamos de estudos de matérias ou assuntos que gostamos não há limite. Não adianta eu dizer para você diminuir, pois isso é feito com prazer, vários dos estudiosos passavam horas estudando, pelo prazer.

    Se você está fazendo por que gosta, ótimo. Não há limites quando tratamos de coisas que gostamos. Vou te passar uma dica para te ajudar ainda mais. Faça o seguinte, estude por um determinado tempo e tire um tempo para se dedicar a outra atividade. Por exemplo, estude por 3 horas e tire 1 hora para jogar um jogo por exemplo, isso te ajudará a fixar melhor a informação na memória, é trabalhar com o cérebro em modo difuso e modo focado. Você sentirá uma melhora significativa, faça o teste.

    Agradeço o comentário novamente, abraços e bons estudos.

  • Zokaniel

    Oi Piccini, sou Victor e tenho 19 anos, eu li as dicas e percebi que já fazia uma grande parte exceto pela parte dos grupos porém minha dúvida é sobre minha mente pois não sei se minha memorização caiu drasticamente ou se é costume do cérebro,enfim, faltam 40 dias para a prova de um concurso porém a cada palavra ”digerida” é esquecida em um piscar de olhos e só lembro retalhos(10%) do estudo da noite passada e isso dói pois tenho planos e a cada dia que passa é uma stigma incurável do tempo perdido…
    Talvez seja útil para uma análise
    Trabalho das 7 AM as 5 PM e chego em casa as 17:30 e tomo banho, como e as 6:00 as 6:30 começo a estudar até as 10, e anoto tudo que posso e sempre atento ao professor na vídeo aula.
    Eu faço algo errado?
    Meu cérebro tem algum problema perceptível?
    Ou sou apenas um tolo que sonha alto de mais?
    Sei que você não tem obrigação de responder.
    Algumas partes estão meio melodramáticas…
    hehehe
    Desde já grato pelas dicas.

  • camila mendes

    Olá, Queria suas dicas, pois quando eu NÃO fazia revisão da matéria nem os exercícios eu tirei uma nota bacana no simulado. E agora que eu faço a revisão e os exercícios eu tirei uma nota muito baixa, Pode me ajudar?

  • Olá Zokaniel,

    Obrigado pelo comentário. Zokaniel você não nada de errado, o problema é que algumas vezes exigimos demais na hora de estudar. Como não sei o contexto em que você se encontra não posso dizer ao certo o motivo da falta de memorização, mas isso varia, o estresse, ansiedade, falta de contato prévio com a matéria, estudo “viciado”, são algumas causas, mas não posso dizer o que é ao certo, por não saber o contexto que você se encontra.

    O que posso recomendar é que você primeiro não se exija demais, dificilmente você irá memorizar 100% de um conteúdo em apenas uma estudada em um dia, isso demora, você precisa repetir, praticar, reescrever, revisar para dai o conteúdo começar a consolidar em sua memória. Siga com calma e tranquilo, faça um cronograma de revisão para rever essa matéria constantemente, somente com o tempo você começará a compreender e memorizar melhor o conteúdo ok?

    Espero que tenha clareado mais para você, qualquer dúvida estou a disposição.

    Agradeço novamente o comentário, abraços e bons estudos.

  • Olá Camila,

    Obrigado pelo comentário. Camila suas notas baixas podem ser por inúmeros fatores, falta de contato com a matéria, estresse, ansiedade, não acredito que a revisão tenha um impacto negativo ☺️. Eu posso passar dicas com certeza apenas deixe uma dúvida bem clara e objetiva para que possa te ajudar ok? Envie sua dúvida para leandro@estudareaprender.com que respondo te ajudando.

    Agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Vinicius

    Estou meio desesperado, to no segundo semestre de engenharia civil na universidade e parece que eu simplesmente desaprendi a estudar. Estudar uma engenharia é muito complicado e logo em uma federal, fica duas vezes mais complicado, desestimulante, parece que você pode estudar dias e mesmo assim nada irá adiantar. Não to conseguindo achar motivação nenhuma pra estudar, tento, mas não consigo e agora to com medo de não conseguir terminar esse curso(meu sonho é ser um engenheiro civil). Entretanto, mais uma vez vou tentar me disciplinar e dessa vez seguir suas dicas pra vê se consigo mudar essa situação. Obrigado!

  • Olá Vinicius,

    Obrigado pelo comentário. É isso mesmo não desistir, é preciso tentar sempre isso que da a diferença no aprendizado. Faça o teste coloque em prática sempre e mantenha-se firme estudando todos os dias, você conseguirá o resultado que deseja. Agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Beth Manuel Manuel

    Olá, prof. Paccini obrigada pelas dicas adorei todas elas vou pô-las em pratica. Estudo 2 ano de economia e tenho algumas disciplinas em que não me destaco porque quando estudo todas as elas sinto a minha mente confusa e perco tudo que aprendi. As dicas irão ajudar bastante. Obrigada mais uma vez

  • Zokaniel

    Obrigado Leandro, ficou tudo melhor agora.

  • Olá Beth,

    Obrigado pelo comentário. É isso ai colocando em prática mesmo. Essas dicas te ajudarão a melhorar bastante na faculdade Beth, além disso tem muito mais dicas por aqui e também no Facebook do Estudar e Aprender, acompanhe sempre.

    https://www.facebook.com/estudareaprender/

    Abraços e bons estudos.

  • Willian Melo

    Olá professor, achei as dicas sensacionais e com certeza elas serão muito importantes para a minha caminhada! Professor, estou no primeiro ano do ensino médio, e passando por trancos e barrancos para não perder nota em provas devido a um relaxamento que eu tive no último ano do ensino fundamental que se prolongou até hoje. Eu era até então aluno destaque em minha escola e raramente tinha dificuldade em alguma matéria, mas após a perda de alguns familiares próximos me senti muito abalado e comecei a relaxar. Me viciei em jogos eletrônicos e ocupava a maior parte do meu tempo jogando e utilizava isso para esquecer os problemas, consequentemente larguei os estudos para o lado. Agora eu estudo o dia inteiro e só tenho tempo para estudar à noite e na maioria das vezes nem estudo. Por acaso achei seu site e tomei um choque de realidade em relação ao que estou fazendo da minha vida e oque realmente eu quero para meu futuro, quem de fato eu quero ser. Queria, se possível que o senhor me desse dicas de como me organizar, me motivar para voltar a ser o bom aluno que eu era sem passar “perrengue” na escola. Desde já eu agradeço pela atenção e meus parabéns pelo seu trabalho!

  • Olá William,

    Obrigado pelo comentário. William isso é assim mesmo, essas coisas as vezes acontecem e tiram a gente do caminho, o mais importante é que agora você está querendo mudar e voltar ao hábito de estudos, vou deixar alguns artigos que vão te ajudar a resolver seus problemas.

    – Como ter motivação para estudar: http://estudareaprender.com/tecnicas-de-motivacao-para-estudar/

    – Habitos de estudo: http://estudareaprender.com/como-desenvolver-o-habito-de-estudar/

    – Organizar os estudos: http://estudareaprender.com/como-fazer-plano-de-estudos-perfeito/

    Abraços e bons estudos.

  • marcio

    Gostei professor uma ótima ideia para quem esta com quarenta e tantos anos como eu começar de novo esta difícil mas eu estou sempre começando e parando,mas agora vou pegar no tranco novamente para terminar o ensino médio tem que ter muita força de vontade.

  • Paulo Miguel

    Olá professor, eu tenho dificuldade em ler livros, não consigo me concentrar estudando antes da prova e na prova da um branco na cabeça, só em ver aquelas páginas todas da um desanimo e eu mesmo me pergunto ” não sei pra que eu vou ler esse livro ”, na prova parece que tudo que eu li desaparece… A um mês atrás fui avisado que eu teria um blogger parar apresentar, e eu n preparei as falas, creio que todos preparam um discurso para fazer antes disso, chegando lá eu n sabia oque dizer, pois eu tinha estudado aquilo, mas n preparei uma fala… queria que vc me ajudasse com essas dificuldades q eu tenho, e também na minha fala, parece q somem palavras na hora q eu vou falar e acabo me calando e ficando sem argumento…. pode me ajudar ?

  • Olá Marcio,

    Obrigado pelo comentário. É isso ai habito de estudos é o mais importante, manter a constância nos estudos irá melhorar muito seu aprendizado. Agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Olá Paulo,

    Obrigado pelo contato. Paulo é o seguinte procure ler aos poucos, comece estudando poucas páginas ao invés de pensar em ler o livro todo, isso irá diminuir sua ansiedade na hora de estudar.

    Com relação a sua apresentação o ideal é você treinar sempre. Procure criar um pequeno script, mas não leia o script ele servirá apenas como norte depois tente explicar esse script criado de sua própria maneira, faça isso como um hábito todos os dias, você começará a perceber a melhora com o tempo

    Faça isso ok? Agradeço novamente. Abraços e bons estudos.

  • Lucas

    Professor, estou tentando passar em um vestibular para o ensino médio e curso técnico, não tenho o material físico para estudar, procurei, procurei, mas não achei o que eu preciso na internet… O que eu deveria fazer?

  • Olá Lucas,

    Nesse caso deixe um dia para separa todos o material. Baixe no seu HD tudo o que você precisar e quando for estudar desligue a internet do seu computador ou tire o roteador de internet e esconda ele, para que você tenha foco total. Agradeço o comentário, abraços.

  • Lucas

    Vou fazer isso, obrigado!

  • samara azevedo

    adorei as dicas, começo hoje mesmo a praticá-las. abraço professor Piccini.

  • Paulo Ricardo

    As dicas são muito boas. Mas como se estuda? Eu sei que tem algumas partes que falam sobre isso, mas será que tem dicas específicas para aprender a aprender?

  • Olá Paulo,

    Obrigado pelo comentário. Tem vários artigos no site com outras dicas mais práticas Paulo 😄. Agradeço novamente o comentário, abraços e bons estudos.

  • Olá Samara,

    Obrigado pelo comentário. Que bom que as dicas ajudaram e também motivaram você a seguir firme nos estudos. Espero que você mantenha essa garra diariamente para estudar e em breve conquistar a aprovação no concurso que deseja. Agradeço novamente e lembre-se de me informar quando conquistar a aprovação 😄

    Agradeço novamente, abraços e bons estudos.

  • Boadika Website

    Obrigado pelas dicas, valeu